Inovação Aberta é um modelo em que a colaboração, seja interna ou externa, é fundamental para a criação de soluções novas e eficientes nas empresas. No entanto, assim como todo conceito relativamente desconhecido, muitos ainda não sabem como aproveitá-la em seus negócios.
O que você vai ver neste artigo:
Saiba mais sobre a cultura da Inovação Aberta e como implementá-la em sua empresa!
A Importância da Inovação nas Empresas
Não é à toa que a palavra inovação vem ganhando destaque no mundo corporativo na última década. Gigantes se levantaram ao investir nessa característica, enquanto empresas tradicionais caíram ao ignorá-la: basta pensar na trajetória da Netflix, que abriu um mercado novo, e da Blockbuster. Não dá para ser mais claro sobre o impacto que esse valor pode ter nos negócios, ainda mais após a criação de conceitos como o Moonshot Thinking.
No entanto, é importante ressaltar que a inovação não é algo importante apenas para grandes corporações ou para o segmento de tecnologia. Empresas de todos os portes e áreas têm muito a ganhar ao investir nessa questão — e isso em diversas frentes.
Pensar em inovações nos produtos e serviços é uma forma de se alcançar novos públicos e aumentar a satisfação dos atuais clientes. Pode ser uma solução inteiramente inovadora ou um detalhe que faça a diferença na relação com o consumidor: o importante é trazer um frescor a sua marca e ofertas.
Mas também é fundamental pensar além dos produtos e serviços. É possível implementar estratégias como a inovação organizacional, desenvolvendo novos métodos e lógicas na empresa para melhorar o desempenho e reduzir custos e riscos.
Imagine inovar nos processos para agilizar e extrair melhores respostas. Ou no atendimento ao cliente para garantir uma experiência mais satisfatória. Na forma de divulgar novidades e fazer campanhas de marketing... são tantas as áreas que podem ser beneficiadas ao se transformarem por completo ou receberem uma pequena mudança — tudo para aumentar o desempenho e resultados da empresa.
E uma das estratégias para se alcançar isso é a Inovação Aberta: um modelo em que a inovação é feita de forma colaborativa com outras pessoas, profissionais, departamentos e até empresas, somando competências e conhecimentos para criar soluções novas e eficientes.
O que é Inovação Aberta?
Muitas empresas começaram a investir em inovação com uma mente mais tradicional, com um departamento isolado que pensava nessa questão para toda organização. Infelizmente, isso gerou um afastamento entre as soluções desenvolvidas e as reais necessidades dos setores, resultando em muitos gastos e poucos resultados efetivos.
Além disso, outro problema dessa visão é ignorar que a colaboração e a diversidade de pontos de vista são enriquecedores na hora de se pensar em inovação e mudanças. Outras vivências tem grande chances de visualizar oportunidades e falhas que passaram despercebidas, chegando a respostas mais revolucionárias — e que irão otimizar processos e arrebatar o mercado.
Mas isso só é possível ao se abrir para novas ideias, visões, públicos, tecnologias… enfim, abraçar a cultura da inovação aberta para não deixar passar oportunidades.
O conceito de Inovação Aberta foi desenvolvido pelo professor e pesquisador Henry Chesbrough, em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology. Em um artigo para a conceituada revista Forbes, ele declara que essa metodologia "conceitualmente é uma abordagem mais distribuída, participativa e descentralizada de inovação, baseada no fato observável de que o conhecimento útil de hoje é amplamente distribuído, e nenhuma companhia, não importa quão competente ou grande seja, consegue inovar eficientemente por conta própria”.
Ou seja, ele considera que é importante que as empresas se abram a parceria umas com as outras para serem capazes de realmente inovar e agregar o conhecimento que está espalhado em diferentes lugares — e isso seria alcançado por meio da Inovação Aberta.
No texto, Chesbrough afirma que essa estratégia é uma forma mais lucrativa de se investir em inovação por alguns motivos:
- Pode reduzir custos;
- Acelera a chegada ao mercado;
- Aumenta a diferenciação no mercado;
- Cria novos fluxos de receita para a companhia.
Além disso, é possível apontar como outro benefício a construção de network, formando uma rede de parcerias entre organizações para impulsionar o sucesso de todos.
Para o Chesbrough, existem duas facetas da Inovação Aberta: a “outside in” e a “inside out”. A outside in é quando ideias e tecnologias externas são trazidas para o processo de inovação da empresa, que seria a forma mais conhecida dessa estratégia. Já a inside out é quando esses elementos da própria organização, não utilizados ou não tão bem aproveitados assim, são incorporados nas operações de outras companhias.
Assim, esses conhecimentos e práticas tanto entram como saem da empresa, formando um fluxo de troca de inovações.
Como Implementar a Cultura de Inovação Aberta
Uma das dúvidas de quem conhece essa estratégia é saber como trazer esse conceito para a prática. Algumas organizações até mesmo contratam especialistas e gerentes de inovação aberta para implementar a metodologia.
No entanto, existem alguns conselhos que podem ajudar uma empresa a começar a incorporar esse método.
Uma dica que Chesbrough dá é deixar o modelo de negócios guiar a decisão sobre quais conhecimentos e tecnologias podem ser absorvidas pela empresa ou compartilhadas com outros. Aquilo que se encaixa deve ser aproveitado; o que não serve mais pode ser partilhado.
Mas, partilhado com quem? É importante realizar parcerias com outras empresas que abracem a Inovação Aberta com seriedade e estejam dispostas a trocar ideias, estratégias e tecnologias. Essa relação deve ser recíproca, desenvolvendo um laço de confiança e aprimoramento mútuo.
Outro conselho importante é fortalecer a cultura organizacional e incentivar uma postura de criatividade, colaboração e compartilhamento de ideias. Essas qualidades são fundamentais para fomentar a inovação na equipe, despertando as competências na equipe para preparar o terreno para esse valor.
Isso pode ser feito por meio de ações como treinamento corporativo e desenvolvimento de pessoas, trabalhando essas e outras habilidades nos colaboradores — como boa comunicação, liderança e trabalho em equipe, por exemplo — para que eles estejam mais preparados para o estilo da Inovação Aberta.
E existe uma competência em específico que pode ajudar bastante na criação de uma cultura voltada a este conceito: descubra o que é intraempreendedorismo e como incentivar esse tipo de profissional!
Perguntas Frequentes:
Henry Chesbrough diz "conceitualmente é uma abordagem mais distribuída, participativa e descentralizada de inovação, baseada no fato observável de que o conhecimento útil de hoje é amplamente distribuído, e nenhuma companhia, não importa quão competente ou grande seja, consegue inovar eficientemente por conta própria”.
Pensar em inovações nos produtos e serviços é uma forma de se alcançar novos públicos e aumentar a satisfação dos atuais clientes. Pode ser uma solução inteiramente inovadora ou um detalhe que faça a diferença na relação com o consumidor: o importante é trazer um frescor a sua marca e ofertas.