A gamificação tem muito à contribuir para empresas do setor de seguros, especialmente ao se utilizar plataformas de treinamento: elas ajudam a padronizar as ações; reduzir custos operacionais; aumentar a motivação e engajamento dos profissionais nas atividades e melhorar seu entendimento sobre os produtos e serviços, impactando positivamente o seu atendimento aos clientes.
O que você vai ver neste artigo:
Gamificação no setor de seguros
Adotar uma plataforma de treinamentos gamificada pode melhorar as ações de educação corporativa de um negócio do setor de seguros em diferentes contextos:
Aumentar a escala e reduzir os custos operacionais
Ao ser implementada em seu modelo eletrônico, é possível adotar a gamificação como método para padronizar os treinamentos corporativos e ações de desenvolvimento de pessoas em toda a companhia — aplicando-os com funcionários e outros públicos que estejam localizados até mesmo em outras cidades, estados, países e continentes.
Isso significa que não é preciso deslocar os participantes para cumprir as atividades presencialmente, além de ser possível aplicar o mesmo conteúdo e ações a todos e em larga escala: ou seja, no fim, adotar metodologias como as plataformas gamificadas permite otimizar os recursos e tempo de todos os envolvidos e reduzir os custos operacionais da educação corporativa.
Ampliar a conscientização de novos produtos e serviços
Uma das maiores vantagens que a gamificação oferece é sua capacidade de motivar e engajar o público-alvo nas atividades. Por isso, mesmo assuntos mais complexos, densos ou menos interessantes podem se tornar mais acessíveis e atraentes ao adotar essa metodologia.
Nesse sentido, pode-se usar essa estratégia ao educar os funcionários, atendentes, corretores e outros profissionais a respeito dos novos produtos e serviços que a empresa irá disponibilizar aos seus clientes. Quanto melhor eles entenderem essas ofertas, melhor serão capazes de conscientizar os clientes sobre as novidades e ajudá-los a descobrir qual delas mais se encaixa em suas necessidades, desejos e perfil.
Acelerar o processo de integração entre empresa, corretores e clientes
Um processo que também pode ser beneficiado ao implementar a gamificação são os processos de integração de diversos públicos. Essa ação se torna mais dinâmica, engajadora e eficiente ao contar com metodologias inovadoras, otimizando recursos e agilizando os processos — além de transformar essa atividade em um momento mais agradável e motivador.
Melhorar o treinamento dos representantes e equipes de atendimento ao cliente
A gamificação não é apenas uma forma de motivar as pessoas a realizarem determinadas atividades: o estilo lúdico também contribui para fortalecer a retenção das informações trabalhadas nos treinamentos.
Ao associar a aprendizagem a estímulos positivos, será mais fácil dos representantes e equipes de atendimento lembrarem dos conhecimentos adquiridos nos treinamentos ao longo das demandas de suas rotinas cotidianas, sendo mais capazes assim de oferecer informações e orientações mais qualificadas ao público.
Melhorar a experiência e a retenção do cliente
Ao ajudar na aprendizagem dos profissionais a respeito dos produtos e serviços que a instituição oferece, eles serão mais capazes de entender quais soluções são mais indicadas para seus clientes — considerando suas necessidades, desejos, realidade e perfil nessa dinâmica.
Além disso, é possível usar a gamificação em ações para desenvolver habilidades sociais — como boa comunicação, negociação e empatia, por exemplo — e que fazem toda a diferença no atendimento ao público.
Isso tudo contribui para oferecer uma experiência melhor aos clientes, tanto em relação ao seu contato com os profissionais como com os produtos e soluções da empresa, aumentando assim a sua fidelização à marca.
Plataforma de treinamento gamificada Ludos Pro
Entretanto, para se alcançar todos esses benefícios, é preciso desenvolver uma plataforma de treinamentos gamificada que saiba explorar o melhor dessa metodologia, equilibrando os elementos lúdicos com os conteúdos educacionais.
Infelizmente a maioria das empresas não têm expertise, mão de obra especializada ou as tecnologias apropriadas para explorar a gamificação de uma forma mais plena em sua realidade: felizmente existem parceiras qualificadas que sabem como desenvolver plataformas de treinamento eficientes usando essa metodologia — como a Ludos Pro.
Suas soluções gamificadas podem dar um UP em diversas ações de uma empresa de seguros:
Treinar e motivar funcionários / corretores
Uma plataforma gamificada eficaz é capaz de motivar e engajar os funcionários na educação corporativa, especialmente quando os temas são mais densos e complexos. Com a Ludos Pro pode-se criar diferentes dinâmicas de treinamentos interativos de acordo com a área e as competências dos funcionários — promovendo atividades leves, divertidas, educativas e customizadas.
Na solução é possível definir metas no mundo real atreladas aos desafios gamificados, além de adotar um sistema de pontos, que são usados para classificar e recompensar os melhores funcionários com prêmios físicos e virtuais.
Dessa forma, os corretores, atendentes e outros colaboradores são incentivados a buscar constante aprimoramento nos treinamentos e nas atividades de rotina, melhorando sua qualificação, motivação no dia a dia e seu engajamento com a empresa.
Aprimorar a utilização de ferramentas / softwares
A gamificação pode ajudar a educar os clientes e profissionais em relação ao uso das ferramentas e softwares adotados pela empresa. Pode-se apresentar e fazer simulações mais engajadoras por meio dessa metodologia, inclusive oferecendo um ambiente seguro e interativo para tentativa e erro em diferentes ações. Também é possível recompensar as melhores performances nas atividades, motivando cada vez mais os participantes.
Assim, pode-se extrair o melhor das estratégias e das ferramentas já aplicadas na seguradora, otimizando o tempo, recursos e esforços de todos, além de garantir as melhores ofertas para cada perfil de cliente.
Melhorar o atendimento ao cliente
Ao fortalecer a qualificação dos colaboradores, atendentes e corretores, a empresa poderá oferecer um atendimento melhor aos seus clientes, apresentando as soluções que mais combinem com suas necessidades, desejos e perfil.
Por meio da plataforma gamificada, é possível motivar os profissionais de suporte e de atendimento a atingirem suas metas, além de valorizar seus esforços com recompensas especiais. Além disso, a ferramenta oferece relatórios de desempenho dos participantes, ajudando a avaliar os resultados e operações para aprimorar os treinamentos e, assim, melhorar constantemente a capacitação dos funcionários — e promover uma verdadeira cultura de satisfação dos clientes.
Tudo isso é possível com a parceira ideal: a Ludos Pro tem experiência em desenvolver dinâmicas que equilibrem diversão e aprendizagem, ajudando a melhorar as ações de educação corporativa de uma organização. Descubra como nossa solução gamificada pode contribuir para dar um UP na sua empresa de seguros!