O Playbook é um documento que traz todas as informações estratégicas da área de vendas e que pode ajudar os profissionais e departamento a aumentar seus resultados. Como uma espécie de manual, ele pode ser consultado para tirar dúvidas, aprender mais sobre a empresa e oferecer o melhor aos clientes.
O que você vai ver neste artigo:
Aprenda neste artigo a como desenvolver o Playbook da sua organização e fortaleça o seu time de vendas!
O que é o Playbook?
O departamento de vendas é estratégico em qualquer companhia. Toda a estrutura e time deve funcionar para colocar o vendedor na cara do gol: mas, se ele não tem a melhor pontaria, esse trabalho todo não aumenta o placar para a empresa.
Por isso, esses profissionais e setor têm que estar calibrados, preparados para finalizar e fechar o negócio. Isso não acontece sem treinamento ou sem terem apoio para realizarem suas funções.
E uma das ferramentas que pode ajudar nessa situação é o Playbook de vendas. Este documento agrega diversas informações que são importantes para os vendedores, servindo como uma espécie de manual para os profissionais e departamento, independentemente do canal que atuem, como por telefone, e-mail ou presencialmente.
Um Playbook de vendas completo traz uma série de informações estratégicas para que o vendedor tenha em mãos tudo que precisa saber sobre o seu trabalho e sobre a própria empresa. Esse documento pode incluir:
- Perfil do cliente/persona;
- Jornada de Compra;
- Informações sobre os produtos e serviços do negócio;
- Informações sobre a empresa em si (missão, visão valores, cultura organizacional, história, posicionamento…)
- Dados do mercado em que a organização atua;
- Dados sobre a concorrência;
- Projeções do futuro da empresa;
- Rotinas e funções da equipe do profissional;
- Detalhes do processo de vendas;
- Ferramentas usadas pelo funcionário e departamento;
- Documentos e guias importantes (como templates, etc);
- Plano de carreira dos profissionais;
- Indicadores de desempenho da área;
- Ações de pós-venda;
- Entre outras
Todas essas informações não precisam estar tão detalhadas — caso contrário o funcionário teria que carregar algo equivalente a uma enciclopédia quando fosse falar com algum cliente.
Mas, é essencial que tudo que seja importante e que contribua para o discurso de vendas esteja incluso neste guia, oferecendo o apoio necessário para os vendedores fecharem o negócio.
Por que ter um Playbook de vendas?
Há vários motivos para se desenvolver um Playbook para o setor de vendas.
O primeiro é que ele serve de apoio para os vendedores serem mais eficientes em seus trabalhos. Munidos de informações estratégicas, eles são capazes de moldar o discurso de vendas para conquistar os clientes e vencer suas objeções.
Esse documento também contribui para padronizar diversas operações do departamento, orientando os profissionais sobre como proceder em diferentes casos e etapas do processo de venda. Dessa forma, reduz-se divergências entre o trabalho de um ou outro funcionário e que possam prejudicar a experiência dos compradores. Tudo é nivelado para oferecer o melhor ao cliente.
Além disso, ter esse instrumento facilita o processo de onboarding de novos colaboradores, pois ali há muitas informações importantes para que eles desempenhem bem suas funções e possam recorrer a ele sempre que precisarem.
No fim, tudo isso tem um impacto: aumentar as vendas da empresa. Com vendedores melhor treinados e aptos para lidar com o público, é natural que mais clientes sejam conquistados durante o processo e o faturamento cresça.
No entanto, é importante ressaltar que o Playbook não é uma ferramenta engessada. Ele deve ser atualizado e revisado com certa constância para incorporar as melhores práticas de vendas, além de novidades nas estratégias adotadas na empresa.
Como desenvolver o Playbook?
De forma geral, existem alguns passos que podem ser observados na hora de desenvolver o Playbook de uma empresa:
1- Definir o formato
Um dos primeiros pontos a ser pensado nesta atividade é definir o formato em que o Playbook será apresentado.
Mesmo que o guia traga muitas informações, ele deve ser desenvolvido para ser consultado de forma rápida, além de ser de fácil entendimento para apoiar o trabalho dos funcionários e não atrapalhá-los. Não dá para entregar uma enciclopédia impressa nas mãos do vendedor e esperar que ele a carregue para cima e para baixo o expediente inteiro, não é mesmo?
Algumas empresas fazem o conteúdo em apresentações do estilo power point ou em PDF para que os colaboradores possam acessá-lo em seus celulares e outros meios. Os textos devem ser objetivos, claros, sucintos e de fácil compreensão.
Além disso, é uma ótima ideia usar outros recursos — como gráficos, ilustrações, infográficos, vídeos e outros formatos — para complementar os materiais textuais e melhorar a absorção das informações.
2- Apresentar a empresa
Todo colaborador deve conhecer a organização em que atua. Isso ajuda a aumentar a identificação e pertencimento com a instituição, além da motivação no trabalho. Apresentar a missão, visão, valores e a história da empresa (e todas as outras informações pertinentes do mercado e concorrência) é algo importante nessa dinâmica, deixando o funcionário a par de onde está e para onde o grupo quer chegar.
Nesse item também pode-se descrever a estrutura da companhia e o papel do setor de vendas no todo, contextualizando o trabalhador, sua função e importância na organização.
3- Descrever o departamento de vendas
Este é o item mais importante do Playbook — aqui estão diversas informações que serão essenciais para os vendedores:
- perfil do cliente: os dados sobre quem são as pessoas que comprariam da marca, feito por meio de estudos como os de persona;
- processo de venda: do primeiro contato ao pós-venda;
- jornada de compra: todo percurso que os clientes passam até fechar negócio;
Esse tópico pode incluir até mesmo as objeções de vendas mais comuns e como os vendedores podem lidar com elas.
4- Indicadores usados
Nesse momento são descritas as métricas adotadas no departamento, que mostram como está o desempenho das vendas. Esse controle permite com que todos identifiquem pontos de melhoria na equipe e oportunidades para aumentar os resultados.
5- Informações complementares
Além de todo conteúdo acima, é possível adicionar outros tópicos (como os descritos na lista do “O que é o Playbook”) e materiais de apoio para o trabalho dos vendedores.
No entanto, por mais bem preparados que estejam os profissionais, todo o esforço pode não atingir os resultados desejados se um passo atrás não for bem feito: o planejamento.
Monte uma estratégia matadora — descubra como criar uma campanha de vendas melhor que a anterior!
Perguntas Frequentes:
O Playbook é um documento que traz todas as informações estratégicas da área de vendas e que pode ajudar os profissionais e departamento a aumentar seus resultados.
1- Definir o formato;
2- Apresentar a empresa;
3- Descrever o departamento de vendas;
4- Indicadores usados;
5- Informações complementares.