Para que a franquia dê certo, o franqueado precisa se preocupar com a qualidade de todos os processos, por isso o treinamento
Treinamento para franquias é um conjunto de práticas específicas voltadas para estreitar o relacionamento entre franqueado e franqueador. A finalidade dele é instruir a rede para executar as atividades da melhor maneira possível, sempre buscando a padronização e qualidade dos processos.
Investir em treinamento para franquias é uma ótima ideia para manter uma boa imagem com o público e a qualidade de seus serviços. No entanto, muitas empresas ainda não adotam essa estratégia, talvez por acreditarem equivocadamente ser trabalhoso demais.
O que você vai ver neste artigo:
Preze pela qualidade e reputação da sua empresa: descubra as vantagens e como fazer um treinamento para franquias com estas 4 dicas!
1- Treinamento para as lideranças;
2- Treinamento das ferramentas e sistemas;
3- Consulta e resolução de dúvidas;
4- Uso de métodos inovadores nos treinamentos.
Mas, antes de se aprofundar nos benefícios do treinamento para franquias e as ações que você precisa implementar na sua empresa para dispor desse modelo de treinamento, é importante entender o que é treinamento para franquias.
O que é treinamento para franquia?
O treinamento em rede de franquias é uma iniciativa que tem como propósito difundir a cultura da marca, padronizar processos, igualar atendimento, alinhar qualidade da entrega de produtos ou serviços para que a franquia tenha o mesmo padrão que a empresa franqueada.
Essa assistência está prevista pela Lei das Franquias, n° 13.966, promulgada em 26 de dezembro de 2019, que estabelece quais os deveres e obrigações de todos os envolvidos (franqueado e franqueador).
Apesar, portanto, de ser obrigação de quem cede os direitos de marca, algumas empresas negligenciam esse aspecto que é de fundamental importância para que a todas as características da marca sejam de fato copiadas.
Mas é fato que se a empresa não se atentar a esses aspectos, certamente enfrentará problemas com falta de padronização, pouco desempenho, ausência de posicionamento de marca e outras questões que causarão dificuldades não só para a franquia como ao franqueado. Pode-se dizer então que o treinamento para franquias é uma maneira de transferir todo conhecimento do franqueador.
É importante considerar também que, por vezes, o empreendedor busca investir nesse modelo de negócio justamente porque este é um dos diferenciais: contar com o suporte dos franqueadores para administrar as unidades e os colaboradores.
Os benefícios do treinamento para franquias
Investir na educação corporativa é uma das melhores escolhas que uma empresa pode fazer. Um treinamento bem planejado e executado pode transformar uma equipe, tornando os funcionários mais eficientes e engajados. E isso ocorre por diversos motivos:
- Aumento da qualidade: os treinamentos ajudam a capacitar tecnicamente os colaboradores, especialmente solucionando lacunas de conhecimento que prejudicam seu trabalho;
- Aumento da produtividade: resolvendo estas situações, é natural que a capacidade de produção dos funcionários melhore;
- Aumento da inovação: ações como estas contribuem para atualizar os funcionários nas melhores práticas e novidades de suas áreas, incentivando uma cultura inovadora na equipe;
- Melhora no engajamento: ao se sentirem valorizados com o investimento da empresa em suas carreiras, muitos colaboradores irão ter um relacionamento mais forte com a organização, dedicando-se mais aos seus trabalhos;
- Melhora no clima interno: os impactos no serviço e engajamento dos colaboradores podem colaborar, mesmo que indiretamente, para tornar o ambiente mais saudável no trabalho;
- Redução no turnover: tornar seus funcionários mais eficientes e melhorar o clima interno são questões que ajudam a evitar o aumento na rotatividade de pessoal, seja por decisão própria ou desligamento por parte da empresa.
No caso das franquias, ainda há outra vantagem: investir no treinamento dos líderes ajuda a franqueada a seguir as orientações que prezam a imagem da marca, desde o bom uso das comunicações ao atendimento ao cliente.
Entretanto, uma franqueada que não passa por treinamentos, seja das lideranças como dos funcionários, pode gerar uma série de dores de cabeças para a franqueadora.
Imagine essa situação: um colaborador de uma unidade acaba agindo de forma preconceituosa com um cliente e toda cena é filmada; então em outra é registrado uma infração ambiental ou sanitária; ou que uma das lideranças é pega em um caso de corrupção — acha que crises como estas não irão respingar na imagem da empresa?
Por estes e tantos outros motivos, é fundamental que uma franqueadora invista em treinamentos para a franqueada, englobando questões técnicas, mas também de compliance e gestão de marca. Além disso, uma ação como esta pode dar um bom empurrão para melhorar os resultados da franquia.
Apesar de todos esses benefícios, muitas franqueadoras têm dificuldades em implantar um programa de treinamentos nas unidades franqueadas. Entretanto, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
Qual a importância do treinamento para franquias?
Treinamento e capacitação voltados para o mercado de franquias têm algumas particularidades que os demais não possuem. Nesse modelo, o empreendedor não está começando um negócio do zero, mas implementando um algo que já foi testado e estruturado.
Logo, em todos os processos a empresa tem acesso às diversas informações fundamentais para ser efetiva e alcançar os objetivos e metas. O conhecimento compartilhado contempla diferentes questões, pode ser de nível técnico, relacionado às características operacionais do negócio do produto, ou comportamental, para alinhar o atendimento aos clientes, por exemplo.
Dispor desse suporte faz muita diferença porque aumenta as chances de sucesso do empreendimento e é relevante a três aspectos diferentes:
Manter a cultura e a identidade da marca
A empresa franqueada tem uma cultura e identidade de marca que precisa ser preservada quando ela se transforma em um modelo de negócio de franquias. E a maneira de fazer isso, é através de treinamentos corporativos.
Logo, uma das principais finalidades dessa prática é garantir que a cultura e a identidade da marca sejam difundidas em todos os modelos de negócio que levam seu nome.
Garantir que a cultura e a identidade da marca estejam presentes é essencial porque ao se relacionar com as franquias, o cliente quer o mesmo padrão de qualidade no produto ou serviço e de atendimento, independente da unidade que for.
Propagar a cultura da empresa é o modo de fazer com que todos se sintam parte do ecossistema da marca e, assim, ajam como um só.
Compartilhar o know-how
Outra função do treinamento para franquias é dividir o know-how adquirido ao longo da existência da empresa. Através dele, os franqueados identificam o que pode e o que não realizar, quais são as melhores práticas, além das oportunidades e dificuldades do mercado.
Com o treinamento, a empresa ensina e compartilha todos os conhecimentos necessários para que seus franqueados tenham um sucesso de negócio, e alinhado com a cultura.
Neste contexto, as franquias aprendem, colocam em prática e dividem feedbacks acerca das estratégias adotadas, o que ajuda na identificação de falhas ou potencialidades.
À medida que franqueado aprende com franqueador, se torna mais fácil empreender e compreender quais práticas são saudáveis para o negócio e o levará a crescer e ser o sucesso almejado.
Qualificar os colaboradores
É crucial que a franquia tenha o mesmo padrão de atendimento, e para isso acontecer, os profissionais precisam passar por treinamentos e capacitações que desenvolvam as competências e habilidades necessárias.
Quando os colaboradores são bem treinados, eles entendem quais os processos, as ferramentas e atitudes que precisam dispor para fazer um bom trabalho, e do quão isso é importante para gerar resultados.
O treinamento também é essencial para manter os profissionais engajados e motivados, para que “vistam a camisa da empresa”. Como consequência, problemas com turnover, desinteresse e outros aspectos acontecem com menor frequência.
Quais os tipos de treinamento mais comuns em franquias?
São três os tipos de treinamentos para franquias mais comuns: o treinamento inicial, a motivação de equipes, de vendas e para atendimento ao público e o de reciclagem.
Treinamento inicial
O treinamento inicial é aquele criado com objetivo de compartilhar sobre a cultura organizacional da franquia. Nele é apresentado de forma detalhada como é a operação da empresa, também são ensinados os processos operacionais, questões administrativas e como deve ser a postura dos franqueados de acordo com a política da empresa.
Esse treinamento não é destinado somente para os franqueados, mas também para a franqueadora, pois ela também deve ser capacitada para seguir os padrões da rede, para se certificar de como serão feitas as autorias ou homologados os novos fornecedores, por exemplo.
Treinamento para motivação de equipes
Toda empresa enfrenta dificuldade de manter seus colaboradores motivados e incentivados sempre, ou seja, esse desafio se estende também a rede de franquias. Logo, é essencial dispor de um treinamento específico, para instigar os profissionais a alcançar os melhores resultados.
Treinamento de vendas e para atendimento ao público
Parte da imagem de uma empresa é construída pelo atendimento que ela oferece ao público, e esse aspecto pode ser alinhado e reforçado com as franquias através de um treinamento específico.
Treinamento de reciclagem
Os treinamentos de reciclagem são fundamentais para que o padrão da rede continue. Ele deve ser feito toda vez que houver o ingresso de novos franqueados, de produtos e serviços, ou quando a empresa achar necessário. É só através do monitoramento constante do desempenho das unidades da rede para dizer quando o treinamento de reciclagem pode agregar a empresa.
4 práticas do treinamento para franquias
Montar ações educativas para capacitar as franqueadoras traz vários benefícios para o negócio. No entanto, é preciso fazer um treinamento corporativo bem estruturado para se conseguir obter esses efeitos positivos.
Existem 4 práticas que podem ajudar nas ações educativas com os franqueados, fortalecendo os valores e identidade da marca e garantindo que as unidades sigam as condutas de qualidade e atendimento da franqueadora — evitando crises mais tarde.
1- Treinamento para as lideranças
O empreendedor interessado em ser um franqueador deve passar por um treinamento especial para entender como o negócio funciona, se a cultura organizacional se alinha à sua, além de questões como missão, visão e valores — justamente para saber como adotá-los em sua unidade e manter a boa imagem da marca.
Todos os franqueados precisam receber esse treinamento prévio, também para conhecer melhor o produto ou serviço oferecido pela franqueadora, resolvendo cada dúvida para atender melhor os futuros clientes.
É importante que as lideranças também sejam treinadas para aprender competências gerenciais fundamentais para assumir o cargo, tornando-se líderes inspiradores, motivadores e eficientes. Isso fará a diferença no desempenho da equipe e na manutenção da imagem da franqueadora.
Os colaboradores também precisam participar de treinamentos sobre a cultura, procedimentos e valores da organização, incorporando-os no seu dia a dia para manter o padrão de qualidade.
2- Treinamento das ferramentas e sistemas
Outra capacitação importante refere-se às ferramentas e sistemas adotados pela franqueadora. Os colaboradores e gestores devem saber como manusear cada solução que a empresa costuma usar em seu dia a dia, como software de gestão, pesquisa de satisfação, entre outros.
Isso ajuda a padronizar os processos e facilita o contato entre franqueadora e franqueado. As ferramentas podem contribuir para otimizar as operações das unidades e agilizar as tarefas que possam ser automatizadas.
3- Consulta e resolução de dúvidas
Mesmo com todos os treinamentos, no dia a dia é normal diversas dúvidas surgirem. Por isso, uma boa ideia é oferecer materiais de consulta para as franqueadas, como apostilas, sites, treinamentos online, gamificação, entre outras soluções.
Também é importante manter um canal de comunicação com a matriz, para atender dúvidas e demandas das unidades e assim evitar problemas que prejudiquem a imagem da marca e o atendimento aos clientes.
É importante oferecer treinamentos constantes, não somente para fixar os pontos importantes, mas para incorporar inovações — seja de processos, indicadores, atendimentos, estratégias, entre outros — que podem ajudar a elevar os resultados das franquias.
4- Uso de métodos inovadores nos treinamentos
Outra dica especial é investir em metodologias diferentes nos treinamentos para franqueados.
Muitas ações tradicionais acabam não tendo os resultados desejados por não conseguirem despertar o engajamento dos colaboradores. Quantos % de conhecimento são assimilados em uma palestra/instrução expositiva tradicional? Quantos participantes não acabam se distraindo por conta desse formato mais monótono.
Métodos inovadores de treinamento conseguem atrair e reter a atenção das pessoas, oferecendo uma experiência ativa de aprendizagem. Em vez de se distrair durante as aulas, os colaboradores e lideranças irão participar de uma dinâmica que incentive sua proatividade e traga formas mais práticas de ensino.
Além disso, no caso das ferramentas eletrônicas, é possível adotar plataformas que irão coletar as informações do desempenho dos participantes nas atividades. Esses dados ajudarão o RH e a franqueadora a identificar lacunas e necessidades de aprendizado, além de pontos de melhoria nos treinamentos oferecidos às franqueadas.
Uma dessas metodologias que vem gerando resultado em muitas empresas é a gamificação — uma estratégia que une elementos de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, como fazer os treinamentos corporativos.
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Perguntas Frequentes:
Treinamento para franquias é um conjunto de práticas específicas voltadas para estreitar o relacionamento entre franqueado e franqueador. A finalidade dele é instruir a rede para executar as atividades da melhor maneira possível, sempre buscando a padronização e qualidade dos processos.
1- Manter a cultura e a identidade da marca;
2- Compartilhar o know-how;
3- Qualificar os colaboradores.