Treinamento de vendas é uma ação do contexto corporativo voltado para atender às necessidades de desenvolvimento da equipe. É uma prática estratégica determinante para o aperfeiçoamento dos profissionais do setor e que está diretamente relacionada aos resultados da área de vendas
Capacitação é a chave para o melhor desempenho em praticamente qualquer área, inclusive em atendimento e vendas. Um profissional melhor orientado sempre terá uma performance melhor e mais consistente ao longo do tempo, em comparação com outro que está descobrindo tudo sozinho por tentativa e erro. Por isso, você deve investir bastante no treinamento em vendas da sua empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Porém, não se trata apenas de oferecer um protocolo de atendimento e mostrar aos vendedores como utilizar a lista de contatos da empresa. Você precisa definir quais são as competências mais importantes para a performance da sua equipe e aprender técnicas de treinamento que otimizem o aprendizado.
Para te ajudar a alcançar melhores resultados, separamos aqui 4 dicas para aprimorar o treinamento em vendas do seu negócio. Acompanhe:
1. Faça sessões curtas e direcionadas
Se você já tem um conhecimento aprofundado sobre a área de vendas, com bastante experiência no seu trabalho, há o risco de acabar sobrecarregando a equipe com conteúdo sem nem perceber. Pode ser que tudo se encaixe bem na sua cabeça, mas é muito para os novatos assimilarem de uma só vez.
A melhor abordagem aqui seria utilizar o microlearning, muito usado em treinamentos gamificados. Ao invés de transmitir toda a informação de uma vez, você foca cada sessão em um conteúdo específico bem delimitado. Isso permite um feedback imediato e reforça o uso da interação como fonte de aprendizado.
2. Tenha um sistema de recompensa
Motivação é uma parte importante do bom desempenho em qualquer trabalho. Isso inclui o resultado obtido em uma sessão de treinamento. Se você tiver alguma forma de recompensar seus colaboradores durante esses treinamentos, logo verá um aumento no empenho e no aprendizado.
Há diversas formas de implementar um sistema de recompensas em seus treinamentos, os quais não precisam ser na forma de dinheiro. Por exemplo, vendedores que excederem a performance esperada podem ganhar algum destaque ou prestígio. Isso gera um ciclo de feedback positivo, onde bons resultados levam a recompensas e vise-versa.
3. Aposte em feedbacks rápidos e detalhados
Em todo treinamento em vendas, é importante que você seja direto, rápido e específico em seus feedbacks. Elogios e críticas muito abrangentes, como “você é muito bom” ou “precisa melhorar”, não são bons pontos de referência para o aprimoramento. Após um erro, o colaborador deve saber exatamente o que fazer para ajustar seu desempenho.
Por exemplo, se o colaborador comete um erro simples durante o treinamento, notificá-lo permitirá que ele corrija sua ação e aprenda a ação correta imediatamente. Dessa forma, os colaboradores poderão desenvolver habilidades específicas mais rapidamente.
4. Sempre faça treinamentos práticos
Pode parecer óbvio, mas muitos gestores acabam esquecendo esse ponto. Treinamentos práticos, com simulações e trabalho monitorado, são tão importantes quanto a teoria. Após aprenderem a utilizar uma nova ferramenta de atendimento, eles ainda precisam de tempo e experiência para conseguir colocar tudo em prática com a qualidade desejada.
Com essas técnicas para treinamento em vendas, você já deve conseguir mais eficiência nos treinamentos, gerando mais rentabilidade para a equipe e um faturamento mais consistente. Com um pouco mais de direcionamento e gamificação, você obterá resultados bem melhores.
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Pilares para um bom treinamento de vendas
Técnicas de Venda: Se não o mais importante pilar, a técnica de venda pode ajudar na questão da persuasão com os clientes e, assim, fechar negócios mais rápido e assertivo. Um bom treinamento de vendas, deve ensinar teoria e prática, visando orientar no cotidiano como aplicar as técnicas adequadamente no ambiente de trabalho.
Conhecimento do produto: Conhecer o que se está vendendo é primordial para entender e esclarecer dúvidas possíveis que o cliente possua, e até mesmo questionamentos a respeito do serviço ou produto e diferenças entre sua empresa e o estabelecimento do concorrente. Isso inclui entender características, benefícios e diferenciais, além de saber como apresentar de melhor forma, clara, objetiva e convincente aos clientes.
Habilidades de comunicação: Você já foi atendido de forma desanimada, rápida, sem contato olho no olho? Este treinamento evita essas formas inadequadas de atendimento,isso porque o tom de voz é responsável pela animação, alegria, empolgação, curiosidade e persuasão. Sem falar no aprendizado em saber ouvir o cliente, falar e escrever de forma adequada, seja para responder um e-mail, rede social, esclarecer dúvidas no whatsapp, etc. Um bom treinamento de vendas, deve incluir atividades práticas de oratória que ajudem os vendedores a aprimorar suas habilidades de comunicação.
Conhecimento do mercado: Como é bom encontrar um ambiente para comprar um produto ou serviço e saber que a pessoa que lhe recepciona, tem entendimento atualizado das novidades e do âmbito que trabalha. Um bom treinamento em vendas deve fornecer informações sobre o mercado e orientações sobre como se manter atualizado. Os vendedores precisam entender o mercado que atuam e principalmente conhecer concorrentes, tendências, mudanças repentinas, e a necessidade do cliente.
Motivação e engajamento: Somente estabelecer uma meta mensal e cobranças constantes, não vai fazer com que o seu funcionário tenha motivação ou engaje no trabalho. Vendedores precisam de motivações melhores. O treinamento deve incluir estratégias para motivação e engajamento, reconhecimento, incentivos, bonificação e feedback positivo.
Acompanhamento e feedback: Na sequência da motivação e engajamento, essa é a parte do treinamento das equipes de vendas em que é fundamental garantir que os vendedores estejam aplicando tudo aquilo que aprenderam no decorrer do trabalho e treinamento, e, melhorando as suas situações diárias.
Nesse tópico se enquadra o feedback não somente positivo como o construtivo, conversar com o seu funcionário e entender todas as situações que estejam ocorrendo para um baixo desempenho e, assim, aplicar mecanismos de reuniões individuais para discutir a respeito de avaliações de desempenho e relatórios de vendas, acompanhar de perto e garantir melhores resultados do vendedor.
Além dos pilares mencionados anteriormente, existem outras questões e aspectos importantes que podem ser considerados um complemento para os pilares de vendas, como por exemplo.
Pilares complementares
Focar no cliente: Muito se ouve que, “o cliente tem razão”. Calma! Existe também um livro que se chama, “O Código do Consumidor”, e nesse treinamento o foco é em clientes. O vendedor entenderá um pouco mais sobre seus deveres, responsabilidades, como abordar, dar atenção e atender de forma correta o cliente. Isso inclui, entender e ouvir quais são as necessidades, dúvidas, reclamações, troca e desejos do cliente, garantindo uma conversa civilizada, calma, foco no problema e rápida solução, fornecendo um excelente atendimento e um feedback satisfatório até em casos complicados.
Gerenciamento do tempo: Os vendedores principalmente os que possuem metas de vendas para alcançar, precisam gerenciar bem o tempo e otimizar o serviço, isso inclui priorizar as atividades mais importantes, fazer um planejamento correto, tanto diário quanto mensal, e evitar distrações que possam prejudicar a produtividade e atrapalhar o atendimento com o cliente.
Aprendizado contínuo: Um bom vendedor é aquele que se preocupa em se manter atualizado, está sempre se aperfeiçoando, conhecendo novas técnicas, tendências, pesquisando formas de atendimento, modos de diversificar a entrega dos serviços e produtos para conquistar os clientes, maneiras de fidelizar, etc.
Isso assegura uma constante evolução e torna o vendedor o número um, com grandes chances de oportunidades, prêmios, reconhecimento, podendo subir de cargo em curto prazo de acabar treinando e capacitando outros vendedores e consequentemente ganhando mais por isso. Esses aprendizados podem ser por meio de: workshops, webinars, e-books, treinamento, palestras, cursos, entre outras opções.
Persistência e resiliência: Vendas é um trabalho desafiador, demanda de tempo, estudo, performance, formas de vestimenta muitas das vezes, faixa etária, locução, comportamento físico, e, principalmente, paciência, persistência e resiliência, para superar as adversidades e se manter trabalhando duro para alcançar suas metas e objetivos.
Isso inclui saber lidar com situações diárias dificultosas, muitas das vezes uma rejeição, palavras de baixo calão, falta de paciência e agressividade da parte do cliente, superiores despreparados, ambiente com falta de recursos entre outras. E é por isso que o vendedor precisa encontrar maneiras de contornar as objeções dos clientes e outros fatores desconfortáveis para manter-se motivado, descansado, focado e forte mesmo quando as coisas não estão tão boas no trabalho.
Por fim, o treinamento de vendas é um investimento completo para se obter sucesso em sua equipe de vendedores. Ele fornece: conhecimento sobre produto, técnicas de vendas, técnicas de oratória, exercícios práticos, habilidades comportamentais e de comunicação, palavras-chave sobre negócios, conhecimento de mercado, motivação, feedback entre outros aspectos que formem um excelente funcionário altamente preparado para atender clientes e garantir ótimas vendas.
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Conhecimento do produto: Conhecer o que se está vendendo é primordial para entender e esclarecer dúvidas possíveis que o cliente possua, e até mesmo questionamentos a respeito do serviço ou produto e diferenças entre sua empresa e o estabelecimento do concorrente. Isso inclui entender características, benefícios e diferenciais, além de saber como apresentar de melhor forma, clara, objetiva e convincente aos clientes.
Habilidades de comunicação: Você já foi atendido de forma desanimada, rápida, sem contato olho no olho? Este treinamento evita essas formas inadequadas de atendimento,isso porque o tom de voz é responsável pela animação, alegria, empolgação, curiosidade e persuasão.
Conhecimento do mercado: Como é bom encontrar um ambiente para comprar um produto ou serviço e saber que a pessoa que lhe recepciona, tem entendimento atualizado das novidades e do âmbito que trabalha.
São alguns dos pilares.