Investir em treinamento e capacitação de funcionários é fundamental para fortalecer os talentos da empresa. Graças a essa estratégia, o negócio pode ter resultados melhores ao contar com colaboradores mais produtivos, qualificados e engajados em suas atividades.
O que você vai ver neste artigo:
Porém, algumas organizações ainda têm uma série de dúvidas sobre as ações de educação corporativa de forma geral. Confira alguns exemplos de casos em que investir em treinamento e capacitação dos funcionários é fundamental para aumentar o desempenho da equipe e aproveite o melhor dessa ferramenta!
Treinamento e capacitação de funcionários: quando investir?
Cada estratégia adotada na empresa demanda esforços, tempo e capital para ser realizada e gerar os impactos positivos desejados. Em alguns casos, os gestores devem escolher cuidadosamente em qual área e ação investir para alocar seus recursos com inteligência para que potencializem os resultados do negócio.
E uma estratégia que pode ajudar nessa situação é o treinamento e capacitação dos funcionários — especialmente em alguns cenários específicos:
Cenário 1 - Lacuna de conhecimento/competência
Sempre há aquele colaborador que é excelente em diversos âmbitos, mas que tem uma dificuldade ou falha de aprendizagem que acaba prejudicando o seu trabalho.
Um vendedor que sabe conquistar os clientes como ninguém, porém não consegue operar um sistema que seu setor utiliza no dia a dia. Ou um profissional de T.I que domina várias linguagens, mas tem dificuldade em uma em específico e não é capaz de cumprir todas as suas funções.
Esses são apenas dois exemplos práticos de como uma lacuna de conhecimento pode impactar negativamente a produtividade e até mesmo o fluxo de trabalho — pois em alguns casos um colega tem que interromper suas atividades para auxiliar esses profissionais nessas demandas.
Investir em treinamentos e capacitações focadas nestas falhas específicas vai ajudar a sanar de forma assertiva diversas causas que geram problemas para as equipes, melhorando assim sua produtividade e qualidade.
Cenário 2 - Aproveitar oportunidades
E, quando o inverso ocorre? O que fazer quando um funcionário começa a demonstrar uma tendência natural a realizar com competência algumas atividades que estão fora da suas funções tradicionais — como um colaborador que acaba agindo como uma liderança positiva na equipe ou então um assistente de marketing que faz postagens textuais nas redes sociais, mas que também sabe fotografar e filmar em boa qualidade. Por que não estimular ainda mais o crescimento desses trabalhadores?
Identificar oportunidades de fortalecer uma determinada habilidade que os profissionais já demonstram inclinação é uma forma de aumentar os resultados da equipe ao explorar os talentos internos. Às vezes, basta um empurrãozinho com uma capacitação específica para aproveitar ainda mais os profissionais qualificados que já fazem parte da empresa.
Cenário 3 - Promoção de funcionários
Neste sentido, é fundamental investir no treinamento dos trabalhadores que receberão uma promoção. Por mais competente que seja esse colaborador, sempre há alguma habilidade ou conhecimento que ele necessite desenvolver para assumir sua nova função, preparando-o melhor para os próximos desafios e responsabilidades.
Caso contrário, essa transição poderá ser mais complicada do que precisa ser, prejudicando não somente a produtividade e qualidade do trabalho como também a motivação e autoestima do funcionário em questão, que irá se deparar com problemas que poderiam ser atenuados com a capacitação certa.
Cenário 4 - Onboarding de novos colaboradores
Se um profissional que é promovido precisa de um treinamento para assumir outra função, imagine o quanto um recém-contratado se beneficiaria com essa mesma estratégia: investir em onboarding dos novos funcionários com treinamentos especiais é essencial para acolher e preparar os novatos para os desafios cotidianos.
Além disso, ter um programa de integração ajuda a estimular a motivação e engajamento do novo colaborador desde o seu início na empresa, incentivando também que tenha um relacionamento mais amigável com os seus colegas. Tudo isso contribui para aproveitar os talentos e promover um ambiente mais saudável de trabalho.
Cenário 5 - Atualização de conhecimentos
Por mais competente e preparado que seja um profissional, sempre há algo que ele possa descobrir que vai melhorar o seu trabalho. Especialmente em algumas áreas e funções específicas, como as que são diretamente ligadas à tecnologia e inovação, é fundamental manter a empresa e seus colaboradores atualizados nas novidades do mercado para não ficarem para trás.
Capacitar os funcionários nessa demanda contribui para que eles apliquem as melhores práticas, técnicas e estratégias nas suas atividades, além das mais novas ferramentas para otimizar o seu trabalho.
Conceitos em alta como o lifelong learning acreditam que o aprendizado e o aprimoramento é uma jornada que dura a vida toda — por que não aproveitar essa ideia e promover uma capacitação contínua para os funcionários da empresa, independentemente do seu estágio profissional?
Porém, outra questão que é imprescindível considerar ao adotar o treinamento e capacitação dos funcionários são as metodologias usadas na estratégia. Não adianta oferecer os conteúdos mais qualificados para os participantes se eles não são trabalhados de forma engajadora e produtiva — caso contrário, os colaboradores podem não aproveitar verdadeiramente as ações de educação empresarial e até mesmo abandoná-las durante as ações.
Existem vários métodos para evitar esses e outros problemas nos treinamentos corporativos, mas um dos que mais se destaca no mercado é a gamificação.
Como a gamificação pode ajudar?
Investir em metodologias inovadoras ajuda a tornar os treinamentos e capacitações mais dinâmicas e eficientes, aproveitando técnicas diversificadas para enriquecer a aprendizagem dos funcionários.
Um dos métodos mais renomados adotados neste sentido é a gamificação — essa estratégia usa elementos, design e lógica comuns aos jogos para motivar as pessoas a realizarem determinadas ações e até mesmo a mudarem comportamentos. Recursos como storytelling, avatares e pontuação tornam a experiência de treinamento e capacitação mais interativa e imersiva, aumentando assim o engajamento e aprendizado dos participantes.
Além disso, as plataformas gamificadas são capazes de coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos colaboradores nas atividades, oferecendo assim informações estratégicas para aprimorar a educação corporativa e os resultados dos profissionais no dia a dia.
Mas estes são apenas alguns motivos para se adotar essa estratégia — descubra porque a gamificação é tendência nos treinamentos corporativos atuais e fortaleça a capacitação e desempenho dos seus funcionários!
Em alguns casos, os gestores devem escolher cuidadosamente em qual área e ação investir para alocar seus recursos com inteligência para que potencializem os resultados do negócio.
E uma estratégia que pode ajudar nessa situação é o treinamento e capacitação dos funcionários — especialmente em alguns cenários específicos.
Um dos métodos mais renomados adotados neste sentido é a gamificação — essa estratégia usa elementos, design e lógica comuns aos jogos para motivar as pessoas a realizarem determinadas ações e até mesmo a mudarem comportamentos. Recursos como storytelling, avatares e pontuação tornam a experiência de treinamento e capacitação mais interativa e imersiva, aumentando assim o engajamento e aprendizado dos participantes.