Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / ROI em treinamentos: o que é, como calcular e por que?

ROI em treinamentos: o que é, como calcular e por que?

ROI em treinamentos: o que é, como calcular e por que?
13 nov 2024

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Investir em educação é a solução para diversos problemas, inclusive nas empresas. Porém, não adianta disponibilizar uma boa verba para essa área e não saber se esse trabalho está dando retorno ou não à organização. Descubra nesse artigo o que é, como calcular e porque adotar o ROI em treinamento e desenvolvimento para potencializar as estratégias do seu RH.

O que você vai ver neste artigo:

  • ROI em Treinamento: o que é?
  • Por que investir em ROI em Treinamento
  • Como calcular o ROI em treinamento
  • Fazer levantamento de custos
  • Calcular os Resultados
  • Pensar nos resultados desde o planejamento

ROI em Treinamento: o que é?

Ninguém gosta de desperdiçar dinheiro, certo? Ainda mais os empreendedores! Em tempos de incertezas econômicas, é preciso usar os recursos com sabedoria e acompanhar os investimentos de perto para saber se estão trazendo os resultados esperados ou não. Uma das ferramentas usadas para fazer esse controle é o ROI.

Em tradução livre, o chamado Retorno sobre Investimento (Return Over Investment) pode parecer uma palavras estranha em um primeiro momento. Porém esse conceito já é bastante aplicado em áreas como o marketing, ajudando os profissionais a justificarem o uso das verbas e a mostrar que seu trabalho e as estratégias adotadas estão dando resultados positivos.

O ROI é uma fórmula matemática que mostra se os resultados da ação estão abaixo, cobrindo ou superando os gastos investidos nela. Essa ferramenta pode ser adotada em diversos processos, inclusive nos treinamentos corporativos. Neste caso específico, usar esse conceito pode trazer diversos benefícios ao RH, auxiliando na sua tomada de decisão.

Por que investir em ROI em Treinamento

Antes de mostrarmos como fazer o cálculo, vamos deixar claro a importância de se utilizar essa ferramenta.

Os treinamentos corporativos, se bem planejados e aplicados, trazem diversos resultados a empresa, como aumento do engajamento e da motivação, melhora na produtividade e o desenvolvimento de habilidades subjetivas - que também impactam o ambiente e a qualidade do trabalho.

No entanto, alguns desses quesitos não são exatamente fáceis de serem medidos, não como uma simples conta para comparar as vendas de um mês ao outro para saber se houve crescimento. Todos esses elementos ajudam no aumento do desempenho dos colaboradores e equipe, consequentemente impactando a performance da empresa - o problema é traduzir esse benefício em números para facilitar o entendimento da gestão sobre a importância dessa estratégia.

Por mais benéfico que seja investir na educação empresarial, nem sempre é possível comprovar que foi especificamente essa ação a responsável por trazer os resultados. Existem muitas variáveis nessa equação, que podem ser usadas para questionar a efetividade desse método. Isso faz com que algumas empresas não invistam nessa estratégia ou não a valorizem como deveriam, o que um equívoco.

O ROI em treinamento e desenvolvimento vem exatamente para ajudar o RH a comprovar a eficácia dessa metodologia, trazendo dados, comparações e deduções lógicas para mostrar se essa ação está trazendo os resultados desejados ou até se é preciso mudar e fortalecer a estratégia para alcançar seus objetivos.

Assim, o RH tem uma ótima ferramenta para medir o desempenho dos treinamentos e até para argumentar aos níveis superiores a necessidade de se investir e otimizar as ações do setor.

Como calcular o ROI em treinamento

Existe uma fórmula simples para fazer o cálculo do ROI:

ROI = Resultado da ação - Custos do treinamento

          ______________________________________

      Custos do treinamento

Vamos a um exemplo: um treinamento que custou 10 mil trouxe 50 mil de vendas. Como devemos calcular esse caso?

ROI = 50.000 - 10.0000

______________

10.000

ROI =  40.0000

_________

10.000

ROI = 4

Ou seja, a cada 1 real investido no treinamento, houve um retorno a empresa de R$ 4.

Se o resultado for positivo, significa que o retorno gerado pela ação foi maior do que o valor gasto nela, mas se a conta der negativa… alguma mudança no treinamento deverá ser feita ou uma nova metodologia deverá ser adotada.

Simples, não? Porém, além de saber a fórmula, é preciso considerar outros fatores para que esse cálculo dê certo:

Fazer levantamento de custos

É preciso saber quanto foi gasto para descobrir se o valor ganho foi menor, igual ou superior. Por isso calcule todos os valores despendidos (direta ou indiretamente) para planejar, desenvolver, implementar e avaliar o treinamento corporativo. Coloque no papel/planilha/sistema os investimentos em materiais, contratação de instrutores, aluguel de espaços, o uso de tecnologias como EAD e gamificação, o custo das horas dos colaboradores enquanto eles deixam de cumprir sua função para participar das atividades, etc.

Calcular os Resultados

Como dissemos, às vezes é difícil avaliar quanto de retorno um treinamento trouxe a empresa, por conta de alguns resultados serem mais subjetivos - como aumento do engajamento e da motivação, por exemplo. No entanto, essas questões também trazem impactos positivos quantitativos para a empresa, como mais produtividade, diminuição dos gastos e até aumento das vendas.

É preciso tentar provar que o treinamento foi responsável por essa melhora. Uma maneira de fazer isso é tendo dados de como estava o desempenho antes da implementação da ação e fazer um comparativo, especialmente quando considerar os mesmos profissionais no antes e depois. Claro, no caso das vendas, é importante ver se períodos de alta ou baixa demanda influenciaram o número, podendo-se comparar com os resultados de meses/anos passados, por exemplo.

Outra forma é tendo dados mais precisos da produtividade dos colaboradores: quanto tempo levavam para fazer determinadas tarefas? Que notas eles dariam ao clima interno? Qual o grau de satisfação dos funcionários?

Tudo isso pode ser quantificado para depois realizar o cálculo do ROI em treinamento e desenvolvimento.

Pensar nos resultados desde o planejamento

Outra dica para ajudar a calcular o retorno é, desde o início, ter em mente o objetivo do treinamento. Não só de forma qualitativa, como também quantitativa.

Um exemplo: o treinamento precisa ajudar a diminuir a alta rotatividade de pessoal em X% nos próximos 3 meses; ou reduzir os acidentes de trabalho até atingir 0.

Desta forma se tem um bom parâmetro quantitativo para alcançar e um objetivo específico para ser trabalhado. Claro que essas metas devem ser realistas, para não acabar frustrando as expectativas do RH e gestores.

E para que sua estratégia dê certo e o ROI em treinamento seja positivo, é preciso investir em metodologias eficientes. Existem diversas opções no ensino empresarial, cada uma sendo mais adequada de acordo com a realidade e objetivo da organização.

Quer saber mais sobre esses métodos? Confira a categoria de educação do nosso blog e torne o ensino corporativo da sua empresa mais estratégico!

Perguntas Frequentes:

ROI em Treinamento: o que é?

Em tradução livre, o chamado Retorno sobre Investimento (Return Over Investment) pode parecer uma palavras estranha em um primeiro momento. Porém esse conceito já é bastante aplicado em áreas como o marketing, ajudando os profissionais a justificarem o uso das verbas e a mostrar que seu trabalho e as estratégias adotadas estão dando resultados positivos.

Por que investir em ROI em Treinamento?

Os treinamentos corporativos, se bem planejados e aplicados, trazem diversos resultados a empresa, como aumento do engajamento e da motivação, melhora na produtividade e o desenvolvimento de habilidades subjetivas - que também impactam o ambiente e a qualidade do trabalho.

Geral Negócios

Materiais gratuitos

Transformação Digital na Educação Corporativa
8 Pilares da Motivação
Profissionais do Futuro
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento Geral
O jogo como recurso de aprendizagem para geração Z
mentoria reversa
Geral
O que é mentoria reversa e como adotar na sua empresa?
ferramentas tecnologicas
Geral
5 principais ferramentas tecnológicas para seu negócio!
Gamificação no Brasil
Geral Negócios
Gamificação no Brasil: um caminho para todas as áreas

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência