Em uma tradução literal “pessoas primeiro”, people first é uma espécie de filosofia adotada pelo ambiente corporativo. Nela, todo planejamento e ações dos responsáveis pela gestão de pessoas são voltadas para gerar a melhor experiência aos stakeholders: clientes, funcionários, etc.
O que você vai ver neste artigo:
Esse termo é reflexo de um pensamento que a muito tempo vem se instaurado na empresa, mas que na prática ainda é pouco explorado. Porém as mudanças do mercado nos últimos tempos têm mudado essa realidade.
Isso porque os compradores têm utilizado novos critérios na sua decisão de compra – como, quais os valores que a empresa dispõe. Essas questões vêm reacendendo o debate no âmbito corporativo sobre a importância dessa filosofia e diversas empresas têm buscado maneiras de a colocar em prática.
Nos próximos tópicos, vamos apresentar para você exatamente o que significa esse conceito, qual a sua importância para a empresa moderna e, ainda, como colocá-la em prática na sua organização. Se interessou? Então confira os tópicos seguintes!
O que é People First?
Tradicionalmente uma instituição empresarial tem suas ações voltadas para gerar lucro. Esse tipo de modelo leva a uma gestão centrada em recursos e táticas, deixando as relações humanas em segundo plano.
Mas as mudanças de mercado têm requerido que empresas se atentem a outros fatores, vendo o lucro como uma consequência de um conjunto de ações relacionadas à cultivação da humanidade.
Uma filosofia de trabalho que surge a partir disso é o people first, que considera as pessoas como o principal foco de uma empresa. Ela parte da constatação de que uma organização é criada por pessoas (fundadores), com pessoas (colaboradores) e para pessoas (os consumidores) e por isso a prioridade deve ser pessoas e seu bem-estar.
People first não descaracteriza a importância do lucro, mas defende que ele pode ser consequência de valorizar as pessoas, visto que elas estão em todos os processos da cadeia, desde a criação da empresa até a compra do produto ou serviço.
A importância do People First para os consumidores
A filosofia People First influencia a empresa como um todo, inclusive na relação dela com seus consumidores. A partir dela, a empresa passa a ser mais empática e mais focada em resolver as dores e problemas dos colaboradores, o que resulta em uma série de vantagens. Veja algumas.
Maior satisfação com o serviço ou produto
Quando a empresa volta suas práticas para as necessidades das pessoas, o produto ou serviço prestado é aperfeiçoado de acordo com as dores do cliente. Como a relação entre marcas e consumidores está cada vez mais estreita (devido a internet), os consumidores conseguem reconhecer quais são as marcas que se importam ou não com isso.
Tanto que nos tempos modernos, as pessoas deixaram de escolher produtos e serviços com base no preço, há outros critérios mais importantes que são levados em consideração na hora da decisão. Sanar suas necessidades está na lista de prioridades, assim como ter uma experiência satisfatória.
Diversos desses critérios são atendidos quando implementado o "People First".
Fidelização de clientes por meio do carisma
A fidelização de consumidores ocorre automaticamente quando uma empresa coloca seus clientes no centro. Isso acontece porque uma organização que se concentra no cliente, sabe a importância de contar com uma equipe voltada para o atendimento e que está preparada para solucionar qualquer eventualidade.
Com isso, os consumidores se sentem valorizados e ouvidos, gerando o interesse em permanecer adquirindo os produtos ou serviços daquela empresa que se importa e oferece garantia de suporte a qualquer momento. As chances desse cliente também se tornar um embaixador da marca, a defendendo e indicando são maiores nessa circunstância.
A importância do People First para os colaboradores da empresa
A gestão People First se preocupa com as pessoas de modo geral, inclusive com seus colaboradores. A partir dele, a empresa consegue desenvolver um ambiente de trabalho mais sustentável, onde os profissionais se sentem mais valorizados e motivados.
Assim, o People First se torna importante para diminuir os índices de turnover, grande problema de empresas nos dias atuais, e que reflete em diferentes aspectos no ambiente da empresa. Veja alguns pontos positivos.
Melhora no engajamento dos profissionais
Colaboradores engajados são mais motivados, principalmente quando a cultura da empresa defende e dá liberdade para que cada profissional exerça a sua individualidade e criatividade.
Empresas assim são conhecidas por alimentar as paixões de cada colaborador e gerar como resultado profissionais satisfeitos e interessados em retribuir isso com produtividade, engajamento e dedicação.
Ajuda na gestão de imagem da empresa
Instituições que tomam suas decisões pautadas nas pessoas, melhoram sua reputação, atraindo cada vez mais consumidores que se importam com isso.
Elas também encontram talentos ainda mais qualificados e parecidos com a cultura da empresa. Assim, a organização passa a dispor de um time mais eficiente e diversificado.
Todos têm um objetivo comum
Como já comentado por aqui, ao implementar políticas de People First, a empresa tem como um dos resultados maior produtividade e colaboradores mais engajados.
O engajamento dos profissionais resulta ainda na prática de um objetivo comum. Ou seja, os colaboradores se alinham aos objetivos da empresa e atuam para que eles sejam alcançados.
Como implementar a filosofia People First?
Para implementar a filosofia People First, a empresa precisa trabalhar diariamente em práticas que façam os colaboradores e clientes se sentirem valorizados e priorizados. Então é preciso desenvolver políticas de gestão de pessoas, ou seja, desenvolver pessoas e dispor de um bom comprometimento de toda a liderança, para liderar essas pessoas.
Veja na prática o que pode ser feito para implementar o People First na sua empresa!
Adote um sistema de reconhecimento
Um sistema de reconhecimento ajuda no objetivo da empresa de promover o sentimento de valorização dos colaboradores.
Não precisa de muito para isso, práticas simples já contribuem nesse sentido, como usar o feedback positivo para mimar aqueles com bom desempenho. Um simples bilhete com um chocolate já faz diferença.
Repense e reforce os benefícios oferecidos aos talentos
Outra iniciativa voltada para implementação do People First na sua empresa, é repensar e reforçar os benefícios disponibilizados aos seus colaboradores.
Atualmente, é possível investir em diversos, como disponibilizar carga horária flexível, home office e prática de exercícios físicos. Você pode personalizar os benefícios de acordo com as necessidades da sua empresa.
Para se certificar que a implementação dessa fisiologia de trabalho está sendo efetiva, é preciso dispor de métricas relacionadas. Então confira o artigo: People analytics: como a análise de dados pode mudar a gestão de RH e se aprimore ainda mais no assunto!
As mudanças de mercado têm requerido que empresas se atentem a outros fatores, vendo o lucro como uma consequência de um conjunto de ações relacionadas à cultivação da humanidade. Uma filosofia de trabalho que surge a partir disso é o people first.
Para implementar a filosofia People First, a empresa precisa trabalhar diariamente em práticas que façam os colaboradores e clientes se sentirem valorizados e priorizados. Então é preciso desenvolver políticas de gestão de pessoas, ou seja, desenvolver pessoas e dispor de um bom comprometimento de toda a liderança, para liderar essas pessoas.