A metodologia CHA é uma ferramenta que ajuda o RH a avaliar as competências dos funcionários. Ter esse acompanhamento é importante para identificar os pontos de melhoria dos colaboradores e, assim, construir estratégias de aprimoramento para cada profissional e equipe.
O capital humano é o maior ativo de qualquer negócio: invista nos talentos da sua empresa e saiba como usar a metodologia CHA para despertar o seu melhor!
O que você vai ver neste artigo:
O que é a metodologia CHA?
Investir em treinamento corporativo, desenvolvimento de pessoas e outras estratégias de aprimoramento dos colaboradores é fundamental para qualquer organização. Essas ações contribuem diretamente para o aumento da produtividade, qualidade e motivação dos profissionais, consequentemente gerando melhores resultados para a empresa.
Mas, não adianta investir em várias ações e não verificar como está a evolução dos funcionários ao longo desse processo, sem analisar seu progresso nas diferentes habilidades e conhecimentos que deveria desenvolver com essas estratégias. Por isso, é fundamental adotar indicadores e métodos para se fazer esse controle — e a metodologia CHA é uma delas.
Essa ferramenta pode ajudar o RH a avaliar as competências dos profissionais da empresa, mapeando seu desenvolvimento à medida em que estratégias de educação corporativa e incentivo de uma postura de aprimoramento são adotadas na organização.
A sigla CHA vem de três termos que formam a competência dos indivíduos — Conhecimento; Habilidade e Atitude.
Conhecimento
É formado pelas informações teóricas e técnicas que o profissional adquire e que são fundamentais para atingir certos objetivos. Pode ser desenvolvido por meio de formação acadêmica, cursos, oficinas, treinamento empresarial, palestras, estudos particulares, entre outras ações para aumentar o know how dos funcionários.
Habilidade
Não adianta ter todo o conhecimento do mundo e não saber como usá-lo. Habilidade é a capacidade de aplicar as informações teóricas em situações práticas, evoluindo com o passar do tempo. Assim, esse elemento é adquirido com a experiência e atividades do dia a dia.
Atitude
Alguém pode ter muito conhecimento e experiência, porém também é preciso ter vontade para se atingir os resultados. Nesse sentido, ter uma postura proativa e positiva é fundamental para usufruir de tudo que foi conquistado anteriormente, usando os conhecimentos técnicos e habilidades práticas para alcançar objetivos.
Por isso, esse elemento acaba sendo algo que parte mais do funcionário do que da própria organização — apesar que ela pode e deve estimular atitudes benéficas em sua equipe para despertar boas qualidades em cada profissional.
A metodologia CHA considera que esses três pilares formam as competências dos trabalhadores, por isso, são essenciais para investir no aprimoramento de cada colaborador e, consequentemente, da equipe.
Qual o objetivo da metodologia CHA?
Conhecer os pontos fortes e passíveis de mudança de cada profissional é o tipo de informação estratégica essencial para se fazer uma boa gestão de pessoas. Usar a metodologia CHA como método de avaliação contribui para fornecer dados que o RH pode utilizar em suas ações.
É possível identificar as lacunas nos conhecimentos, habilidades e atitudes dos funcionários que prejudicam o seu desempenho nas atividades do dia a dia, além de descobrir oportunidades em relação aos talentos da empresa.
Informações como estas podem ser usadas em diferentes estratégias de gestão de pessoas:
- Recrutamento e seleção: avaliando os profissionais para saber qual deles tem as competências e posturas necessárias para assumir a função e estar alinhado com a cultura organizacional;
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas: promover ações mais assertivas, que trabalhem diretamente com as lacunas dos funcionários que prejudicam sua produtividade e qualidade;
- Plano de carreira: é possível usar essa avaliação para se ter critérios mais confiáveis para se aprovar as promoções dos trabalhadores e mudanças de função;
- Avaliação de desempenho: a metodologia CHA pode ser uma das ferramentas usadas nesse controle, ajudando a fazer um diagnóstico mais preciso dos trabalhadores.
- Gestão de equipes: as lideranças podem considerar essas informações para organizar e delegar as tarefas de acordo com o perfil e evolução dos colaboradores, fazendo uma melhor gestão dos talentos de seu departamento;
Inclusive, é possível usar essa ferramenta para ajudar na autogestão dos profissionais, oferecendo-lhes informações importantes sobre suas competências para que eles saibam em que área investir e, assim, ter melhores resultados na carreira.
Todos esses itens também contribuem para reduzir a temível rotatividade de pessoal, permitindo com que o RH invista em estratégias para trazer os talentos para a empresa, cultivá-los, gerir suas competências e ajudá-los a alcançar o seu potencial.
Como aplicar a ferramenta CHA?
Primeiramente, deve-se definir quais são as competências — conhecimentos, habilidades e atitudes — ideais que cada profissional deve ter e que as funções demandam deles. Ter essa noção ajuda a avaliar o quão perto e quão longe os funcionários estão destes parâmetros.
É importante pontuar que essas competências podem e devem estar alinhadas com os objetivos da empresa, direcionando assim o trabalho e a postura dos funcionários para as questões mais importantes para o negócio.
Depois de definidas, deve-se verificar como cada colaborador cumpre com todos os três eixos. Pode-se inclusive sistematizar essas informações em planilhas, documentos e sistemas para se ter uma melhor visualização desses dados.
A partir dessas informações, o RH e as lideranças precisam desenvolver estratégias e ações para sanar as lacunas e aproveitar o potencial dos talentos da equipe. Treinamento corporativo, desenvolvimento de pessoas, workshops, oficinas, projetos, gamificação… são várias as metodologias que podem ser usadas e combinadas para resolver essas questões e despertar o melhor de cada profissional.
Também é possível, ao aplicar a metodologia CHA, descobrir que é preciso investir em ações para aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores, especialmente ao verificar problemas em suas atitudes. Um funcionário desmotivado e com um relacionamento frágil com a organização não é dedicado e nem busca se aprimorar — e é essencial mudar esse cenário para que ele volte a ser produtivo e trazer bons resultados para o negócio.
Para isso, é fundamental conhecer os trabalhadores e monitorar tanto o seu desempenho profissional como seu relacionamento com a empresa, colegas e lideranças. Existem uma série de ferramentas — assim como a metodologia CHA — que podem ser usadas para enriquecer essa compreensão do perfil, evolução e potencialidades de cada funcionário da organização.
Essas informações são essenciais para que RH e lideranças tomem decisões acertadas e explorem o melhor dos talentos da equipe. Conheça os tipos de avaliação de desempenho e como adotá-las na sua empresa e use as ferramentas certas para fazer uma excelente gestão de pessoas!