Ter problemas de engajamento com a equipe é algo que pode prejudicar uma empresa em diversos sentidos: saída de talentos; queda na produtividade e na qualidade e um clima interno ruim são algumas das consequências dessa situação negativa. Porém, é possível resolver essa questão com medidas práticas.
O que você vai ver neste artigo:
Sua empresa está com problemas no engajamento dos funcionários? Descubra como solucionar esse desafio e fortaleça os laços com os colaboradores!
Problemas de Engajamento: quais são as consequências para as empresas?
Um funcionário que se sente parte da organização tem uma postura completamente diferente da daquele que não tem um relacionamento mais sólido com a empresa: um profissional engajado se dedica mais às suas tarefas, tendo melhor produtividade e qualidade em tudo que faz, colabora com novas ideias, pratica os valores da cultura organizacional e se torna até mesmo um promotor da marca.
Isso não é à toa: ainda mais na atualidade, os profissionais buscam ter maior satisfação pessoal em seus trabalhos, querendo se sentir parte de algo maior e de uma organização que esteja alinhada aos seus valores individuais. Quando não há um apego à empresa, os funcionários acabam tendo perda de produtividade e qualidade no serviço por não se dedicarem tanto quanto poderiam em suas atividades.
Na pior das hipóteses, o baixo engajamento resulta na saída dos talentos, aumentando assim índices negativos como o turnover e os prejuízos na produção, capital intelectual e finanças da companhia.
Por isso, o RH e as lideranças devem estar constantemente atentos ao engajamento dos colaboradores, detectando os problemas internos que possam impactar o desempenho da equipe.
Como Solucionar Problemas de Engajamento na Equipe?
Ter uma equipe produtiva, eficiente e engajada é o sonho de toda empresa. No entanto, é preciso investir (em diversos sentidos) no relacionamento com os colaboradores para se alcançar esse objetivo e fortalecer os laços entre a organização e seus funcionários.
Existem vários motivos para que a equipe e os profissionais tenham um baixo engajamento com a empresa — assim como existem diversas maneiras de se solucionar esse problema. Algumas delas são:
1- Fazer um diagnóstico
O primeiro passo para solucionar um problema sempre é fazer um diagnóstico antes de tudo. Investigar as causas, consequências e contexto em que ele acontece é fundamental para dimensionar o seu tamanho, impactos na empresa e na dinâmica da equipe, e pensar em hipóteses do que pode ser feito para lidar com a situação.
Esse diagnóstico irá contribuir para dar pistas para o RH e lideranças sobre o que não está dando certo no relacionamento dos profissionais com a organização, oferecendo informações que serão essenciais para resolver os problemas internos.
Algumas ferramentas que podem ser usadas com essa finalidade são a avaliação de desempenho e entrevistas com os funcionários, que podem ser anônimas e trazer perguntas de respostas abertas para dar maior liberdade para o respondente explicar o seu ponto de vista. Assim, é possível ter uma boa ideia de como anda a relação dos colaboradores com a empresa e qual a imagem que eles têm dela.
2- Ter uma dinâmica mais aberta
A falta de proximidade dos funcionários com as lideranças e a sensação de não ser ouvido ou de não participar mais da dinâmica interna são situações que podem reduzir o engajamento da equipe.
Incentivar a participação dos colaboradores nas atividades, até mesmo nas decisões, e oferecer um ambiente mais aberto à troca de ideias são duas posturas que podem mudar o clima dentro do departamento e organização. Em vez da sensação de estarem longe, os profissionais se sentirão mais acolhidos e valorizados pelos gestores, tendo a possibilidade de contribuir para os rumos do grupo.
3- Fortalecer a cultura organizacional
A cultura organizacional tem um papel importante em integrar, unir e engajar os funcionários na companhia. Se bem trabalhada, ela ajuda a difundir os valores, objetivos, expectativas e identidade da empresa entre todos os colaboradores, permitindo com que eles se sintam parte de algo maior e com um propósito.
4- Fortalecimento das lideranças
Outro elemento que é fundamental para engajar os profissionais é a liderança. Os gestores são o maior ponto de contato entre os trabalhadores e a empresa, por isso, precisam atuar de forma exemplar e ainda serem inspirações para seus liderados.
Um chefe ruim é um dos principais motivos para a saída de talentos das organizações, enquanto uma liderança positiva é capaz de motivar, engajar e extrair o melhor dos colaboradores. Por isso, investir no treinamento dos líderes é algo importante para ter um clima interno saudável e funcionários felizes, engajados e produtivos.
5- Oferecer recompensas e flexibilidade
Uma medida prática que ajuda a melhorar o relacionamento da empresa com os profissionais é oferecer recompensas por sua produtividade e qualidade. Essa compensação pode ser financeira, feita em forma de elogios, premiações e brindes, ou de outras maneiras que sensibilizem diretamente o funcionário em sua individualidade.
Além disso, outra medida que também tem bastante apelo é oferecer maior flexibilização de horários e modelos de trabalho, adotando regimes híbridos e home office, por exemplo. Os funcionários que preferem essas opções se sentirão mais valorizados pela companhia.
6- Fortalecer os relacionamentos
Não é só a relação com as lideranças e com a instituição que impacta na dinâmica interna: conflitos entre os colaboradores também podem gerar problemas como desmotivação e perda do engajamento na equipe.
Incentivar um relacionamento saudável entre os colegas é algo que os líderes e RH devem se atentar para cultivar um ambiente positivo para todos os envolvidos, sendo propício para uma boa produtividade e qualidade no serviço. Além disso, um clima positivo também pode estimular a colaboração entre os profissionais, somando seus talentos para gerar resultados (e até inovações) para a empresa.
Tudo isso pode ser incentivado por meio de ações especiais com as equipes, adotando estratégias como atividades e dinâmicas entre as equipes. Essas ações costumam trabalhar habilidades como colaboração, liderança, solução de problemas, motivação, entre outras, ajudando assim no entrosamento do grupo.
No dia a dia também é possível estimular esse contato mais próximo e lúdico entre os funcionários ao adotar metodologias como a gamificação. Essa ferramenta usa elementos de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, motivando as pessoas a realizarem tarefas e a mudarem determinados comportamentos — tudo para gerar benefícios em suas vidas e carreiras.
É possível adotar a gamificação para fortalecer algumas habilidades dos colaboradores e incentivar um contato mais próximo e leve entre os colegas, além de estimular a motivação e engajamento dos participantes.
Empresas de diferentes portes e segmentos vem tendo resultados ao adotar essa metodologia na gestão de pessoas. Descubra os benefícios de se implementar a gamificação no RH e dê um UP na sua equipe!
O baixo engajamento resulta na saída dos talentos, aumentando assim índices negativos como o turnover e os prejuízos na produção, capital intelectual e finanças da companhia.
1- Fazer um diagnóstico
2- Ter uma dinâmica mais aberta
3- Fortalecer a cultura organizacional
4- Fortalecimento das lideranças
5- Oferecer recompensas e flexibilidade
6- Fortalecer os relacionamentos