T&D é a sigla de Treinamento e Desenvolvimento, uma estratégia que faz toda a diferença na gestão de pessoas de uma empresa. Investir no aprimoramento dos funcionários é fundamental para aumentar os resultados de uma equipe, tornando os trabalhadores mais produtivos e eficientes.
O que você vai ver neste artigo:
Entretanto, para se ter resultados, não adianta promover qualquer capacitação — saiba como inovar no treinamento e desenvolvimento e fortaleça os talentos da empresa!
Por que o T&D é importante para empresa?
Investir em treinamento e desenvolvimento (T&D) é uma ação importante para melhorar o desempenho de um negócio. Essa estratégia é capaz de aumentar os conhecimentos técnicos e competências comportamentais dos funcionários para que eles sejam mais produtivos, tenham maior qualidade em seu serviço e gerem mais resultados para a empresa.
Nos treinamentos, é possível que os colaboradores se atualizem a respeito das técnicas ligadas à sua função, saibam as melhores práticas do trabalho, conheçam ferramentas para otimizar as tarefas, entre outros tópicos que fortaleçam suas competências profissionais.
Enquanto isso, as ações de desenvolvimento de pessoas podem ajudar os funcionários a despertarem habilidades que impactam no seu dia a dia, como liderança, comunicação efetiva, proatividade e criatividade, por exemplo.
Todas essas situações acabam impactando positivamente na produtividade e qualidade do trabalho de cada profissional, ajudando-os a explorarem seu potencial e reduzindo o risco dos talentos irem embora.
Treinamento e desenvolvimento para os colaboradores
O T&D é uma estratégia que pode gerar vários benefícios para uma empresa. Mas, é preciso conhecer suas possibilidades primeiro para aproveitar o melhor que ela tem a oferecer.
Dependendo do contexto, as ações podem ser feitas visando resultados a curto, médio e longo prazo. Um programa de integração de novos funcionários, por exemplo, é um tipo de treinamento que demanda que os impactos sejam notados com certa rapidez.
Além disso, é importante considerar as metodologias adotadas: palestras; cursos; EAD; estudo de caso; proposta de projeto; dinâmicas e gamificação são alguns exemplos de atividades eficientes para trabalhar tanto as competências técnicas quanto habilidades sociais. Uma dica interessante é combinar essas ferramentas para enriquecer os processos de aprendizagem e melhorar a experiência dos participantes.
Como inovar o processo de T&D do seu time
Investir em treinamento e desenvolvimento dos funcionários é fundamental, mas, é preciso se atentar a um detalhe importante para que os resultados desejados sejam obtidos — o engajamento dos participantes nas estratégias.
Despertar o interesse dos colaboradores e reter sua atenção nas ações é decisivo para que os conhecimentos passados e atividades de desenvolvimento sejam aceitas e assimiladas pelos funcionários, gerando efeitos positivos na equipe.
Promover as mesmas tarefas e ações com frequência, ainda mais usando metodologias que sejam mais tradicionais, pode acabar diminuindo o engajamento dos profissionais e, consequentemente, reduzir o seu aproveitamento nas dinâmicas.
Quantas informações importantes podem passar despercebidas porque o indivíduo não estava prestando a atenção? Quantas competências poderiam ser aprimoradas se o participante tivesse uma postura mais proativa nas atividades?
Evitar desperdícios como estes é fundamental para extrair o melhor de cada estratégia adotada no T&D. E, uma das formas de se reduzir esse tipo de problema é investindo em ações inovadoras de treinamento e desenvolvimento.
Esse tipo de opção ajuda o RH a explorar o melhor da estratégia, potencializando seus resultados e fortalecendo os talentos da organização. Algumas práticas que podem ajudar a inovar no T&D são:
Definir os treinamentos
Antes de mais nada, é necessário fazer um diagnóstico da situação atual para saber quais são as lacunas nas competências técnicas e habilidades sociais na equipe e como elas afetam o desempenho dos profissionais.
Fazer um levantamento das necessidades de treinamento (LNT) é um primeiro passo para ajudar a definir quais serão os objetivos, metas e ações relacionadas à educação corporativa. Ter essas informações de forma clara é essencial para alocar os esforços e recursos com inteligência e, assim, atingir os resultados desejados.
Planejamento
Investir em planejamento é algo fundamental para qualquer estratégia — o mesmo se aplica ao T&D. É necessário dedicar tempo e esforços em definir questões importantes (como os objetivos, metas e indicadores das ações), pesquisar a fundo determinados tópicos (perfil do público-alvo e metodologias, por exemplo), e completar outras tarefas essenciais (como orçamento, conteúdos e materiais).
Nesse planejamento a intenção de trazer inovação deve permear todas as decisões para que esse elemento contribua com os resultados da ação, e não acabe gerando desperdícios ou que seu impacto seja baixo em comparação aos esforços empregados.
Parcerias
Contar com empresas especializadas para contribuir com as atividades de T&D é uma forma de inovar e melhorar os resultados da ação. Essas parceiras tem expertise em questões como elaborar conteúdos personalizados, adotar metodologias eficientes e implementar processos de aprimoramento, que podem fazer toda a diferença na estratégia.
Em vez de aplicar as mesmas dinâmicas, a organização vai contar com uma ampla gama de serviços para extrair o melhor de cada atividade e tornar os colaboradores mais produtivos, motivados e eficientes.
Práticas como gamificação e autogestão
A escolha das metodologias usadas nas ações de treinamento e desenvolvimento influência nos impactos da estratégia. Métodos pouco engajadores e que demandam uma postura mais passiva de aprendizagem acabam tendo resultados menores do que outros, que incentivam uma participação mais ativa dos colaboradores na dinâmica.
A gamificação, por exemplo, usa elementos de jogos nas atividades educativas para aumentar a motivação dos funcionários e oferecer uma experiência mais imersiva de aprendizagem. Recursos como pontuação, recompensas e storytelling estimulam os participantes a completarem as tarefas, estudando e se divertindo ao mesmo tempo.
Pensar em métodos que explorem a autonomia dos profissionais também é uma forma de inovar no T&D. Conceitos como a autogestão podem ser aproveitados para incentivar uma postura de maior comprometimento, responsabilidade e independência da parte dos funcionários.
Cultura da inovação
Pensar em inovação na empresa é algo que vai além de adotar esse conceito em uma ou outra estratégia. Para inovar de verdade, é preciso acolher essa mentalidade no DNA da organização, promovendo-a em cada processo, plano de ação e atividade.
Não deixe seu negócio ficar para trás: descubra a importância da cultura de inovação e torne sua empresa mais competitiva!
Essa estratégia é capaz de aumentar os conhecimentos técnicos e competências comportamentais dos funcionários para que eles sejam mais produtivos, tenham maior qualidade em seu serviço e gerem mais resultados para a empresa.
Existem algumas maneiras de inovar nesse processo, como: planejamento, práticas como gamificação e autogestão, cultura da inovação da empresa, parcerias e não menos importante definir esses processos de treinamento.