A pesquisa de mercado é uma ferramenta que possibilita à empresa coletar e analisar dados relacionados sobre seu público-alvo e o mercado que está inserida.
Mesmo com ferramentas capazes de observar e prever resultados com grande precisão, toda tomada de decisão relacionada a um negócio tem sua incerteza, assim pesquisas e análises prévias são uma maneira efetiva de compreender o comportamento do mercado e diminuir possíveis erros que possam ocorrer.
O que você vai ver neste artigo:
O estudo de mercado aparece nesse sentido como um recurso fundamental para amenizar esses riscos e, ainda, identificar oportunidades em qualquer fase que a empresa esteja.
Se ao saber disso você ficou interessado em conhecer a pesquisa de mercado de maneira mais profunda, saiba que neste artigo será contemplado todas as informações essenciais sobre o assunto: o que é, sua importância e como fazê-la. Venha conferir!
O que é pesquisa de mercado?
Como já comentado por aqui, a pesquisa de mercado é um documento de planejamento estratégico porque se trata de uma ferramenta que traz pesquisas e análises prévias do mercado e dos concorrentes, qual o share of voice que eles têm transmitido para o público.
A criação desse documento é uma das etapas que um empreendedor deve desenvolver no plano de negócios – uma estratégia que soma uma série de informações e métricas que ajudam nos primeiros passos da organização.
Mas ela não está presente somente nesse momento inicial da empresa, ao contrário, a pesquisa de mercado deve ser feita de maneira constante para encontrar oportunidades, analisar circunstâncias atuais e auxiliar na tomada de decisões importantes para o negócio. Isso porque ao realizar uma pesquisa de mercado de forma certa, ela torna a etapa de decisão em algo mais preciso e traz insights importantes para a corporação.
Para que serve uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é realizada para analisar a validade e a viabilidade de alguma ideia relacionada ao negócio, portanto está diretamente relacionada à tomada de decisões de uma empresa, visto que ela apresenta dados concretos para que certas ações sejam ou não implementadas.
Por isso, a pesquisa de mercado deve ser um recurso utilizado sempre que a empresa precise chegar a conclusões como:
- Atuar em outras áreas geográficas;
- Explorar novos segmentos de mercado ou canais de distribuição;
- Disponibilizar novos produtos e serviços ou aperfeiçoar os já existentes;
- Avaliar a equipe de vendas;
- Definir um ponto comercial;
- Mapear melhores meios de divulgação do seu produto ou serviço;
- Alterar preço;
- Posicionar marca e produtos;
- Começar um novo negócio (deve estar no plano de negócios).
Como fazer uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado pode ser feita presencial ou digitalmente, através de questionários ou entrevistas. Mas antes de aplicá-la é preciso desenvolvê-la. Para isso, há alguns passos que você pode seguir:
Estabeleça o objetivo da pesquisa
Uma pesquisa nasce de uma necessidade existente, ou seja, de um problema que deve ser resolvido ou um objetivo a ser atingido, isso significa que a primeira etapa da construção de uma pesquisa de mercado é voltada para a definição do objetivo da pesquisa.
É uma etapa simples que exige da empresa estabelecer qual o objetivo da pesquisa e transformá-lo em uma pergunta, como “Como impulsionar as vendas do meu produto ou serviço” ou “Os meus clientes estão satisfeitos com os canais de comunicação da empresa?”
Essa informação e as demais devem ser inseridas em um documento de briefing para que toda a equipe envolvida no projeto esteja alinhada e tenha acesso a todos os dados.
Defina o público-alvo
A pesquisa de mercado só é eficiente quando feita de forma correta, inclui-se aqui direcionar o questionário para o público correto. Nenhuma pesquisa será funcional se feita com pessoas que nunca consumiram seu produto ou serviço, por exemplo ou se direcionada para o sexo masculino quando o negócio é voltado para o público feminino.
Para definir o público-alvo da sua pesquisa, é preciso levar em consideração o perfil das pessoas que você precisa que responda a pesquisa. Se clientes, busque na sua própria lista de contato, agora se consumidores em geral, você pode optar por painéis de respondentes, por exemplo.
Amostragem
Além de definir o público-alvo é fundamental estabelecer quantas pessoas participarão da pesquisa de mercado.
Desenvolvimento e aplicação do questionário
As perguntas do questionário de pesquisa de mercado devem ser claras e objetivas para que os participantes não tenham dúvidas sobre como responder. Também é importante que não contemple muitos temas, para que o sujeito não se sinta perdido.
Outra questão que deve ser considerada na hora de desenvolver a pesquisa, é a de que o questionário não seja longo, senão o participante pode perder o interesse em contribuir com a sua empresa.
É possível explorar outras metodologias para aplicar a pesquisa e torná-la interessante para quem for responder também. É possível inserir fotos, vídeos, memes, textos entre as questões que o contexto permitir. Há diversos recursos que podem ser usados, a gamificação também é uma alternativa para deixar tudo mais dinâmico e, ainda, facilitar na coleta e análise de dados.
Análise os resultados
O processo de criação de uma pesquisa de mercado não acaba quando ela é criada, a implementação bem como a análise dos resultados são pontos chaves e que influenciam muito no resultado que ela trará para a empresa.
Por isso, é importante que após a finalização da coleta dos dados, os resultados sejam bem avaliados. É possível contar com ferramentas que auxiliem no processo de cruzamento e análise de dados, como o Excel.
Se optar por alguma plataforma voltada para a criação e compartilhamento de pesquisa de mercado, possivelmente ela terá recursos que te auxilie nesse processo, pois ferramentas assim são criadas especificamente para isso.
Lembre-se que a pesquisa de mercado pode e deve te auxiliar em decisões futuras e até identificar oportunidades lucrativas.
Como você pôde conferir por aqui, a gamificação é uma alternativa que pode ser implementada para a criação de uma pesquisa de mercado, se você ficou interessado e quer ler mais a respeito, confira um artigo específico sobre o assunto: 3 exemplos de gamificação no marketing.
A pesquisa de mercado é um documento de planejamento estratégico porque se trata de uma ferramenta que traz pesquisas e análises prévias do mercado e dos concorrentes.
A pesquisa de mercado é realizada para analisar a validade e a viabilidade de alguma ideia relacionada ao negócio, portanto está diretamente relacionada à tomada de decisões de uma empresa.
- Estabeleça o objetivo da pesquisa
- Defina o público-alvo
- Amostragem
- Desenvolvimento e aplicação do questionário
- Análise os resultados