Segmentação de mercado é a prática de identificar uma parcela do mercado que tem características, necessidades, hábitos e preferências de consumo semelhantes. Apesar de o comportamento humano parecer subjetivo e abstrato, é possível quantificá-lo e é a partir da segmentação que isso acontece.
O que você vai ver neste artigo:
Quando realizado esse tipo de exercício, a empresa consegue entender melhor sobre o público e direcionar sua estratégia de comunicação e marketing da melhor forma possível. Por isso que essa é uma das ferramentas mais eficazes para os profissionais da área que precisam entender seu público-alvo e partir disso desenvolver campanhas para a venda de produtos e serviços.
Mas você entende o que é segmentação de mercado? Qual seu significado na prática e como ela funciona? A partir deste artigo, você saberá sobre seu conceito, aplicações e demais informações essenciais sobre o assunto. Se tem interesse, basta continuar com a leitura.
O que significa segmentação de mercado?
A segmentação de mercado, como o nome já indica, consiste em dividir em cluster (segmentos) os diversos consumidores de um único produto/serviço. As pessoas de um mesmo grupo devem compartilhar de características parecidas e, geralmente, dispõe de um ou mais aspectos em comum entre eles.
São vários os critérios que afetam as decisões de compra:
- comportamento;
- estilo de vida;
- localização;
- marca;
- faixa etária;
- hábitos de compra e consumo;
- relacionamento com as organizações;
- índice socioeconômico;
- e outros.
Há diferentes motivos que fazem da segmentação de mercado uma prática importante para os dias atuais. Mas um dos principais é a criação de campanhas de marketing personalizadas para cada segmento. Outra serventia da segmentação é utilizá-la para desenvolver o ciclo de vendas de uma empresa, para garantir que esse processo seja mais eficiente.
Em resumo pode-se dizer que ela procura resolver uma grande problemática das áreas de comunicação e marketing: gerar mais conversões de vendas, desenvolvendo campanhas de marketing personalizadas e estratégias de comunicação conforme as necessidades dos segmentos realizados.
Por que devo segmentar o mercado?
Segmentar o público-alvo é uma prática que afeta positivamente na utilização dos recursos da empresa: tempo, dinheiro, pessoas e outros. Isso porque ela dá margens a informações importantes do público interessado na compra do produto ou serviço, que permitam criar campanhas mais personalizadas, diminuindo, assim, os riscos de ações ineficazes.
Mas a segmentação também é importante para priorizar os públicos-alvo. Digamos que ela evidencie consumidores em potencial para a compra de um produto específico, os profissionais de comunicação e marketing podem naquele momento destinar sua atenção e recursos para esse produto de maior interesse dos consumidores.
Os principais métodos de segmentação
Porque a segmentação é feita a partir da coleta de diferentes dados, é preciso que as empresas dediquem esforços para conhecer seu público e dividi-lo em clusters de acordo com os aspectos específicos definidos.
Nos dias de hoje, há diferentes métodos que podem ser adotados para esse processo de segmentação. Separamos os principais deles. Confira logo abaixo.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado possibilita que a empresa tenha uma melhor noção de quem são os consumidores, como eles se comportam e se relacionam com as marcas. Pois, a partir dela, são identificados os gostos, como as pessoas agem no momento da compra, quais critérios utilizam no processo de decisão de uma compra e outras informações.
Logo, através da pesquisa de mercado a empresa passa a:
- entender se seus produtos/serviços são de interesse do público-alvo;
- ter clareza sobre o que fazer para divulgar seus produtos ou serviços;
- identificar mudanças de posicionamento;
- direcionar todo o processo de construção de comunicação e marketing.
Posicionamento diferenciado
Como já mencionado por aqui, as pessoas possuem escolaridade, classe econômica e comportamentos diferentes. Apesar disso, quando se trata sobre decisão de compra, é possível identificar características em comum em pessoas que optam por um produto ou serviço.
Ao extrair essas informações, a empresa consegue posicionar sua marca de forma única no mercado e atender aos desejos, bem como necessidades que esse público com características em comum possui. Através disso, ainda é possível trabalhar a imagem da empresa e com isso facilitar todo o processo de vendas.
Identificação do público-alvo
Dificilmente uma empresa consegue agradar todo mundo, por isso é mais fácil direcionar seus esforços de venda às pessoas que têm maior interesse nos seus produtos ou serviços.
Por exemplo: um e-commerce de artigos esportivos, ela pode dedicar suas campanhas para o público que tem contato com algum tipo de atividade física, mas também pode ser que encontre consumidores que gostam de usar uma moda mais casual no dia a dia e, portanto, também aderem a esse estilo.
Ao identificar isso, é possível construir uma comunicação específica para cada segmento de pessoas, porque cada um demanda um tipo de trabalho diferente.
Logo, aderir a prática de identificar o público antes de colocar alguma campanha de marketing na rua, é essencial para encontrar e separar consumidores em grupos de interesse e direcionar melhor o trabalho.
Como fazer uma segmentação de mercado
Para fazer a segmentação de mercado, o primeiro passo deve ser definir os objetivos. Ou seja, ter clareza do motivo pelo qual você deseja segmentar seu público, pensando em como essa segmentação será usada no futuro e já cogitando quais grupos serão divididos.
Logo em seguida, é importante definir quais os critérios que vão fazer a diferença para a sua empresa. O estilo de vida do consumidor é importante? O grau de escolaridade deve ser considerado? Seu produto ou serviço é destinado para uma faixa etária específica? Liste quais informações são relevantes para depois levantar os dados corretos acerca do seu público.
Feito isso, o próximo passo deve ser destinado a obter informações sobre o seu público-alvo para dividi-los nos grupos corretos. Nessa última etapa, as pesquisas de mercado, identificação do posicionamento diferenciado, bem como a identificação do público são dados que vão te auxiliar e muito.
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Perguntas Frequentes:
A segmentação de mercado, como o nome já indica, consiste em dividir em cluster (segmentos) os diversos consumidores de um único produto/serviço. As pessoas de um mesmo grupo devem compartilhar de características parecidas e, geralmente, dispõe de um ou mais aspectos em comum entre eles.
Para fazer a segmentação de mercado, o primeiro passo deve ser definir os objetivos. Ou seja, ter clareza do motivo pelo qual você deseja segmentar seu público, pensando em como essa segmentação será usada no futuro e já cogitando quais grupos serão divididos.