Quais os benefícios de uma plataforma de treinamento no setor de seguros?

11 mar 2024

A gamificação tem muito à contribuir para empresas do setor de seguros, especialmente ao se utilizar plataformas de treinamento: elas ajudam a padronizar as ações; reduzir custos operacionais; aumentar a motivação e engajamento dos profissionais nas atividades e melhorar seu entendimento sobre os produtos e serviços, impactando positivamente o seu atendimento aos clientes. 

Gamificação no setor de seguros 

Adotar uma plataforma de treinamentos gamificada pode melhorar as ações de educação corporativa de um negócio do setor de seguros em diferentes contextos: 

Aumentar a escala e reduzir os custos operacionais

Ao ser implementada em seu modelo eletrônico, é possível adotar a gamificação como método para padronizar os treinamentos corporativos e ações de desenvolvimento de pessoas em toda a companhia — aplicando-os com funcionários e outros públicos que estejam localizados até mesmo em outras cidades, estados, países e continentes. 

Isso significa que não é preciso deslocar os participantes para cumprir as atividades presencialmente, além de ser possível aplicar o mesmo conteúdo e ações a todos e em larga escala: ou seja, no fim, adotar metodologias como as plataformas gamificadas permite otimizar os recursos e tempo de todos os envolvidos e reduzir os custos operacionais da educação corporativa. 

Ampliar a conscientização de novos produtos e serviços

Uma das maiores vantagens que a gamificação oferece é sua capacidade de motivar e engajar o público-alvo nas atividades. Por isso, mesmo assuntos mais complexos, densos ou menos interessantes podem se tornar mais acessíveis e atraentes ao adotar essa metodologia.

Nesse sentido, pode-se usar essa estratégia ao educar os funcionários, atendentes, corretores e outros profissionais a respeito dos novos produtos e serviços que a empresa irá disponibilizar aos seus clientes. Quanto melhor eles entenderem essas ofertas, melhor serão capazes de conscientizar os clientes sobre as novidades e ajudá-los a descobrir qual delas mais se encaixa em suas necessidades, desejos e perfil. 

Acelerar o processo de integração entre empresa, corretores e clientes

Um processo que também pode ser beneficiado ao implementar a gamificação são os processos de integração de diversos públicos. Essa ação se torna mais dinâmica, engajadora e eficiente ao contar com metodologias inovadoras, otimizando recursos e agilizando os processos — além de transformar essa atividade em um momento mais agradável e motivador. 

Melhorar o treinamento dos representantes e equipes de atendimento ao cliente

A gamificação não é apenas uma forma de motivar as pessoas a realizarem determinadas atividades: o estilo lúdico também contribui para fortalecer a retenção das informações trabalhadas nos treinamentos.

Ao associar a aprendizagem a estímulos positivos, será mais fácil dos representantes e equipes de atendimento lembrarem dos conhecimentos adquiridos nos treinamentos ao longo das demandas de suas rotinas cotidianas, sendo mais capazes assim de oferecer informações e orientações mais qualificadas ao público. 

Melhorar a experiência e a retenção do cliente

Ao ajudar na aprendizagem dos profissionais a respeito dos produtos e serviços que a instituição oferece, eles serão mais capazes de entender quais soluções são mais indicadas para seus clientes — considerando suas necessidades, desejos, realidade e perfil nessa dinâmica. 

Além disso, é possível usar a gamificação em ações para desenvolver habilidades sociais — como boa comunicação, negociação e empatia, por exemplo — e que fazem toda a diferença no atendimento ao público. 

Isso tudo contribui para oferecer uma experiência melhor aos clientes, tanto em relação ao seu contato com os profissionais como com os produtos e soluções da empresa, aumentando assim a sua fidelização à marca. 

Plataforma de treinamento gamificada Ludos Pro 

Entretanto, para se alcançar todos esses benefícios, é preciso desenvolver uma plataforma de treinamentos gamificada que saiba explorar o melhor dessa metodologia, equilibrando os elementos lúdicos com os conteúdos educacionais. 

Infelizmente a maioria das empresas não têm expertise, mão de obra especializada ou as tecnologias apropriadas para explorar a gamificação de uma forma mais plena em sua realidade: felizmente existem parceiras qualificadas que sabem como desenvolver plataformas de treinamento eficientes usando essa metodologia — como a Ludos Pro. 

Suas soluções gamificadas podem dar um UP em diversas ações de uma empresa de seguros: 

Treinar e motivar funcionários / corretores

Uma plataforma gamificada eficaz é capaz de motivar e engajar os funcionários na educação corporativa, especialmente quando os temas são mais densos e complexos. Com a Ludos Pro pode-se criar diferentes dinâmicas de treinamentos interativos de acordo com a área e as competências dos funcionários — promovendo atividades leves, divertidas, educativas e customizadas

Na solução é possível definir metas no mundo real atreladas aos desafios gamificados, além de adotar um sistema de pontos, que são usados para classificar e recompensar os melhores funcionários com prêmios físicos e virtuais.

Dessa forma, os corretores, atendentes e outros colaboradores são incentivados a buscar constante aprimoramento nos treinamentos e nas atividades de rotina, melhorando sua qualificação, motivação no dia a dia e seu engajamento com a empresa. 

Aprimorar a utilização de ferramentas / softwares 

A gamificação pode ajudar a educar os clientes e profissionais em relação ao uso das ferramentas e softwares adotados pela empresa. Pode-se apresentar e fazer simulações mais engajadoras por meio dessa metodologia, inclusive oferecendo um ambiente seguro e interativo para tentativa e erro em diferentes ações. Também é possível recompensar as melhores performances nas atividades, motivando cada vez mais os participantes.

Assim, pode-se extrair o melhor das estratégias e das ferramentas já aplicadas na seguradora, otimizando o tempo, recursos e esforços de todos, além de garantir as melhores ofertas para cada perfil de cliente. 

Melhorar o atendimento ao cliente

Ao fortalecer a qualificação dos colaboradores, atendentes e corretores, a empresa poderá oferecer um atendimento melhor aos seus clientes, apresentando as soluções que mais combinem com suas necessidades, desejos e perfil. 

Por meio da plataforma gamificada, é possível motivar os profissionais de suporte e de atendimento a atingirem suas metas, além de valorizar seus esforços com recompensas especiais. Além disso, a ferramenta oferece relatórios de desempenho dos participantes, ajudando a avaliar os resultados e operações para aprimorar os treinamentos e, assim, melhorar constantemente a capacitação dos funcionários — e promover uma verdadeira cultura de satisfação dos clientes. 
Tudo isso é possível com a parceira ideal: a Ludos Pro tem experiência em desenvolver dinâmicas que equilibrem diversão e aprendizagem, ajudando a melhorar as ações de educação corporativa de uma organização. Descubra como nossa solução gamificada pode contribuir para dar um UP na sua empresa de seguros!

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