O departamento de Recursos Humanos é responsável por administrar o ativo mais importante de uma empresa: seu capital humano. Para que a gestão de pessoas seja eficiente, é necessário que o setor participe da tomada de decisões-chave para a organização. Sendo assim, ter um
RH estratégico vem se tornando fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas do que isso se trata?
No RH tradicional, o foco está apenas em procedimentos básicos, como seleção, contratação e
treinamento de funcionários. Já o RH estratégico se preocupa em alinhar essas atividades aos objetivos da empresa, atraindo e retendo profissionais capazes de se engajar na cultura organizacional e contribuir genuinamente com o propósito da companhia.
Para que isso aconteça, o departamento não pode atuar isoladamente, e sim integrado todas as outras áreas da empresa. Além disso, é preciso reduzir a burocracia, otimizar recursos e buscar um crescimento sustentável, com benefícios mútuos para os funcionários e a instituição. Dessa forma, a eficiência do setor melhora significativamente, assim como os resultados da organização.
Pensando nisso, traremos neste post algumas práticas essenciais para estabelecer um RH estratégico na empresa. Por meio delas, você poderá entender melhor as vantagens desse
tipo de gestão, bem como sua importância para o negócio. Ficou interessado? Confira a seguir!
Seja eficiente no recrutamento
No RH estratégico, recrutar um talento é muito mais do que simplesmente selecionar um bom profissional para a vaga em aberto. É preciso analisar fatores que vão além das experiências e competências técnicas, como habilidades comportamentais e alinhamento com a cultura da empresa.
Só assim será possível construir uma equipe realmente engajada e capaz de fazer o negócio crescer em longo prazo. Afinal, buscar os profissionais adequados, nos processos de seleção, é muito mais eficiente do que tentar mudar o perfil de um colaborador já contratado.
Para aumentar a precisão das contratações é fundamental ser criativo e contar com o auxílio da
tecnologia. Invista em sistemas de análise comportamental, para ter uma ideia da personalidade dos candidatos, antes mesmo de uma conversa presencial. Aplicar dinâmicas de grupo e elaborar um roteiro de entrevista também são passos importantes na avaliação de futuros funcionários.
Acerte na retenção de talentos
Ser cuidadoso nos processos de seleção, como citado no tópico anterior, também ajuda na retenção de talentos, já que candidatos alinhados ao perfil da empresa tendem a permanecer nela por mais tempo. No entanto, esse não é o único aspecto importante nesse trabalho.
Para manter os colaboradores engajados é necessário elaborar um bom plano de cargos e salários. Condicione a evolução na hierarquia ao cumprimento de metas, oferecendo
feedbacks regulares para ajustar o desempenho. Com isso, o funcionário terá sempre um objetivo real para buscar e se sentirá motivado a dar 100% de sua capacidade.
Outra medida fundamental é investir em treinamentos de capacitação profissional. A forma mais efetiva de fazer isso é por meio de
plataformas de e-learning, nas quais o colaborador pode estudar online, no lugar e momento que desejar. O ideal é que o ensino seja
gamificado, ou seja, com sistemas de pontuação, níveis de dificuldade e trilhas de conhecimento. Isso torna o aprendizado mais lúdico e interessante. Além disso, é a melhor maneira de fazer com que o funcionário aprenda tudo o que está sendo transmitido, já que envolve imersão no conteúdo e recompensas por bom desempenho dentro do jogo.
Desafiar e divertir o colaborador é a chave para
aumentar o engajamento e tornar os cursos corporativos mais relevantes. A grande vantagem é mostrar aos funcionários que a empresa está ao seu lado em sua busca por crescimento profissional.
Trabalhe a Employer Brand
Employer Brand (Marca de Empregador, em inglês) é o termo que define como uma empresa é vista, pelos candidatos, como local de trabalho. Ou seja: é um fator de extrema importância na atração de talentos em qualquer organização.
Por isso, fazer o
Employer Branding deve ser uma das maiores prioridades do RH estratégico. Esse trabalho se baseia principalmente na força da cultura organizacional. Se o RH e os líderes do negócio conseguirem estabelecer uma cultura diferenciada, sólida e que se destaque no mercado, a reputação da empresa como empregadora certamente aumentará.
Uma cultura corporativa bem executada garante um ótimo clima interno, ou seja, um alto nível de satisfação, motivação e engajamento dos funcionários. Colaboradores que se sentem valorizados no ambiente de trabalho farão com que a notícia se espalhe, mandando ao mercado um recado claro de que a sua organização é um ótimo lugar para construir carreira.
Otimize o uso dos recursos da empresa
O RH estratégico deve utilizar os recursos da empresa com eficiência, por isso é preciso deixar os processos seletivos mais enxutos e reduzir investimentos. Para cumprir esse objetivo, o ideal é condensar etapas. Os testes de aptidão podem ser feitos
on-line, assim como as primeiras entrevistas. Desse modo, a empresa economiza o tempo dos seus profissionais e dos candidatos, além de gastar menos dinheiro com infraestrutura.
A retenção de talentos também tem grande importância, nesse sentido. Quanto mais tempo os funcionários permanecem na empresa, menos o RH precisa investir em novos processos de recrutamento. A manutenção dos profissionais também ajuda a melhorar os resultados do negócio, já que a saída de colaboradores costuma atrasar o andamento dos projetos.
Acompanhe métricas e dados sobres os colaboradores
Informação é a base de qualquer planejamento estratégico. Por isso, é essencial que o RH obtenha o máximo de dados possível sobre os funcionários da empresa e estabeleça métricas para
avaliar seu desempenho.
Uma boa forma de fazer isso é investir em um sistema de RH que reúna todas as informações sobre os colaboradores em uma única plataforma. Plano de carreira, salário, benefícios, competências técnicas, perfil comportamental e outros dados importantes devem ser de fácil acesso à equipe de Recursos Humanos.
Também é necessário investir em
people analytics, tecnologia que une ferramentas de
Business Intelligence e
Big Data para analisar e cruzar dados sobre os funcionários. Com o auxílio desse método, é possível traçar estratégias precisas para melhorar o desempenho dos funcionários e otimizar a gestão de pessoas.
Chegamos ao fim do nosso artigo sobre a importância do RH estratégico nas organizações! Agora que você já conhece as melhores práticas desse estilo de trabalho, é hora de usar tudo o que aprendeu no seu dia a dia. Faça uma análise do cenário da sua empresa, escolha as medidas adequadas à sua realidade e mãos à obra! Temos certeza de que você colherá os resultados em breve.
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entre em contato conosco. Será um prazer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!