O treinamento operacional corresponde a capacitação dos colaboradores de uma organização. Em outras palavras, esse aperfeiçoamento busca capacitar o bem mais valioso de uma instituição, o capital humano.
Devido sua importância, ele deve ser de interesse primário de qualquer empresa que busca crescer no mercado. Mas para que o objetivo de treinar o operacional da empresa seja alcançado, devem ser encontradas metodologias que melhor garantam retorno sob este investimento.
O que você vai ver neste artigo:
Com os avanços tecnológicos surgiram formas inovadoras de aperfeiçoar os profissionais de uma empresa, e uma que mais tem-se destacado no âmbito corporativo é a gamificação, metodologia que usa recursos de jogos.
Quer entender o potencial dessa metodologia para o âmbito corporativo? Continue a leitura deste artigo e veja o que preparamos para você sobre treinamento operacional utilizando a metodologia da gamificação.
O que é um treinamento operacional?
O treinamento operacional é considerado uma prática de capacitação desenvolvida a partir de aulas teóricas e práticas. Ele é voltado para os colaboradores da empresa para que eles possam realizar suas atividades da melhor maneira possível.
Pode ser considerado treinamento operacional qualquer um que torne as tarefas do dia a dia de um colaborador mais fácil, podendo ser um curso de Excel, atendimento ao cliente, operação de máquinas e equipamentos e mais.
O que é gamificação?
Gamificação também conhecida como gamification ou ludificação é uma metodologia que se apropria de algumas mecânicas encontradas nas dinâmicas dos jogos para utilizar em contextos reais.
Assim, práticas monótonas, como desenvolver conhecimento sobre uma nova tecnologia ou responder a uma pesquisa de mercado se transformam em atividades lúdicas, atrativas e muito mais interessantes de serem realizadas.
Em uma outra perspetiva pode-se dizer que a gamificação é o uso do design, bem como da mecânica de jogos para deixar mais atraente um contexto que não está relacionado ao jogo.
A gamificação tem como características a diversão como meio, o desafio e um tipo de recompensa, seja ela intrínseca ou extrínseca. Ou seja, ela explora vários instintos básicos do ser humano e, portanto, facilita na implementação de tarefas complexas e monótonas de várias áreas, inclusive no âmbito empresarial.
Os elementos básicos dessa estratégia são:
- Personalização: cada sistema gamificado é desenvolvido a partir da necessidade da corporação;
- Regras: Na plataforma ou dinâmica são implementadas regras que os usuários precisam seguir para dar andamento ao curso e a sua experiência gamificada;
- Objetivos: Todo o processo é desenvolvido a partir de um objetivo: chegar no último nível; acertar o máximo de questões possível, entre outros;
- Sistema de pontuação e feedback: As pontuações fazem o usuário prosseguir na dinâmica e sentir que está avançando no seu objetivo;
- Recompensas: Todo o esforço gerado precisa garantir alguma recompensa, para que ele se engaje ao longo da realização do treinamento corporativo sabendo que aquilo valerá a pena. Podemos até mesmo apostar em mensagens de “Parabéns” ou “Continue assim” como elementos de recompensa.
Como funciona um treinamento operacional gamificado?
A gamificação como recurso para o treinamento operacional vem justamente trazer a proposta comentada acima, de tornar o processo algo mais atrativo e divertido.
Geralmente, a capacitação operacional é caracterizada como algo monótono, visto que tem como finalidade ensinar o uso de uma ferramenta, regras da empresa ou qualquer outra questão, mas sempre mais técnica, não sendo um conteúdo que cultive o interesse de muitos, mesmo que ele busca trazer melhorias e facilitar a rotina do colaborador.
Isso significa que a gamificação surge no contexto empresarial para transformar o ambiente tradicional, sendo uma alternativa dos vários tipos de treinamento disponíveis no mercado.
Como elaborar um treinamento operacional com a gamificação?
- Defina o objetivo
Como qualquer outro, o treinamento operacional com gamificação precisa ter um objetivo. O que sua empresa deseja atingir com ele? Qual benefício ou melhoria ele precisa desempenhar? Ensinar aos colaboradores a utilizar determinada plataforma ou aumentar as vendas?
É interessante que nesse momento você escute seus funcionários para identificar quais as principais atividades e necessidades, isso irá ajudar na tomada de decisão com relação à escolha do treinamento ou dos treinamentos – desenvolvendo assim um programa de treinamento.
- Estabeleça o público-alvo
O próximo passo é destinado a identificar o público que participará dessa capacitação operacional. Quem são os profissionais, as áreas, os níveis operacionais que necessitam dispor daquele objetivo inicialmente traçado?
- Determine qual ferramenta de gamificação usar
Há diversas opções de ferramentas para gamificação de treinamentos, mas elas se diferem em suas funcionalidades, por isso é importante definir qual o seu objetivo para escolher a que melhor atenderá sua demanda.
- Veja como transformar o treinamento comum em gamificado
Se a gamificação busca transformar a experiência do colaborador, transformando uma atividade monótona em algo divertido e que engaje, então sua empresa precisa estudar alternativas que transformem a capacitação operacional.
Um dos pontos mais importantes para isso é a linguagem, opte por usar uma mais informal, sem termos técnicos ou palavras robustas, assim certamente os colaboradores irão se engajar mais.
- Estruture o treinamento operacional gamificado
É preciso detalhar quais serão as regras do treinamento: quem irá realizar; se poderá ser feito no expediente de trabalho ou em outro momento; se haverá alguma restrição; onde será feito e demais informações importantes para a efetividade do treinamento.
Outra especificação que é preciso deixar claro é com relação a data limite. É importante estabelecer um prazo para que os profissionais realizem o treinamento, pois, apesar de o objetivo da gamificação é deixar os colaboradores interessados, ainda assim pode haver circunstâncias que atrapalhem no desenvolvimento da capacitação dos profissionais.
Determine também nesta etapa como será o suporte. Sua empresa será responsável por ele ou será contratada uma equipe para isso?
Defina qual será a recompensa que irá promover aos participantes do treinamento operacional e como irá entregar para os colaboradores que ganharem.
- Pense nas métricas
Por fim, é preciso estabelecer quais as métricas que serão analisadas para verificar se o objetivo estabelecido lá na primeira etapa do processo de fato foi alcançado. A tecnologia da gamificação grava todas as informações, tanto gerais como de cada colaborador, portanto sua empresa só precisa definir quais delas irá utilizar e como vai avaliar.
Ficou interessado na metodologia de gamificação? Venha conversar com a gente, podemos compartilhar diversas ideias de como implementar a gamificação na sua empresa!