Saber a diferença entre chefe e líder é algo importante para descobrir qual modelo de gestão assumir e qual é mais indicado para a equipe e empresa. Algumas pessoas acham, equivocadamente, que ambos são sinônimos ou então ignoram as particularidades desses estilos de liderança.
Descubra neste artigo a diferença entre chefe e líder, o modo de agir de cada tipo e saiba qual adotar ou promover em sua organização:
O que você vai ver neste artigo:
O que é ser um líder?
Atualmente, muito se fala no mundo corporativo sobre ser um líder — como ser bom nessa posição, livros para se ler, filmes para ver, inspirações na vida real… Não é à toa toda essa atenção nesse conceito: esse modelo de agir como gestor vem sendo cada vez mais requisitado pelas empresas e pelos próprios funcionários.
Mas, o que caracterizaria esse estilo de liderança?
Mais do que alguém que manda e acompanha a realização das tarefas em uma organização e equipe, o líder é aquele responsável por motivar, engajar e inspirar as pessoas sobre seu comando a terem o melhor desempenho possível.
Geralmente este modelo de gestão é mais horizontal, dando espaço para a autonomia e contribuição dos colaboradores nas decisões e estratégias do departamento e negócio. Por isso, o líder tem uma relação mais próxima com os seus funcionários, oferecendo feedbacks, fazendo elogios, respeitando a diversidade e individualidade dos liderados e inspirando-os profissional e pessoalmente.
Essa postura veio conquistando mais espaço nas empresas nas últimas décadas — anteriormente já existia um modelo de liderança estabelecido, que algumas gerações mais novas podem desconhecer em sua forma mais tradicional.
O que é ser um chefe?
Esse estilo de liderança é completamente diferente do descrito acima. Neste caso, o gestor tem como norte os resultados e o respeito aos processos estabelecidos. A tomada de decisões e até mesmo as informações do departamento são centralizadas em sua figura, oferecendo pouco espaço para os funcionários atuarem além dos limites de suas funções ou contribuírem com ideias e estratégias mais robustas.
Dessa forma, seu relacionamento com os funcionários acaba se tornando mais distante e formal, tornando a dinâmica interna mais rígida e verticalizada. Além disso, essa figura costuma acompanhar de perto a realização das atividades, inclusive reduzindo a autonomia dos colaboradores nesse processo.
No fim, o chefe é a autoridade máxima do departamento e deve ter um grande domínio técnico e estratégico de sua área, assegurando com que os resultados sejam atingidos.
Qual a diferença entre chefe e líder?
Por mais que muitos achem que sim, em um primeiro momento, chefe e líder não são sinônimos: como visto na descrição de cada um, eles têm estilos, espaço no mundo corporativo e dinâmica com a equipe completamente distintos.
A figura do chefe representa uma forma de garantir com que as tarefas dos setores sejam cumpridas com excelência e os processos respeitados, enquanto a do líder vem se diferenciando ao ter um lado mais focado em fazer uma boa gestão dos talentos do departamento sob sua responsabilidade. Ele organiza os trabalhos, mas também deve saber explorar as competências dos funcionários e motivá-los para que sejam cada vez mais produtivos e engajados na empresa.
Nas últimas décadas houve uma mudança de paradigma a respeito desses modelos: antigamente atuar como gestor significava ser a figura central da equipe, agindo com autoridade e firmeza. Ou seja, o modelo padrão durante muito tempo foi o do chefe.
Mas, atualmente vêm ganhando força um estilo de liderança mais horizontal e focado nos colaboradores, com o gestor deixando de ter tanto controle e a estrutura do departamento não tendo uma hierarquia tão rígida — ou seja, a postura de um líder se tornou a mais requisitada no mercado em geral, especialmente em empresas grandes e com propostas modernas.
Nesse sentido, o termo “chefe” acabou ganhando uma conotação pejorativa, de um gestor exageradamente exigente, que não dá espaço para a colaboração dos funcionários, não escuta opiniões contrárias, é autoritário demais e, no fim das contas, acaba cultivando um clima organizacional opressivo e negativo para todos.
Porém, também há aspectos positivos nos chefes: eles são centrados em atingir resultados, solucionar problemas e em ter processos excelentes. Além disso, costumam ter um alto nível de competência técnica no setor em que chefiam.
Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, limitações e propostas, são tradicionais ou modernos: é importante que os gestores ponderem qual modelo mais se encaixa em seu perfil e nas necessidades dos funcionários e da empresa como todo antes de optar por um estilo ou outro.
Como se tornar um líder ou chefe?
Existem pessoas que têm comportamentos e posturas naturais tendendo para o lado de um estilo de gestão de chefe ou de líder. Porém, mesmo com essas inclinações inconscientes, é fundamental investir em treinamentos e desenvolvimento — em diversos sentidos — para assumir uma posição dessa natureza com eficácia.
Um chefe deve ter um excelente nível de competência técnica e visão estratégica para tomar as decisões do departamento, além de garantir que todas as atividades sejam cumpridas com rigor pelos colaboradores sob sua responsabilidade. Além disso, ele deve ter um olhar voltado para os resultados, ao mesmo tempo que deve evitar tornar o ambiente de trabalho tão carregado a ponto de prejudicar a produtividade e afastar os talentos da organização.
Já um líder — além das competências técnicas e estratégicas — precisa ter diversas habilidades sociais bem desenvolvidas para ser capaz de cultivar um relacionamento próximo com seus funcionários e promover uma dinâmica mais aberta e colaborativa.
Porém, ele também precisa ter cuidado para alcançar resultados e saber lidar com as particularidades de cada profissional e gerir quaisquer conflitos que surgirem na equipe.
Sendo assim, há uma série de competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas nos líderes e chefes de uma empresa. Deve-se investir tanto de forma organizacional ou particular nessa formação para que os gestores sejam os mais eficientes e inspiradores o possível — independentemente do seu modelo de liderança.
Também é fundamental se manter constantemente atualizado, tanto na área técnica quanto comportamental, para gerir os funcionários e tomar as decisões mais acertadas para o departamento.
Saiba quais são as 10 habilidades de liderança fundamentais para um gestor e fortaleça sua postura à frente da equipe!
Um chefe deve ter um excelente nível de competência técnica e visão estratégica para tomar as decisões do departamento, além de garantir que todas as atividades sejam cumpridas com rigor pelos colaboradores sob sua responsabilidade. Além disso, ele deve ter um olhar voltado para os resultados, ao mesmo tempo que deve evitar tornar o ambiente de trabalho tão carregado a ponto de prejudicar a produtividade e afastar os talentos da organização.
Já um líder — além das competências técnicas e estratégicas — precisa ter diversas habilidades sociais bem desenvolvidas para ser capaz de cultivar um relacionamento próximo com seus funcionários e promover uma dinâmica mais aberta e colaborativa.