O maior desafio das empresas é dispor de funcionários motivados. Dentre as soluções possíveis para isso há o treinamento motivacional
O treinamento motivacional é um conjunto de práticas que buscam engajar e gerar interesse nos profissionais de uma organização. Ele tem como objetivo melhorar o desempenho e a satisfação dos colaboradores e consequentemente trazer mais resultados para a empresa.
O que você vai ver neste artigo:
O treinamento motivacional é uma ferramenta importante para a gestão de pessoas. Uma empresa que não investe em seus colaboradores tende a ter problemas de desempenho, mais cedo ou mais tarde, além de perder diversas oportunidades de negócio ao não explorar o seu maior ativo: seus funcionários.
Nesse artigo vamos explicar o que é e qual a importância de montar um treinamento motivacional verdadeiramente eficiente para melhorar o desempenho da sua empresa.
O que é o treinamento motivacional?
A educação corporativa é um conceito que reúne uma série de ações, e entre elas está o treinamento empresarial. Apesar do modelo técnico ser o mais conhecido, existem outros tipos dessa estratégia: o de lideranças, integração de novos funcionários e o motivacional.
O treinamento motivacional é um treinamento especial voltado a aumentar a moral dos colaboradores e da equipe/empresa em geral, despertando o seu engajamento e melhorando seu desempenho na organização.
Os seres humanos não são como robôs: seus colaboradores terão dias produtivos, outros nem tanto; um dia estarão mais engajados, em outros será um peso realizar qualquer tarefa. Por isso a motivação é tão importante não só no trabalho, como também na vida de qualquer pessoa.
Motivação é tudo aquilo que impulsiona alguém a realizar determinada ação. O que faz alguém ficar horas em uma fila: um artista famoso, uma oportunidade de emprego ou a espera por atendimento de saúde? E ficar até mais tarde no trabalho: a vontade de cumprir os prazos ou de receber um adicional de hora extra?
Para qualquer ação há uma motivação por trás. Seja para fazer a pessoa se sentir melhor (como acordar cedo para ir a uma viagem de férias) ou para acabar com a tensão de um estímulo ruim (como tomar uma injeção para curar de uma doença) – a motivação é o que faz as pessoas tomarem atitudes, às vezes não agradáveis, para alcançarem um determinado objetivo.
Por isso a motivação é tão importante na vida humana, inclusive na vida profissional. Colaboradores desanimados não produzem com a mesma qualidade ou no mesmo ritmo, tendo assim um desempenho inferior. E um funcionário desmotivado dificilmente busca ajuda e, pior, acaba influenciando negativamente toda equipe e o clima organizacional. Mas não é só isso.
Tipos de motivação
Entender como funciona a motivação é uma questão importante para saber como despertar esse estímulo nos seus colaboradores. Mas antes de se aprofundar no assunto, é necessário compreender que existem dois tipos de motivação, a intrínseca e a extrínseca.
Motivação intrínseca
Motivação intrínseca é aquela que parte do próprio indivíduo e está ligada a questões como caráter, gostos, hábitos e habilidades. Também conhecida como motivação interna, este estímulo parte da busca por desenvolvimento pessoal, como aprender algo novo, cuidar da saúde ou realizar um sonho.
Motivação extrínseca
Motivação extrínseca é aquela que parte do ambiente e das situações que cercam o indivíduo. Por mais que essa motivação externa não esteja sob seu controle, ainda sim ela influencia as decisões das pessoas. Geralmente este estímulo está ligado a questões como ego, premiações, recompensas e status.
Esses dois tipos são benefícios quando bem equilibrados, e acontecem em todas as pessoas. Algumas se motivam mais com questões internas, como o desenvolvimento pessoal, outras preferem estímulos externos, como recompensas e elogios. Saber qual incentivo funciona melhor com seus colaboradores é um dos primeiros passos para despertar esse ânimo na equipe.
A importância do treinamento motivacional
Como dissemos, ninguém realiza uma ação sem ter uma motivação. Na vida profissional esse elemento influencia bastante no desempenho dos funcionários.
Melhora o clima organizacional
Colaboradores motivados trabalham melhor, pois sentem que seu serviço tem alguma finalidade importante – seja para fins financeiros ou sentido pessoal. Isso significa que sua produção terá maior qualidade e que serão mais produtivos, gerando impactos positivos na atividade da empresa.
Essa postura, por si só, influencia o clima organizacional. Funcionários desmotivados, mesmo que intencionalmente, acabam diminuindo o ânimo das pessoas ao redor, prejudicando a produtividade de toda equipe e, consequentemente, da empresa.
Diminui a rotatividade
A desmotivação também pode acarretar em faltas, afastamentos e problemas de saúde em seus colaboradores, o que também impacta negativamente na produtividade da empresa e na dinâmica da equipe.
Afinal, se um funcionário deixa de realizar determinada atividade, alguém deverá assumi-la (sobrecarregando-o de responsabilidades) ou então essa tarefa ficará para trás, gerando alguma consequência negativa no futuro.
Todas essas questões podem até acarretar a saída do profissional, seja por desligamento ao não conseguir alcançar o desempenho esperado ou por pedido de demissão, ao sentir que aquele trabalho não faz mais sentido na sua vida.
Essa situação acaba prejudicando a empresa, pois deverá fazer um novo processo seletivo para substituir este colaborador – o que demanda recursos, esforços e tempo -, temporariamente reduzir a produção cotidiana e perder o investimento feito neste ex-funcionário.
Se um caso isolado já prejudica a organização, imagina quando a rotatividade de pessoal é frequente na empresa. Essa condição gera desgaste no pessoal e grandes perdas produtivas, financeiras e de capital intelectual. Por isso o turnover é tão temido pelos RHs.
Aumenta a produtividade
Enquanto a motivação pode ser algo que às vezes parte do próprio indivíduo, a empresa tem sua parcela de responsabilidade nessa questão, podendo oferecer um ambiente saudável de trabalho e estímulos para o crescimento dos funcionários.
Além disso, ela pode e deve buscar maneiras de aumentar a moral de sua equipe para assim melhorar seu desempenho e, consequentemente, os resultados da organização. Isso pode tudo pode ser resolvido ao investir em um treinamento motivacional.
Como montar um treinamento motivacional
O desenvolvimento de um treinamento motivacional é composto por planejamento, definição de objetivos, identificação do público-alvo, escolha do profissional e mensuração dos resultados. Veja, abaixo, detalhe de cada etapa.
Planejamento
Dentre todos os tipos de treinamentos existentes, este está na lista dos quais mais requer planejamento. Isso porque o treinamento motivacional é considerado um tanto subjetivo, ou seja, não existe uma ação específica que promova motivação nos seus funcionários.
É preciso considerar o perfil dos colaboradores, quais são suas necessidades e demais questões para então traçar um plano que promova esse interesse. O trabalho é minucioso e inclui, principalmente, conhecer os profissionais que atuam na sua empresa. Em outras palavras, só através de um bom planejamento que sua empresa será capaz de atingir o objetivo de criar um treinamento motivacional que gere resultados.
A esquematização do planejamento se divide em diferentes etapas, que visam trazer clareza sobre algumas questões que são importantes para a criação de um treinamento.
Defina objetivos
O treinamento motivacional por si só já é desafiador por se tratar de um modelo de treinamento um tanto subjetivo, criar aulas sem direcionamento, ou seja, sem saber onde se quer chegar com ela, torna o processo ainda mais difícil e aumentam as chances de insucesso.
Ao definir os objetivos do seu treinamento, você conseguirá passar uma mensagem mais assertiva aos participantes. Para isso, é preciso refletir: o que exatamente sua empresa busca alcançar com aquele treinamento motivacional? Algumas opções são:
- Aumentar a produtividade dos seus colaboradores;
- Melhorar o clima entre as equipes;
- Compartilhar a importância de respeitar as regras da organização;
- Engajar a participação dos profissionais nos projetos internos da empresa;
- Entre outros.
Conheça o seu público-alvo
Assim como todo treinamento, é preciso conhecer o seu público-alvo. Provavelmente você deve estar pensando, “mas meu público-alvo são os colaboradores, eu os conheço”. Mas é preciso dispor de mais informações para criar um treinamento motivacional.
É necessário entender o que lhe motiva, quais são suas referências, expectativas com a empresa e objetivos profissionais e pessoais são questões essenciais para montar ações que realmente engajem os colaboradores e despertem sua motivação.
Para isso, você pode disponibilizar questionários que ajudem a identificar as necessidades de treinamento dos seus funcionários. É possível também contar com os gestores de cada área, eles são as pessoas mais próximas dos colaboradores e podem compartilhar vários insights.
Defina qual metodologia será usada
Também é preciso investir em metodologias de treinamento que reforcem o engajamento e motivação da equipe. Não adianta montar uma ação com temas interessantes, se toda a dinâmica for entediante e pouco envolvente aos funcionários. Lembre-se que o objetivo é gerar motivação nos profissionais.
Há diferentes metodologias disponíveis no mercado que podem auxiliar o RH nessa escolha. Ele precisa analisar cada uma e identificar qual a abordagem é mais adequada para o público, só assim o treinamento motivacional será de fato efetivo.
A gamificação tem trazido resultados positivos nesse sentido, tornando essa experiência mais imersiva e interativa aos colaboradores.
Escolha quem ministrará o treinamento
Essa parte também é essencial na construção de um treinamento motivacional efetivo, selecionar alguém que irá ministrar o treinamento. Esse profissional pode ser um colaborador ou um especialista contratado, a escolha vai da empresa e do que ela está precisando.
É importante que o escolhido tenha competências e habilidades para desempenhar tal atividade, pois ministrar um treinamento é uma grande responsabilidade e que influencia diretamente no desenvolvimento dos demais colaboradores.
Nesse contexto específico, é crucial que o profissional possua domínio da comunicação, tenha metodologia, seja dinâmico e desperte atenção, bem como empatia dos participantes.
Mensure os resultados
Mensurar os resultados devem ser parte do processo de desenvolvimento motivacional, afinal é através dessas informações que sua empresa saberá se o treinamento de fato alcançou seu objetivo.
Alguns dos indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento que você pode utilizar para acompanhar a eficácia são:
- Taxa de adesão
- Aproveitamento individual e coletivo
- Alcance anual dos treinamentos
- Taxa de abandono
- Média anual de treinamentos por colaborador
- Tempo médio anual de treinamento por pessoa
- Valor investido em treinamentos
- Retorno sobre o Investimento (ROI)
A escolha do indicador mais uma vez vai depender da necessidade da empresa. É necessário observar qual o objetivo específico desse treinamento e, a partir disso, entender quais dessas métricas podem ajudar a entender se a meta foi ou não cumprida.
Todas as informações coletadas e adquiridas ao longo da criação do planejamento do treinamento podem se tornar um resumo. Ele pode ser compartilhado com os gestores, para que eles consigam compreender qual objetivo do treinamento e como cada etapa é importante para o crescimento e desenvolvimento dos profissionais.
Com isso é possível perceber que além do treinamento, uma peça fundamental na motivação dos colaboradores é a liderança. Bons líderes ajudam a fortalecer o ânimo da equipe, enquanto chefes difíceis desmotivam seus liderados, podendo até causar sua demissão.
Descubra como formar profissionais qualificados para gerir e motivar a sua equipe com o nosso artigo: 6 Dicas para Desenvolver um Programa de Liderança Eficiente.
Perguntas Frequentes:
O treinamento motivacional é um treinamento especial voltado a aumentar a moral dos colaboradores e da equipe/empresa em geral, despertando o seu engajamento e melhorando seu desempenho na organização.
Colaboradores motivados trabalham melhor, pois sentem que seu serviço tem alguma finalidade importante - seja para fins financeiros ou sentido pessoal. Isso significa que sua produção terá maior qualidade e que serão mais produtivos, gerando impactos positivos na atividade da empresa.