O treinamento nas empresas é uma prática muito comum. Mesmo que o processo de recrutamento e seleção seja efetivo e identifique talentos que correspondam com as necessidades da empresa, eles precisam se atualizar com as novidades do mercado e aprender as novas competências que surgem.
O que você vai ver neste artigo:
Se você pretende crescer em sua carreira, provavelmente vai precisar estudar bastante, buscar novas informações sobre sua área, aprimorar suas ferramentas, etc. O mesmo vale para as empresas.
Cada colaborador deve continuar se desenvolvendo para que o negócio também possa se expandir. E o treinamento nas empresas é uma parte importante desse progresso.
É verdade que a iniciativa de sempre se aprimorar deve partir da sua equipe, mas você, enquanto gestor, também tem um papel muito importante nesse trajeto. Se deseja que seus colaboradores acompanhem o ritmo esperado pelo mercado, então precisa investir na formação deles.
Sem falar que ninguém é obrigado a compreender toda a própria função no primeiro dia de trabalho. Para que você entenda melhor o valor do treinamento nas empresas, vamos falar um pouco de seus benefícios e como você pode aproveitá-los melhor. Acompanhe:
Antes de mais nada, o que é treinar os colaboradores?
Treinar os colaboradores nada mais é que melhorar ou aperfeiçoar as capacidades do funcionário para o cargo que ele já desempenha. O objetivo do treinamento é trazer novos ensinamentos e formas melhores de atingir os objetivos da empresa. Ele também tem como finalidade diminuir as chances do profissional cometer erros.
- O treinamento corporativo envolve diferentes etapas:
- Identificar oportunidades de treinamento;
- Definir um cronograma de treinamentos;
- Buscar ferramentas, plataformas e metodologias inovadoras;
- Avaliar indicadores;
- Entre outras.
Por que o treinamento é importante?
O treinamento corporativo é um investimento fundamental para qualquer tipo de empresa atualmente. Para simplificar isso, listamos aqui algumas vantagens que ele oferece:
1. Otimização de custos
Muitos dos custos inesperados no orçamento de uma empresa são resultados de pequenos erros operacionais diários. Um atraso na comunicação de uma informação ou alocação incorreta de algum produto, gera uma pequena perda de rentabilidade.
Tais problemas se acumulam com o tempo e afetam bastante a relação custo X benefício do seu negócio. Ao investir em treinamentos, você trabalha para que esses erros sejam minimizados até não impactarem mais sua rentabilidade.
Além disso, a capacitação da equipe também lhe permite encontrar novas formas de melhorar o rendimento da sua empresa. Um time capacitado sempre consegue fazer um pouco mais com os recursos disponíveis.
2. Alinhamento de diferentes setores
Deixar que seus colaboradores fiquem isolados entre si, cada um concentrado apenas nas próprias tarefas ao longo do dia, não é mais uma boa opção. O profissional precisa entender seu papel dentro da empresa, e como suas atitudes interferem no resultado final, quando o produto ou serviço chega nas mãos do consumidor.
Especialmente em setores que exigem trabalhos muito complexos. Dentre suas rotinas de treinamento, é importante incluir lições sobre a atuação geral de cada área, como a hierarquia se organiza, entre outras informações essenciais. Isso ajudará a manter suas equipes sempre bem integradas e coesas, desempenhando com maior sintonia em direção a um mesmo objetivo.
3. Maior produtividade
Para alcançar maior produtividade da sua equipe, é preciso ter interesse genuíno entre empresa e funcionário, a conversa é ainda a maior ferramenta para observar o que acontece quando não se está presente com o grupo de trabalho.
Para isso, alinhe as expectativas entre cada um para que possam desempenhar um bom papel profissional e o que buscam desenvolver para contribuir para o crescimento pessoal e dentro da sua empresa. Assim, o time inteiro irá gerar maior engajamento e a produtividade irá aumentar.
4. Competitividade da empresa
Obviamente, o processo de treinamento nas empresas tem como principal objetivo assegurar seu espaço no mercado. A cada novo patamar que um negócio alcança, ele precisa se adaptar a demandas específicas para manter sua relevância. Um dos requisitos para isso é continuar atualizando e aprimorando seus treinamentos e acompanhar o ritmo do mercado.
Se não for o suficiente para lhe convencer, apenas pense nisso: outras empresas também estão constantemente capacitando seus colaboradores, reforçando seus especialistas e estimulando o crescimento. Isso torna seus concorrentes mais relevantes no mercado, melhorando seus produtos e o atendimento ao cliente. Não tomar esse mesmo caminho é, necessariamente, ficar para trás em relação às outras empresas.
5. Aproximação dos colaboradores
Os treinamentos não precisam ser apenas palestras ou aulas monótonas. Eles também são uma ótima oportunidade para integrar mais membros da sua equipe, melhorando o entrosamento e as relações interpessoais. Sim, a qualidade do ambiente social de uma empresa possui grande impacto no desempenho de qualquer negócio.
6. Retenção de talentos
Grande parte dos empregados atualmente possuem uma formação, experiência e qualificação, a maior dificuldade hoje está em manter esses talentos diante de uma concorrência disputada. Mas você já parou para pensar que talentos podem ser, de certa forma, conquistados?
Se sua empresa fornece destaque de crescimento para os que já possuem um talento ou desenvolve melhorias para capacitar talentos novos, isso com certeza será um diferencial para o mercado de trabalho e concorrência e gerará a retenção de talentos.
Isso é o que chamamos de estratégia organizacional de incentivo, para que seu funcionário perdure por mais tempo dentro da sua empresa e “vista a camisa” gerando crescimento para ambos.
Existe diferença entre treinamento e desenvolvimento profissional?
A resposta para essa pergunta é sim, existe diferença entre treinamento e desenvolvimento profissional, mas ambas coisas estão interligadas. O treinamento é realizado por uma determinada causa, e o desenvolvimento profissional é o resultado dessa ação.
O treinamento é algo rápido, por um motivo em específico, enquanto o desenvolvimento profissional é algo que requer tempo e ocorre por conta de treinamento e desenvoltura do funcionário para a tarefa que lhe foi designada.
Como saber se preciso implementar treinamentos?
Vamos imaginar a seguinte situação. Sua empresa trabalha há anos no mercado e por algum motivo, o rendimento, gastos, acidentes, entre outras questões, são frequentes.
Os números caem, a produção diminui, logo é um sinal de que há uma necessidade de implementar treinamentos. É preciso estar atento em como está o desenvolvimento da sua equipe e solucionar os números baixos de produtividade com capacitações e incentivos.
Levantamento de necessidades de treinamento (LNT)
É a forma adequada de planejamento e estratégia com base nas competências e necessidades que sua empresa precisa para gerar melhores resultados. Para saber mais sobre gestão de competências, acesse o link Gestão por Competência.
Qual o melhor modelo de treinamento?
Após todo o processo de observação e encontrar qual área dentro da sua empresa está em descompasso, você está preparado para encontrar o melhor modelo de treinamento, seja ele: técnicas de vendas, comunicação e oratória, produtividade, inteligência emocional, liderança etc.
Treinamento presencial
Ambos aprendizados presencial ou a distância trarão certificação e conhecimento. Mas o treinamento presencial depende de uma melhor organização com relação aos horários e local que atenda a quantidade de funcionários.
A vantagem do treinamento presencial é que você terá maior contato humano e interação com outras pessoas para compartilhar experiências e comunicação.
Então, é algo que você enquanto empresa deve analisar se corresponde à sua necessidade e seus recursos.
Treinamento a distância (on-line)
Por outro lado, o treinamento a distância possibilita uma flexibilidade. O colaborador consegue realizar as atividades de acordo com o próprio ritmo, o que, inclusive, melhora a assimilação do conteúdo.
Além disso, esse modelo pode ser trabalhado com metodologias mais dinâmicas e outros formatos, como: jogos, filmes, podcasts etc, o que torna tudo menos maçante.
Como fazer o melhor treinamento nas empresas?
Agora que você entende por que deve criar uma rotina de treinamento, é hora de descobrir como torná-la mais efetiva. Aqui estão 5 dicas que pode seguir:
1. Entenda melhor o cliente interno
Antes de começar a promover seus treinamentos para toda a empresa, tenha em mente quem é o seu futuro “aprendiz”. Não considere seus colaboradores como agentes sob seu comando nesse contexto, mas sim como clientes. E para que eles saiam satisfeitos com o seu serviço, você precisa conhecê-los.
Passe um tempo em contato com cada setor, entenda como funciona seu dia a dia de trabalho e conheça melhor o perfil desses colaboradores. Todas essas informações serão úteis na hora de elaborar os treinamentos.
2. Defina as necessidades da equipe
Com base na sua análise, você pode traçar quais são as principais demandas de treinamento para cada grupo no seu local de trabalho. Desenvolvimento de competências específicas, capacidade de usar determinadas ferramentas, entre outras coisas, devem ser consideradas a cada interação.
Se você criar treinamentos arbitrários, sem entender o que cada time precisa, não há como garantir resultados. É mais provável que você acabe desperdiçando muita energia e recursos da empresa e não tenha o aumento desejado na rentabilidade.
3. Mantenha uma agenda consistente
Quando falamos em uma “rotina” de treinamento para empresas, nos referimos a uma rotina de verdade, com datas marcadas, uma frequência consistente e temas sempre sendo atualizados e retrabalhados.
Para cada nova contratação dentro da empresa, deve haver um treinamento de capacitação, por exemplo. A frequência ideal pode variar de acordo com a área de atuação das equipes.
Alguns setores são mais voláteis que outros, assim, com novas tecnologias e metodologias surgindo regularmente, precisam de treinamentos mais frequentes do que áreas em que o conhecimento e as técnicas já são bem consolidadas.
4. Invista em tecnologia
Não há dúvidas de que o uso da tecnologia hoje é imprescindível em nossas vidas, com uma simples ferramenta ao alcance das mãos é possível ter acesso a qualquer tipo de informação. E investir em tecnologia é a estratégia que você pode usar para beneficiar sua equipe.
Até mesmo para questões de sistemas para reforçar seguranças e/ou apenas maximizar desempenho dos funcionários, dados e outros aspectos, e assim fornecer aos clientes produtos e atendimentos melhores. É um ciclo de melhoria que se inicia na aquisição do investimento e que trará um retorno muito maior e de qualidade para o seu ramo.
5. Seja um exemplo do que você deseja promover
Por fim, mas não menos importante, lembre-se de dar o exemplo em todos os treinamentos que pretende implantar. Aprenda tanto quanto possível sobre a esfera que deve ser aprimorada e esteja ao lado da sua equipe enquanto eles trabalham para melhorar o próprio desempenho.
Mesmo que a área na qual deseja se inserir não seja muito próxima daquela em que você trabalha, ainda é uma boa ideia tentar entender como o setor funciona. Parte disso virá quando estiver conversando com os outros membros da equipe. Então, é fundamental aproveitar esse tempo para coletar tais informações e se aproximar do time.
Agora que você entende a relevância do treinamento nas empresas, é hora de começar a implementá-lo com mais qualidade em seu negócio. E para lhe ajudar um pouco mais com essa tarefa, separamos um artigo sobre a importância da comunicação empresarial que vai contribuir bastante com o seu trabalho.
1. Entenda melhor o cliente interno
2. Defina as necessidades da equipe
3. Mantenha uma agenda consistente
4. Invista em tecnologia
5. Seja um exemplo do que você deseja promover
Treinar os colaboradores nada mais é que melhorar ou aperfeiçoar as capacidades do funcionário para o cargo que ele já desempenha. O objetivo do treinamento é trazer novos ensinamentos e formas melhores de atingir os objetivos da empresa. Ele também tem como finalidade diminuir as chances do profissional cometer erros.