Antes de assinar com uma plataforma de gamificação, muitas empresas e gestores resolvem fazer um teste gratuito com essas soluções para conhecer na prática os seus recursos. Porém, nesse processo é importante aproveitar ao máximo o período de experimentação e realizar uma avaliação produtiva para escolher a melhor ferramenta para o seu negócio — caso contrário, pode-se acabar tendo mais dúvidas do que antes.
O que você vai ver neste artigo:
- Aproveite o Teste Gratuito: Explore ao Máximo as Funcionalidades
- Defina seus Objetivos e Necessidades
- Como aplicar a ferramenta CHA?
- Experimente Todas as Funcionalidades da Plataforma
- Crie Campanhas de Teste e Avalie os Resultados
- Avaliação Completa: O Que Verificar Antes de Assinar
- Usabilidade: Facilidade de Uso e Experiência do Usuário
- Funcionalidades: Recursos Essenciais para o Seu Negócio
- Suporte e Atendimento: Garantia de Funcionamento
- Decida com Segurança: Escolha a Plataforma Ideal
- Compare os Resultados do Teste Gratuito
- Analise o Custo-Benefício de Cada Plataforma
Está interessado em investir em uma solução gamificada para sua organização? Saiba o que avaliar ao fazer o teste gratuito e encontre a plataforma ideal para sua empresa!
Aproveite o teste gratuito: explore ao máximo as funcionalidades
Sua organização decidiu investir na gamificação para alcançar mais resultados em alguma ou em várias de suas estratégias e processos. Após fazer várias pesquisas, descobriu-se que uma ou outra ferramenta disponível no mercado são promissoras para resolver as necessidades do seu negócio.
Mas, qual escolher? E, se apenas sobrar uma opção, como ter certeza de que ela é a ideal antes de investir uma quantia considerável nessa estratégia?
Para facilitar essa decisão e mostrar suas funcionalidades na prática, muitas plataformas oferecem um período de experimentação gratuito para que os gestores de uma empresa possam conhecer de perto cada recurso.
Porém, para fazer uma escolha acertada, também é importante se preparar para aproveitar esse teste da melhor forma — senão, essa ação pode gerar mais dúvidas, confundir ou não ser capaz de mostrar um cenário mais realista do potencial da solução, para o bem ou mal.
Nesse sentido, antes de clicar no botão de teste, é fundamental seguir algumas orientações básicas.
Defina seus objetivos e necessidades
É preciso relembrar os objetivos que se deseja alcançar com a adoção da gamificação e as necessidades devem ser solucionadas por ela na hora de realizar o teste.
Por que investir nessa estratégia? Quais metas devem ser atingidas? Em quais áreas e processos a ferramenta será implementada? Qual o público irá interagir com ela? Quais resultados devem ser conquistados? Perguntas como estas ajudam a orientar a avaliação das soluções.
Experimente todas as funcionalidades da plataforma
Para fazer um bom teste é importante organizar a agenda para ter tempo de explorar todos os recursos que a ferramenta oferece. Ter esse cuidado e aproveitar cada funcionalidade é fundamental para realizar uma escolha mais acertada.
A plataforma realmente oferece tudo que promete? Os recursos são bem aproveitados na dinâmica ou há caminhos a serem explorados? Ela permite um certo grau de personalização ou somente propicia um template padrão? Usufrua cada momento para se aprofundar na solução e em seus elementos.
Crie campanhas de teste e avalie os resultados
Algumas plataformas permitem a criação de campanhas de teste no período de experimentação. Se for este o caso, aproveite ao máximo essa possibilidade para ter uma noção mais prática do que a ferramenta oferece e dos seus impactos com o público-alvo.
Também é interessante avaliar os resultados dessa campanha-teste depois para ter uma melhor ideia de quais são as lacunas, oportunidades e pontos positivos da solução gamificada neste quesito.
Avaliação completa: o que verificar antes de assinar
Além dessas noções básicas, há alguns itens que fazem toda a diferença na aceitação e sucesso de uma plataforma gamificada. Todos eles devem ser considerados antes de se assinar com um serviço de gamificação:
Usabilidade: Facilidade de uso e experiência do usuário
Uma das características fundamentais em qualquer plataforma é a sua usabilidade: o público-alvo deve ter facilidade em navegar por todos os recursos do software, aproveitando cada funcionalidade e tendo uma boa experiência — sem travamentos, bugs ou recursos escondidos e nada acessíveis.
Para evitar problemas, é possível fazer pequenos testes com algumas pessoas que irão utilizar a solução gamificada no seu dia a dia para verificarem se conseguem usá-la tranquilamente ou se tem dificuldades em acessar cada um de seus recursos. Assim, caso eles tenham problemas nessa navegação, pode-se riscar esse software da lista.
Funcionalidades: recursos essenciais para o seu negócio
Outra questão fundamental que deve ser avaliada nesse período é se a plataforma traz as funcionalidades essenciais que fazem uma gamificação ser eficiente.
Um sistema de pontuação e um ranking, por exemplo, são elementos-chave para motivar o público a participar das atividades, criando um ambiente saudável de competição. Enquanto isso, uma plataforma que oferece uma análise de dados estratégicos é fundamental para que os gestores façam diagnósticos certeiros da ação como um todo e tomem as melhores decisões para aprimorá-la.
Suporte e atendimento: garantia de funcionamento
Existe um fator que vai além da plataforma em si, mas que faz toda a diferença no dia a dia: o suporte e o atendimento. É importante escolher uma empresa parceira que tenha excelentes canais de comunicação, além de uma postura de prontidão e qualidade, para te ajudar quando problemas e/ou dúvidas surgirem.
Imagine ter que esperar dias por uma resposta ou então nenhum contato ser capaz de resolver uma complicação… é fundamental ter confiança total na sua fornecedora para que essa parceria tenha sucesso.
Decida com segurança: escolha a plataforma ideal
Após realizar os testes em algumas ferramentas gamificadas, é a hora da decisão — mas, se ainda existirem dúvidas, como bater o martelo?
Compare os resultados do teste gratuito
Os gestores podem usar todos os itens descritos neste artigo para criar uma tabela das características de cada plataforma testada. Pode-se usar uma escala de notas ou então de satisfação para criar um ranking com os sistemas — quais se saíram melhor e em que itens? Quais desses critérios são vistos como mais importantes para a empresa? E para o público-alvo? E quais foram os seus pontos negativos e lacunas? O que não deu para explorar ou analisar?
Analise o custo-benefício de cada plataforma
Com essa tabela em mãos, é o momento de avaliar qual solução oferece o melhor custo-benefício e qual se encaixa melhor nas necessidades da empresa.
Nessa etapa é importante resgatar os objetivos e metas que foram definidos no planejamento da estratégia, considerando também o público-alvo da ação, orçamento e cronograma de todo projeto.
Comparando essas informações com a tabela feita anteriormente, pode-se chegar a um vencedor!
Mas, se mesmo assim ainda existirem dúvidas… os gestores têm mais uma opção para desempatar: olhar os casos de sucesso e clientes que a empresa já atuou. Assim, é possível ver se ela já trabalhou com os processos e áreas que você deseja implementar a gamificação e quais foram os resultados alcançados com essas ações — além de mostrar mais oportunidades para a sua empresa explorar essa estratégia.
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