Retail Tech é uma startup voltada ao mercado do varejo que desenvolve soluções tecnológicas para sanar as necessidades desse segmento. Mais do que uma inovação, esse tipo de serviço vem se tornando uma vantagem até mesmo competitiva para os negócios que investem em suas ofertas.
O que você vai ver neste artigo:
Logo as soluções de varejo digital tradicionais não serão suficientes: descubra como as Retail Techs estão transformando o mercado e oferecendo novas possibilidades para as empresas!
Tecnologia: uma parceira estratégica nos negócios
A tecnologia revolucionou diversos mercados. De grandes conglomerados aos pequenos empreendedores, as ferramentas digitais permitiram uma série de possibilidades — como facilitar a emissão de notas fiscais a oferecer experiências mais engajadoras aos clientes por meio da gamificação, por exemplo.
Em algumas empresas as soluções tecnológicas são tão valorizadas que ganharam um status especial, não sendo tratadas mais como coadjuvantes e sim como parceiras estratégicas nos negócios — como abraça o conceito de Transformação Digital. Assim, não são adotadas uma ou outra ferramentas, mas sim a tecnologia em todo o seu potencial para ajudar uma organização.
Já outros negócios nasceram especialmente por conta dos avanços tecnológicos e sua popularização. O digital faz parte do DNA dessas empresas: todos os seus processos; produtos; serviços; atendimento e estratégia passam por essa mentalidade.
E, naturalmente, surgiram empresas que aliam o melhor da tecnologia com as necessidades específicas de um mercado: edtechs, fintechs, healthtecs, femtechs… são várias as áreas que atualmente contam com soluções tecnológicas calibradas para seus problemas e demandas.
E um dos segmentos mais importantes da economia não poderia ficar de fora dessa inovação.
Retail Tech: tecnologia e varejo de mãos dadas
O varejo é um dos segmentos de negócio mais fortes no Brasil.
Para se ter uma ideia: em 2021 mais de 200 mil lojas deste tipo foram abertas no país em comparação ao ano anterior — somando 2,4 milhões de estabelecimentos varejistas em atividade (segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo — CNC).
O Ranking "300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro", edição 2021, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (com apoio técnico de diversas instituições) traz um panorama desse segmento durante esse período complexo de pandemia.
Mesmo com diferentes crises ocorrendo no cenário econômico, em 2020 o varejo brasileiro teve um faturamento bruto total de R$ 795,219 bilhões de reais. O primeiro lugar no ranking, o Carrefour, faturou sozinho R$ 74,749 bilhões.
Esse mesmo estudo também avaliou como a Transformação Digital foi incorporada durante a pandemia. O número de empresas do ranking que fazem comércio online cresceu de 54% para 70% em apenas 12 meses e, pela primeira vez, os supermercados formaram mais de 50% de integrantes na lista de negócios que mantinham um e-commerce.
Esses dados deixam claro a força desse setor — e o quanto ele tem poder e desejo de investir em soluções digitais para aumentar ainda mais seu desempenho.
Devido à pandemia, uma grande parte das empresas brasileiras descobriram na pele a necessidade de se investir no digital e em tecnologia para aumentar suas oportunidades de negócio, independentemente do seu segmento. Isso também ocorreu com o varejo, fazendo com que os lojistas corressem para se adaptar ao novo cenário.
O ritmo de aderência a essas inovações já vinha crescendo naturalmente e, após 2020, acabou se acelerando. Assim, cada vez mais as ferramentas digitais vêm sendo adotadas, e as empresas que ignorarem esse movimento vão acabar ficando para trás.
Mais do que uma moda, a tecnologia abre um universo de oportunidades: com as soluções certas, é possível agilizar e reduzir erros em processos; melhorar o atendimento ao cliente; cortar gastos; otimizar operações diversas; engajar os talentos internos; além de outras tantas vantagens.
Por isso, varejistas de todos os portes devem ficar atentos às novidades do mercado para aproveitarem as soluções inovadoras e aumentarem a sua competitividade empresarial. E uma das áreas que eles precisam ficar de olho são nas Retail Techs.
Basicamente, Retail Techs são startups que desenvolvem produtos e serviços especialmente para empresas de varejo. Esses negócios se especializam nas necessidades, demandas, oportunidades e possibilidades desse setor e avaliam como a tecnologia pode ajudar seus clientes, oferecendo soluções próprias para sua realidade.
Geralmente suas ofertas tem como objetivo otimizar operações, melhorar a experiência de compra dos clientes e promover soluções inovadoras aos seus problemas.
Nesse sentido, seus produtos e serviços englobam uma série de processos importantes para uma empresa varejista:
- Sistema de gestão financeira;
- Sistema de gestão de estoque;
- Sistema de gestão de compras;
- Sistema automatizado de pagamento;
- Sistema de autoatendimento de clientes;
- Totens diversos para os consumidores;
- Soluções diversas para PDV;
- E-commerce;
- Marketing digital (com estratégias focadas nos público-alvo e natureza do negócio);
- Sistema de omnichannel;
- Ações de engajamento e fidelização de clientes;
- Sistema de entregas e logística reversa;
- Coleta, organização e visualização de dados estratégicos para os empreendedores e lideranças;
- Soluções de sustentabilidade para varejistas e para a cadeia de consumo;
- Entre outras.
Tudo isso é feito por meio de ferramentas e estratégias digitais, que aproveitam o melhor das inovações para a realidade e cotidiano do varejo. Alguns desses recursos que as startups costumam usar são: inteligência artificial; big data; machine learning; internet das coisas (IoT) e realidade aumentada e virtual.
No Brasil, as Retail Techs estão marcando forte presença no mercado. De acordo com o Distrito Retailtech Report, divulgado pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios em 2020, existem mais de 600 startups de varejo no país. Em 2022, segundo as duas fontes (Distrito e PEGN), o setor foi o segundo que mais recebeu investimentos voltados a este modelo de negócios — somando R$ 370 milhões — e ficando apenas atrás das fintechs (do segmento de finanças).
Números como estes mostram como há interesse e oportunidades para startups de varejo, tanto para quem deseja abrir um negócio dessa natureza ou para os varejistas aproveitarem suas soluções.
No entanto, para usufruir o melhor dessas ofertas, é preciso abraçar o conceito que permeia todo esse trabalho: a valorização da criatividade e inovação. Mais do que uma ferramenta, uma mentalidade dessas pode fazer a diferença no desempenho de uma organização.
Descubra o que é e a importância de se adotar uma Cultura de Inovação na empresa e coloque seu negócio à frente da concorrência!
Perguntas Frequentes:
Retail Tech é uma startup voltada ao mercado do varejo que desenvolve soluções tecnológicas para sanar as necessidades desse segmento. Mais do que uma inovação, esse tipo de serviço vem se tornando uma vantagem até mesmo competitiva para os negócios que investem em suas ofertas.