A gamificação é uma estratégia que pode beneficiar diversas áreas e ações de uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento de mercado. E isso não é uma afirmação sem base — existem vários exemplos de negócios que tiveram resultados positivos ao adotar essa metodologia:
O que você vai ver neste artigo:
7 exemplos de empresas que utilizam gamificação com sucesso
1- Duolingo
Um dos maiores exemplos do uso da gamificação nos negócios é o Duolingo. A empresa tem como seu produto principal uma plataforma lúdica que usa elementos de jogos para estimular os participantes a aprenderem um novo idioma.
Lançada em 2011, a plataforma oferece atividades educativas em dezenas de línguas diferentes e acessíveis para o mundo inteiro. Por meio da gamificação, o negócio expandiu exponencialmente e ajudou milhões a terem uma experiência mais amigável de aprendizagem.
2- Sicredi
Uma empresa não precisa usar a gamificação apenas como seu carro-chefe para aproveitar seus benefícios. Pelo contrário, é possível usar essa estratégia internamente: o Sicredi desejava padronizar a ferramenta de gestão de contas usadas por suas cooperativas, por isso investiu na solução para treinar os profissionais que atuavam na área em suas unidades pelo país.
A instituição financeira cooperativa então adotou o CRM Play, uma experiência gamificada com storytelling para engajar e educar os gerentes de contas. Nela, o participante embarcava em uma jornada para retornar as cores do mundo que haviam desaparecido, se esforçando para atingir determinadas conquistas durante o processo.
Por meio dessa atividade, os profissionais participaram de uma dinâmica educativa e divertida para aprenderem a utilizar a mesma ferramenta de gestão de contas, padronizando esse processo entre as cooperativas.
E o resultado dessa ação? Em 2019 a adoção da ferramenta foi expandida para outras áreas e mais de 7.000 gerentes participaram da dinâmica, que atingiu uma média de performance de 95% por módulo.
3- Santander
Já pensou em ganhar uma bolsa para estudar em uma instituição do exterior? Por meio do Academicxs Game, o Santander promoveu uma campanha na qual 20 universitários tiveram a oportunidade de estudar na Babson College, em Massachusetts, Estados Unidos.
Para concorrer ao prêmio, universitários de todo Brasil acessaram o aplicativo da ação e participaram de um jogo que buscava testar seus conhecimentos gerais e inglês em suas trilhas — e os 20 primeiros conquistavam as bolsas.
Assim, a instituição promoveu uma ação especial ligada aos seus valores organizacionais, consolidando ainda mais a sua imagem no mercado, além de oferecer uma experiência inovadora e divertida para o público-alvo.
4- Nike
A gigante vem adotando a gamificação há alguns anos, usando essa estratégia para fortalecer seu posicionamento a favor da prática de esportes e da promoção de uma vida mais saudável, além de engajar seus clientes e compradores em potencial.
Nesse sentido, ela oferece um aplicativo chamado NikePlus, que estimula os usuários a praticarem exercícios físicos ao usar elementos competitivos dos jogos. Recentemente essa estratégia ganhou uma expansão — o Nike Plus Unlocks, um programa em que os participantes acumulam pontos a cada atividade física que realizam usando o app e conseguem resgatar recompensas.
Dessa forma, a empresa usa a lógica de pontuação tão comum nos jogos para encantar pessoas e fortalecer a imagem da marca, questões valiosas para a companhia.
5- Vivo
Quando uma das empresas mais conhecidas do país precisava de uma solução especial para o treinamento de suas equipes, ela optou pela gamificação — e a estratégia deu tão certo que foi repetida em outros anos:
- Em 2016 foi desenvolvida a atividade Vivo ao Vivo para fortalecer as equipes de call center. A ação buscava educar e motivar os profissionais nas tarefas do dia a dia, sem deslocá-los do seu ambiente de trabalho.
- Já em 2017 foi proposta a dinâmica Ao Vivo+, com o objetivo de educar os colaboradores a respeito da comunicação nas redes sociais e sua importância na distribuição de informações na atualidade.
- E em 2018 veio o Ser+, uma campanha desenvolvida para dar continuidade ao trabalho da ação anterior, promovendo mais atividades para treinar e engajar os profissionais.
Dessa forma, a Vivo foi capaz de aproveitar o melhor da gamificação para aumentar a qualificação dos seus funcionários e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência divertida e motivadora nessa jornada.
6- Deloitte
A gigante de auditoria e consultoria empresarial investiu na gamificação para potencializar o seu programa de treinamentos Deloitte Leadership Academy (DLA), voltado para os funcionários e até mesmo para os clientes. O uso dessa estratégia se somou a outras metodologias educacionais para proporcionar uma experiência de aprendizagem mais engajadora a todos os usuários.
Desde então, a empresa identificou um aumento de 37% no número de usuários retornando ao site a cada semana, além de notar o crescimento do tempo de navegação e de participantes completando os treinamentos.
7- L'Oréal Brasil
Recentemente a empresa lançou o programa “Você Vale +”, voltado a promover o bem-estar dos funcionários. Entre as estratégias usadas na campanha, há atividades gamificadas para estimular a prática de ações positivas na vida dos colaboradores.
Em uma plataforma, eles registram práticas envolvendo alimentação saudável, mindfulness e a realização de exercícios físicos, ganhando pontos e concorrendo a prêmios como vouchers e até viagens.
Assim, a organização incentiva uma melhora na qualidade de vida dos seus funcionários e aumenta o seu engajamento na empresa — o que por sua vez impacta positivamente na sua produtividade, qualidade e motivação no trabalho.
Como implementar a gamificação na minha empresa?
Todos esses exemplos mostram como a gamificação pode ser adotada em diferentes contextos para engajar um público-alvo — sejam clientes, colaboradores, parceiros, pessoas ligadas aos valores da marca, entre outros. São muitas as possibilidades de aproveitar essa ferramenta para fortalecer relacionamentos e até mesmo o posicionamento da empresa.
Essas estratégias só foram bem sucedidas, porque as instituições souberam aproveitar o melhor da gamificação nas ações: oferecendo atividades verdadeiramente engajadoras para o público, porém que ainda assim promoviam atitudes que geravam valor para suas vidas e para o negócio.
Mas, nem todas as organizações têm expertise para aplicar essa metodologia em suas ações e, infelizmente, acabam gastando tempo e recursos em medidas que não vão trazer os resultados desejados.
Por isso, é fundamental contar com a parceria de quem tem experiência na área para desenvolver soluções engajadoras e eficientes. Conheça a Ludos Pro e descubra como nossa plataforma gamificada pode dar UP nos treinamentos da sua empresa!
Gamificação tem como significado o uso de mecanismos dos jogos em contextos de não entretenimento, como treinamento corporativo, marketing e processos de aprendizagem. É uma estratégia criada com objetivo de gerar motivação e engajamento dos participantes.
A gamificação pode ser adotada em diferentes contextos para engajar um público-alvo — sejam clientes, colaboradores, parceiros, pessoas ligadas aos valores da marca, entre outros. São muitas as possibilidades de aproveitar essa ferramenta para fortalecer relacionamentos e até mesmo o posicionamento da empresa.