Montar um programa de integração de novos funcionários pode ser um desafio para o RH. Além de capacitar tecnicamente o colaborador para atender às exigências do cargo para qual foi contratado, é preciso acomodá-lo a cultura organizacional e ao ritmo da empresa. E por que não tornar esse processo mais engajador e efetivo ao usar uma metodologia inovadora?
O que você vai ver neste artigo:
Descubra nesse artigo quais são as vantagens de se adotar um programa de integração inovador na sua empresa e aprimore a sua gestão de pessoas!
Programa de Integração: por que é necessário?
Mesmo o melhor profissional pode ter dificuldades ao começar em uma empresa. É sempre um desafio: ele deve aprender as especificidades do cargo; a forma com que são feitos os processos; se inserir na equipe e nos relacionamentos internos; incorporar a cultura e valores da organização; se encaixar nas demandas e no ritmo do dia a dia… são tantas as mudanças e aspectos que o novato precisa se atentar nessa nova jornada.
Esse processo não acontece de uma hora para outra e também não só depende do recém-contratado. A organização pode e deve ajudá-lo nesse período de transição, dando todo o suporte para que ele possa se familiarizar com a equipe, empresa e cargo, para despertar todo o seu potencial e trazer resultados positivos.
O programa de integração não somente engloba esses aspectos institucionais. Ele também busca capacitar tecnicamente os colaboradores e desenvolver habilidades sociais que serão necessárias para que ele assuma o cargo com competência e se insira na equipe, tendo comportamentos exemplares e que impactem positivamente o ambiente interno.
A falta de um programa de integração pode gerar diversos problemas, como dificultar a compreensão da cultura organizacional, o entendimento das exigências do cargo e dos processos realizados internamente, despertar insegurança por não deixar claro as expectativas sobre o trabalho do novo colaborador e até mesmo aumentar as chances de rotatividade na equipe, pois esse funcionário poderá não se engajar com a empresa e acabar saindo por não se encaixar ou por não produzir como esperado.
O programa de integração é fundamental para acolher esse recém-chegado, preparando-o para assumir sua função com segurança e competência. Porém, não adianta investir em uma ação que não seja engajadora - caso contrário, ela será pouco eficiente e trará os mesmos resultados negativos que dissemos acima.
Programa de Integração: por que inovar?
Algumas empresas já implementam ações para integrar os novos colaboradores. No entanto, nem sempre elas são efetivas.
Várias organizações usam as clássicas apresentações de slides, com a presença de um profissional do RH explicando a história da instituição - às vezes de forma exageradamente longa -, dando noções sobre o funcionamento interno e departamentos, uma explicação básica sobre o produto/serviço ofertado e uma ou outra informação adicional… mas isso não basta para realizar um bom programa de integração.
Todas essas informações são fundamentais. Entretanto, transmitidas dessa forma podem não ser assimiladas pelos novos contratados, pois geralmente se tornam apresentações monótonas, que não despertam o engajamento e nem oferecem experiências ativas de aprendizagem. Desta forma, acabam não sendo efetivas e não preparando os colaboradores para assumirem suas funções e se integrarem à empresa.
E se essa é a primeira experiência do colaborador, provavelmente ele não ficará com uma boa impressão da empresa… Por isso pensar em atividades alternativas é uma forma de tornar o onboarding dos novos funcionários mais engajador, dinâmico e atingir em cheio os objetivos da ação: acolher; capacitar e conquistar o novo profissional.
Como elaborar um programa de integração de colaboradores?
Após entender a teoria por trás do conceito de programa de integração inovador e a importância de implementar essas mudanças no ambiente de trabalho, agora é hora de saber como tirar esse conceito do papel.
Primeiro contato
Geralmente, o processo de integração se inicia com um profissional de Recursos Humanos (RH), pois ele fica responsável por compartilhar as informações sobre a empresa, processos financeiros, como abertura de conta, pagamentos, benefícios e outros detalhes.
Muitos fazem desse primeiro contato algo para resolver processos burocráticos e não aproveitam esta oportunidade para já compartilhar os valores da empresa e outros aspectos importantes sobre ela.
A ideia é que neste primeiro momento o novo colaborador já veja claramente como é a cultura da empresa que irá trabalhar e já vá se ambientalizando a ela. Logo, há algumas práticas que você pode adotar a fim de criar um programa de integração inovador e conectado com a sua marca empregadora. Veja alguns conselhos que temos para você.
Crie uma política de boas-vindas para novos funcionários
O primeiro passo para garantir que os novos colaboradores se sintam bem-vindos é fornecer todas as informações relevantes sobre a empresa logo no início. O pessoal de Recursos Humanos pode fazer isso criando um guia com tudo que os novos funcionários precisam saber, desde coisas básicas sobre o negócio até como lidar com situações complicadas no trabalho.
O guia deve incluir uma mensagem de boas-vindas para que o novo membro se sinta acolhido e integrado. Também é importante deixar claro qual é a finalidade do guia, para que os novos funcionários possam compreender facilmente.
Não esqueça de contar um pouco da história da empresa! Isso vai ajudar a dar uma ideia de onde ele está trabalhando e a sentir mais confiança na organização.
Se você quer romper com o tradicional, este guia pode ser em formato de vídeo, dinâmica, jogo ou qualquer outro modelo que deseja, a ideia é que ele expresse a cultura da sua empresa e, portanto, seja o mais personalizado possível.
Crie documentos e guias com informações e as rotinas da empresa
Suponha que você esteja planejando fazer uma viagem para um país desconhecido. Você provavelmente ficaria perdido sem informações sobre os pontos turísticos, os costumes locais, os melhores lugares para comer, como usar o transporte público e outras informações importantes. Isso pode dificultar a sua adaptação ao novo ambiente e tornar a viagem menos proveitosa.
Da mesma forma, para um novo colaborador em uma empresa, é importante ter acesso a informações claras e objetivas sobre as rotinas, os processos internos, as políticas da organização e outras questões relevantes para o seu trabalho. Essas informações podem ser fornecidas por meio de documentos informativos e guias, que ajudam a simplificar e agilizar o processo de integração.
Ao ter acesso a esses materiais, o novo colaborador pode se sentir mais confiante e preparado para desempenhar suas funções, além de se adaptar mais rapidamente ao ambiente de trabalho. Isso pode contribuir para uma melhor experiência do colaborador na empresa e para um desempenho mais eficiente e produtivo no trabalho.
Neste documento é importante conter informações cruciais, como:
- o contrato de emprego;
- o manual do funcionário;
- acordos de confidencialidade;
- formulário de contato de emergência;
- formulário de benefícios;
- agendas para o primeiro dia do novo contratado;
- como ele deve agir na primeira semana;
- mapa do escritório;
- localização de principais comércios locais (restaurantes, cafeterias, farmácias, pontos de transporte público etc.).
Ao fornecer esses materiais, a empresa demonstra sua preocupação em facilitar a adaptação dos novos colaboradores e contribui para um processo de onboarding mais eficiente e tranquilo. Isso, por sua vez, pode aumentar a satisfação e a produtividade dos funcionários, além de melhorar a imagem da empresa perante seus colaboradores e o mercado.
Prova treinamento de onboarding
O treinamento de onboarding é uma etapa essencial do processo de integração de novos colaboradores em uma empresa. Seu objetivo é acelerar o processo de adaptação do novo funcionário ao ambiente de trabalho e garantir que ele tenha todas as informações e recursos necessários para desempenhar suas funções de forma eficaz.
Esse tipo de treinamento pode abranger diversos aspectos, como a apresentação dos valores, cultura e objetivos da empresa, as políticas e procedimentos internos, os benefícios oferecidos, a estrutura hierárquica da empresa, a descrição das funções e responsabilidades do cargo, entre outros.
Além disso, o treinamento de onboarding pode incluir a realização de atividades práticas, como a apresentação da equipe de trabalho, o tour pelas instalações da empresa, a demonstração de ferramentas e sistemas utilizados na rotina de trabalho, entre outros.
Ao oferecer um treinamento de onboarding eficiente, a empresa demonstra que se preocupa com a integração dos novos colaboradores e está disposta a investir em seu desenvolvimento profissional. Isso pode contribuir para uma maior satisfação e engajamento dos funcionários, além de reduzir o tempo necessário para que eles se adaptem ao novo ambiente de trabalho e comecem a produzir resultados de forma efetiva.
Apresente a empresa e os serviços oferecidos por ela
Ao conhecer melhor a empresa e suas soluções, os profissionais recém-contratados podem entender melhor a sua função e como contribuir para o sucesso do negócio.
O departamento de Recursos Humanos tem uma responsabilidade importante nesse processo, pois deve apresentar as missões e valores da empresa de maneira clara e objetiva, para que a compreensão dos novos membros seja simplificada ao máximo. Para isso, é possível criar um portfólio ou uma apresentação com uma descrição resumida, mas completa, da empresa.
Além disso, é recomendável que o RH solicite a ajuda do departamento de vendas para explicar de forma didática como funcionam as soluções oferecidas pela empresa. Isso garantirá que todos os colaboradores entendam como a empresa se posiciona no mercado e como podem contribuir para o crescimento do negócio.
Ideias para montar um Programa de Integração Inovador
Existem algumas ferramentas e metodologias inovadoras que podem ajudar nesse processo, transformando a experiência em um momento verdadeiramente engajador. Vamos conhecer duas opções que podem ser adotadas na sua empresa e trazer bons resultados?
Storytelling
Basicamente, storytelling significa saber contar uma boa história. E toda boa história desperta a atenção, o engajamento e a memorização sobre o fato narrado. Isso torna essa metodologia poderosa, especialmente para empresas.
As práticas do storytelling podem ser usadas de diversas formas no programa de integração. Um exemplo é adotá-las para tornar mais atraente a história da própria organização: em vez de jogar um monte de datas, desenvolve-se uma narrativa sobre a criação da empresa, mostrando as origens, as expectativas e obstáculos que o(s) fundador(es) passaram. Isso gera empatia pela instituição, contribuindo para o engajamento dos colaboradores.
Outra ocasião interessante para se usar o storytelling é na hora de explicar o produto/serviço e seu público-alvo. É possível criar uma história sobre uma pessoa que tem uma necessidade específica que só a sua oferta pode solucionar, mostrando didaticamente como sua empresa se coloca no mercado e até dando dicas de argumentos para fechar uma venda, por exemplo.
Desta forma, o storytelling pode ser usado no programa de integração para torná-lo mais dinâmico, engajador e até mesmo ativo - isso com uma ferramenta praticamente gratuita e extremamente simples de ser aplicada.
Gamificação
Assim como as histórias, os jogos são elementos historicamente e comprovadamente motivadores. E, considerando que suas características tornam-os atividades atrativas e engajadoras, foi desenvolvida a gamificação: uma estratégia que usa esses recursos - como storytelling, pontuação e recompensas - para atingir objetivos concretos. Esse método está sendo aproveitado em várias áreas, como saúde, segurança e política, para alcançar resultados melhores.
O mundo corporativo também começou a observar essa questão. A gamificação está sendo adotada nas empresas em diversos processos como treinamento corporativo, comunicação interna, recrutamento e também no programa de integração de novos colaboradores.
A gamificação torna esse processo mais dinâmico, engajador e efetivo ao usar os elementos motivadores dos jogos, incentivando os colaboradores a se aprimorar e completar as atividades educativas. Um exemplo dessa questão é criar uma plataforma que explique de forma lúdica as funcionalidades do produto ou possibilidades do serviço ofertado pela empresa, estimulando os funcionários a aprender cada vez mais.
Além disso, o estilo lúdico pode ser usado para aproximar o recém-chegado dos novos colegas e líderes, quebrando o gelo e criando um ambiente mais leve, harmônico e produtivo: afinal, todo mundo fica um pouco tenso ao começar em uma função e emprego diferentes.
Mas estes são apenas alguns exemplos de como essa metodologia pode ser adotada em um programa de integração. Saiba mais como inovar nessa estratégia e baixe gratuitamente o nosso e-book Gamificação no Onboarding de Funcionários!
O programa de integração não somente engloba esses aspectos institucionais. Ele também busca capacitar tecnicamente os colaboradores e desenvolver habilidades sociais que serão necessárias para que ele assuma o cargo com competência e se insira na equipe, tendo comportamentos exemplares e que impactem positivamente o ambiente interno.
Após entender a teoria por trás do conceito de programa de integração inovador e a importância de implementar essas mudanças no ambiente de trabalho, agora é hora de saber como tirar esse conceito do papel. São elas: Primeiro contato inicial, criar uma política de boas-vindas para novos funcionários, criar documentos e guias com informações e as rotinas da empresa, prova treinamento de onboarding e apresentar a empresa e os serviços oferecidos por ela.