9 Técnicas de persuasão para aplicar na vida pessoal e profissional

Duas mulheres próximas uma da outra perto de uma janela
18 jan 2024

Técnicas de persuasão em vendas são mecanismos utilizados para convencer um indivíduo a tomar uma decisão de compra. Construídos a partir de estudos da psicologia, essas técnicas podem ser utilizadas pela equipe comercial a fim de melhorar sua performance e, assim, garantir melhores resultados.

Aprender técnicas de persuasão é algo importante tanto na vida profissional quanto pessoal. Afinal, é preciso muitas vezes saber convencer as pessoas para que diversas portas se abram: fazer o cliente se interessar por um produto/serviço; pedir uma promoção, aumento no salário ou até mesmo conseguir um bom desconto em uma loja. 

Descubra nesse artigo 9 técnicas de persuasão que você pode usar no trabalho ou então na rotina cotidiana e aprenda a negociar melhor com as pessoas! 

O que são técnicas persuasivas?

A técnica persuasiva é um conjunto de estratégias e métodos utilizados para influenciar, convencer ou modificar as atitudes, opiniões ou comportamentos de uma pessoa ou grupo de pessoas. O objetivo é levar o receptor da mensagem a adotar uma perspectiva específica, tomar uma decisão favorável ou realizar uma ação desejada pelo persuasor.

Essas técnicas estão presentes em diversos campos, como publicidade, marketing, vendas, política, relações interpessoais e educação. A eficácia das técnicas persuasivas muitas vezes está ligada à compreensão profunda da psicologia humana, explorando aspectos emocionais, cognitivos e sociais.

Ao entender essas técnicas persuasivas, as pessoas podem desenvolver uma maior conscientização sobre as influências em suas decisões e, ao mesmo tempo, tornarem-se comunicadores mais eficazes. No entanto, é importante usar essas técnicas com responsabilidade, ética e respeito pelos valores individuais e coletivos.

O que é tática de persuasão?

Ter poder de convencimento é uma das competências mais importantes na sociedade e que nos é cobrada desde cedo — quantas vezes quando você era criança e adolescente teve que pedir para que os seus pais/responsáveis deixassem sair com os amigos? Quais eram os argumentos ou até mesmo o jeito de falar que os convencia a permitir o passeio?

Essa habilidade permeia o resto das nossas vidas: ao pedir para fazer uma atividade extra nos estudos para melhorar uma nota; um aumento de salário ou para sair mais cedo certo dia por X motivos; ou então para ter um belo desconto em uma loja ou com prestadores de serviço… Em todos estes casos ser persuasivo, usando as estratégias e palavras corretas, conta a seu favor para conseguir o que se quer. 

Porém, nem todo mundo tem facilidade com esta questão, sentindo-se angustiado ao ter que convencer alguém sobre determinado assunto, seja na vida profissional como na pessoal. 

Felizmente, diversas habilidades subjetivas podem ser desenvolvidas — basta ter os estímulos e treinamentos corretos para despertar as competências e aprender usá-las na hora certa.

9 Técnicas de Persuasão 

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para tornar o processo de convencimento mais tranquilo e efetivo. Lembrando: persuadir não significa enganar ou manipular, e sim fazer uma negociação onde todos saiam ganhando. 

Confira agora 9 técnicas de persuasão que você pode adotar na vida pessoal e profissional.

1- Comece de forma amigável

Todo mundo simpatiza mais com quem lhe trata com educação. Parece óbvio, mas na pressão essa questão pode passar batido. Evite passar uma imagem de arrogância, irritação (mesmo que não seja direcionada a pessoa com que você vai falar) e até mesmo de nervosismo. 

Em vez disso, busque passar uma boa imagem desde o início da negociação ou até mesmo antes — como ao pedir um aumento: dificilmente o gestor irá atender esse requerimento se o colaborador não estiver cumprindo suas funções adequadamente. 

2- Desperte a afeição

Seguindo por esta mesma linha, as pessoas tendem a concordar com quem já possuem algum laço de afetividade, como confiança, simpatia e admiração. Criar essa conexão é fundamental para manter relacionamentos saudáveis, duradouros e mutuamente benéficos.

Por isso é preciso exercer várias competências importantes para formar essa ligação, como a empatia, respeito e escuta — busque ouvir o que a outra pessoa tem a falar e tente se conectar a ela. 

3- Identifique a necessidade

A negociação deve ser vantajosa para todos os lados, inclusive para quem você vai conversar. Uma das maneiras de fazer isso é identificando uma necessidade que a pessoa tenha: uma venda, por exemplo, deve sanar a dor do cliente — é isso que motiva a compra e conquista o consumidor. 

Por isso se coloque no lugar da pessoa com quem você quer negociar, pensando nas suas necessidades, desejos, expectativas e o quais argumentos iriam convencê-la melhor. 

4- Tenha autoridade

Uma das estratégias mais eficientes, usada inclusive em áreas como marketing, é criar uma imagem de autoridade no assunto em questão. Ter a chancela de especialista ajuda as pessoas a confiarem no que você tem a dizer, o que é um bom estímulo para conseguir persuadi-las. 

5- Use a ideia escassez

Outra ideia bastante usada na área de vendas é usar o princípio da escassez: as pessoas se sentem mais tentadas a comprar algo que sentem estar acabando, como uma peça de roupa exclusiva ou as últimas vagas para um curso/evento/etc. Isso também desperta o sentimento de urgência para adquirir o produto ou serviço ofertado. 

6- Aproveite a prova social

As pessoas são seres sociais que buscam a chancela uma das outras antes de tomar decisões: quantos contatos você já consultou antes de comprar um produto ou serviço?

Mesmo que seja vendo comentários de desconhecidos na internet, principalmente influenciadores digitais, as pessoas naturalmente buscam a opinião alheia e é possível usar isso em seu favor na hora de persuadir alguém. 

7- Lance um desafio

Você nunca viu algum produto ou serviço ser ofertado com um “tenha retorno X ou o seu dinheiro de volta”? Essa estratégia pode funcionar com as pessoas que gostam de ser estimuladas, porém deve-se ter cautela para não provocar demais e acabar gerando irritação. 

Além disso, é preciso que a contrapartida da negociação seja verdadeira — ou se não estragos possivelmente irreparáveis serão feitos na relação. 

8- Seja flexível

Uma das habilidades mais importantes em uma negociação é a flexibilidade. Nem sempre é possível prever o que irá ocorrer, porém é preciso estar aberto a considerar outras opções para acomodar as necessidades de todas as partes. 

Por isso planeje bem antes de tentar persuadir a pessoa, analisando as outras possibilidades que podem surgir na conversa além das que você deseja.

9- Use o storytelling

Outro recurso que está trazendo muitos resultados, em diversas esferas, é o storytelling. Basicamente, esse termo significa a arte de contar uma história — que envolve, emociona e engaja o público-alvo. 

Um storytelling bem feito consegue persuadir uma pessoa a comprar, se interessar por uma causa social e até mesmo mudar de opinião a respeito de determinado tema. Por isso, é técnica de persuasão poderosa que pode mudar tudo em uma negociação.

Como desenvolver a persuasão?

Há 4 práticas possíveis de serem trabalhadas a fim de melhorar a habilidade de persuasão. São elas:

  • Desenvolva a inteligência emocional;
  • Defina tom de voz e linguagem apropriada;
  • Treine bastante; e
  • Trabalhe a sua linguagem corporal.

Veja, a seguir, detalhes de cada uma dessas dicas e comece hoje mesmo a aprender como desenvolver melhor a sua persuasão.

  1. Desenvolva a inteligência emocional

Inteligência emocional trata-se da capacidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros. É uma habilidade importante para desenvolver competências relacionadas à persuasão porque para fazer isso, é necessário lidar com as próprias emoções e entender a motivação do outro.

  1. Defina tom de voz e linguagem apropriada

Para ser convincente, ou seja, persuadir as pessoas, é preciso, primeiramente, passar confiança. Ter um tom de voz definido e utilizar uma linguagem apropriada são práticas que ajudam nesse sentido.

Você não deve, por exemplo, utilizar gírias ou termos muito técnicos, para não gerar falta de compreensão. Você precisa avaliar o ambiente em que está inserido e o seu interlocutor, porque cada cenário exige um tipo de linguagem - às vezes, mais formais, outras mais informal.

Entenda que para persuadir uma pessoa, você também precisa saber ouvir. Só assim compreenderá seus sentimentos e pensamentos e entenderá a melhor maneira de vender seus argumentos para persuadi-la.

  1. Treine bastante

A persuasão é uma habilidade treinável. Ao implementar pequenas atitudes no seu dia a dia, você consegue melhorar nesse aspecto.

A persuasão abrange habilidades pessoais e psicológicas que precisam ser buscadas por meio de estudos, práticas e interações com quem domina sobre o assunto.

Buscar por autores autoridades no assunto, ler artigos científicos publicados on-line, livros técnicos, fazer cursos, participar de seminários são práticas que podem auxiliar nessa jornada.

Você também pode adicionar à sua rotina de estudo a prática, desenvolvendo um discurso persuasivo para compartilhar com um amigo ou familiar, por exemplo; ou simulando uma negociação.

  1. Trabalhe a sua linguagem corporal

Linguagem corporal é uma comunicação não-verbal. São mensagens que o corpo expressa sobre o que estamos pensando e/ou sentindo.

Pesquisas mostram que durante uma conversa 55% da interação é feita por meio da linguagem corporal, enquanto a voz se torna responsável por 38% e a fala somente 7%.

Com isso, pode-se observar que a linguagem corporal é muito importante na persuasão, pois ela é responsável por transmitir confiança e entusiasmo.

Portanto, em uma conversa persuasiva, é importante:

  • Se atentar a postura, para que esteja ereta;
  • Fazer contato visual;
  • Sorrir;
  • Se comunicar de forma clara e objetiva.

Depois de se atentar a isso, é hora de observar a voz. Ela precisa ser firme para expressar confiança, mas não pode ser gritada.

Como leu nas dicas acima, a persuasão é uma habilidade que pode ser adquirida, mas é preciso uma série de estudos e práticas para aperfeiçoá-la. E esses estudos devem abranger tanto a linguagem verbal como a corporal.

Conclusão

Saber usar as técnicas de persuasão certas no momento ideal é um importante passo para atingir seus objetivos. No entanto, é preciso também se atentar a outros fatores para que a negociação seja positiva para todos os lados.

Primeiro, prefira o cara a cara a outros meios de comunicação: nenhum e-mail, telefone ou mensagem é tão eficiente quanto uma negociação pessoal e presencial, feita olho no olho. 

Outra questão, ainda nesse sentido, é se atentar a linguagem não verbal. O corpo realmente fala: ficar com uma postura defensiva e fechada dificilmente irá ajudar em seus argumentos, enquanto uma mais relaxada, mas ainda sim confiante e séria, irá contar bastante na negociação.

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Qual a importância das técnicas de persuasão?

Aprender técnicas de persuasão é algo importante tanto na vida profissional quanto pessoal. Afinal, é preciso muitas vezes saber convencer as pessoas para que diversas portas se abram: fazer o cliente se interessar por um produto/serviço; pedir uma promoção, aumento no salário ou até mesmo conseguir um bom desconto em uma loja. 

Quais são as técnicas de persuasão mais utilizada?

1- Comece de forma amigável
2- Desperte a afeição
3- Identifique a necessidade
4- Tenha autoridade
5- Use a ideia escassez
6- Aproveite a prova social
7- Lance um desafio
8- Seja flexível
9- Use o storytelling

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