Trilha de aprendizagem: Aprenda o que é e como fazer. Confira!

12 maio 2023

Atividades e práticas estratégicas programadas a fim de desenvolver competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, essa é a trilha de aprendizagem. Veja aqui como funciona este recurso que promete melhorar a educação corporativa.

A trilha de aprendizagem é uma sequência de atividades, conhecimentos e aptidões voltadas para a capacitação de uma pessoa. Ela busca preparar um indivíduo para ele poder desenvolver determinada atividade ou adquirir um conhecimento específico. Essa metodologia é tendência no mundo corporativo.

Em um mundo onde tudo acontece de forma muito rápida e tudo ao mesmo tempo, metodologias de aprendizagem acelerada, conectadas ao dia a dia e com resultados positivos são as que realmente funcionam.

As trilhas de aprendizagem são diferentes dos treinamentos convencionais com roteiro pré-definido aplicados até pouco tempo atrás nas empresas. A aquisição do conhecimento é mais conectada com o ambiente de trabalho em que o colaborador se encontra.

A aprendizagem não é um processo mecânico para ter um guia definitivo, mas neste artigo trouxemos alguns passos de como fazer uma trilha de aprendizagem contínua realmente eficaz. Vamos conferir?

O que é trilha de aprendizagem?

Trilha de aprendizagem é um conjunto integrado, sistemático e contínuo de ações destinadas ao desenvolvimento de pessoas e profissionais.

Consiste em atividades que levam o colaborador a desenvolver um conhecimento sobre determinada concepção, como reuniões, aulas presenciais, seminários, workshops, jogos, entre outras.

A ideia das trilhas de aprendizagem é combinar as necessidades da empresa com os objetivos e ambições dos colaboradores. O protagonista do processo é o profissional. 

Dessa forma, ele ganha autonomia para criar sua própria trilha de aprendizagem a partir de suas expectativas e necessidades. Assim, é possível unir o planejamento de carreira com as necessidades e objetivos da organização.

Além disso, as trilhas de aprendizagem se baseiam na teoria das competências, ou seja, conhecimento teórico e desenvolvimento prático unidos para chegar num resultado final.

O objetivo principal é dispor conhecimento necessário para desenvolver competências (contando com conteúdo teórico, habilidades e atitudes) necessárias para o desempenho em diferentes níveis ocupacionais do dia a dia profissional.

Por exemplo, se você quiser despertar o espírito de liderança em algum setor da sua empresa, as trilhas de aprendizagem podem ajudar.

Quando surgiram as trilhas de aprendizagem?

Antes de tomar a grande proporção que tem hoje, as trilhas de aprendizagem surgiram e foram inseridas como uma metodologia de ensino corporativo. Ou seja, elas eram voltadas para o desenvolvimento profissional. Nessa época, o objetivo da trilha era ser flexível e dinâmica, diferente de programas tradicionais de treinamento que eram tão rígidos.

O sucesso foi tanto que as trilhas de aprendizagem passaram a ser implementadas em outros ambientes que não o corporativo. Hoje, as instituições de ensino de todos os níveis (do básico até o superior) também se beneficiam da potencialidade deste método.

A flexibilidade da metodologia se dá principalmente porque o modelo coloca vários recursos e ferramentas à disposição dos indivíduos. Jogos, e-books e filmes são algumas das possibilidades que podem ser trabalhadas com ela. 

A ideia desse sistema é instruir indivíduos para realizarem seus objetivos no escopo definido. O indivíduo não é mais preparado para realizar tarefas de trabalho e sim para olhar todo contexto e tomar melhores decisões, considerando a empresa como um todo e tendo uma visão sistemática sobre o mundo e ambiente de trabalho.

Logo, as trilhas de aprendizagem auxiliam na formação de pessoas mais autônomas, responsáveis e engajadas. Características que são requisitadas tanto no âmbito profissional como no educacional. Por isso surgiu na esfera empresarial, mas também se estendeu às escolas, faculdades e instituições profissionalizantes.

Quais são as principais características?

Por meio das trilhas de aprendizagem é possível oferecer um aprendizado contínuo, concentrado no colaborador e no que ele precisa para se desenvolver, e ao mesmo tempo focar nas necessidades de desenvolvimento da empresa.

Para elaborar uma trilha de aprendizagem é preciso se atentar a três aspectos explicados a seguir.

Flexibilidade

É possível lidar com soluções de aprendizagem obrigatórias e outras escolhidas pelo colaborador. Nesse caso, o colaborador se sente motivado a ser protagonista do seu próprio desenvolvimento. Sentir que está no controle do seu aprendizado dá a sensação de empoderamento e sentimento de autoconfiança.

Experiência

As trilhas devem ser pensadas no pré e no pós-treinamento, quer dizer, quais experiências você pode proporcionar aos seus colaboradores para que eles de fato assimilem as novas competências solicitadas.

Diversidade de estímulo

Para dar dinamismo ao compartilhamento de conhecimento, invista em diferentes recursos, como cursos presenciais e on-line, mentorias, fóruns, vídeos, coaching e participação em projetos e congressos.

Porém, é interessante misturar estrategicamente, já que o processo de memorização do conhecimento é aproveitado da seguinte forma:

  • 20% com áudios;
  • 50% com videoaulas e palestras;
  • 70% por meio de debates;
  • 80% com atividades práticas;
  • 95% ensinando.

Qual a diferença entre aprendizagem e treinamento?

A principal diferença entre aprendizagem e treinamento é que um está voltado para a aquisição de conhecimento e outro para melhorar as habilidades de um indivíduo a fim de desempenhar determinado trabalho. 

Em outras palavras, o objetivo do ensino é gerar mudança de comportamento obtido por meio de experiências concebidas por aspectos emocionais, relacionais, neurológicos e ambientais. A partir dele, o sujeito adquire novas percepções sobre determinado assunto.

Já o treinamento visa o desenvolvimento pessoal. É através dele que uma pessoa aprende os mecanismos e habilidades para realizar suas atividades. Geralmente, eles são específicos, criados para sanar uma dúvida ou dificuldade característica.

Se for para resumir a essência do treinamento, pode-se dizer que ele oferece as condições básicas para a pessoa exercer sua função, portanto está associado a uma questão funcional. É preciso lembrar que há diferentes modelos de treinamento, mas todos fornecem instruções.

Quais os modelos de trilha de aprendizagem?

Existem dois modos de criar a trilha de aprendizagem: modelo linear e modelo agrupado.

No modelo linear, os objetos de aprendizagem (vídeos, aulas presenciais, avaliações, treinamentos on-line) são colocados em sequência, então para acessar o próximo passo é preciso cumprir o passo anterior. O colaborador conclui com sucesso a trilha de aprendizagem assim que completar todos os passos.

Já no modelo agrupado, a ideia é disponibilizar diversos recursos de aprendizagem em um grupo e o colaborador é livre para escolher qual cumprir. Mas o colaborador precisa atingir uma quantidade mínima de recursos para ter a trilha de aprendizagem concluída.

A escolha do formato e modelo depende do seu objetivo, do público e dos conteúdos. Mas se esse é seu primeiro contato com o método, é aconselhável começar com o modelo linear. A segunda opção é mais interessante para um público que já tenha certo nível de autonomia e maturidade para tomar decisões.

Quais as vantagens das trilhas de aprendizagem para o ensino?

crie um storytelling

A trilha de aprendizagem é conhecida por gerar autonomia ao estudante, porque através deste modelo, o indivíduo fica responsável por todo processo de ensino-aprendizagem. 

Esse modelo de metodologia pode proporcionar benefícios como:

Maior aprendizagem

O surgimento e a expansão da tecnologia influenciaram no comportamento humano. O mercado também sentiu efeitos e tem se comportado de forma diferente em todos os quesitos, principalmente no âmbito educacional.

Não é preciso ir muito longe na história para se deparar com alunos estudando por meio de Barsas. Neste tempo, o professor era visto como único detentor de conhecimento. Hoje, há infinitas maneiras de adquirir um conhecimento: jogos, vídeos, e-book, artigos e outros.

A trilha de aprendizagem surge como uma metodologia que integra os diferentes formatos de conteúdo e torna o processo de aquisição de conhecimento algo dinâmico. Bem diferente do ensino tradicional.

A trilha de aprendizagem gera maior engajamento dos estudantes e isso afeta diretamente na aprendizagem dos alunos.

Educação personalizada e metodologias ativas

A trilha de aprendizagem traz autonomia para o estudante. Ou seja, o processo de aquisição de conhecimento deixa de ser uma responsabilidade do docente e passa a ser do próprio discente.

Assim, o conteúdo desenvolvido foca nas reais deficiências e necessidades do aluno. Em outras palavras, ele é personalizado de acordo com o que o estudante busca. A trilha de aprendizagem, ainda, combina uma série de metodologias ativas, como a gamificação, o que torna o processo mais interessante.

Melhor assimilação dos conteúdos

Por ser uma estratégia que coloca o estudante como centro, o conteúdo aplicado tem maior eficiência quando comparado a outros métodos. Há estudos que comprovam essa afirmação.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford constatou que discentes expostos aos métodos não-tradicionais de ensino rendem 30% mais dos que aqueles que estão imersos em modelos tradicionais de aquisição de conhecimento.

Proporciona maior flexibilidade

Diferente do ensino tradicional, na trilha de aprendizagem o estudante tem a liberdade de criar e gerenciar o seu próprio cronograma de estudo. Ele também consegue administrar seu avanço nos módulos, fazendo isso de acordo com sua performance e preferências.

Neste modelo não há horários pré-fixados e grades estabelecidas, como acontece no ensino tradicional. O aluno consegue criar seu próprio horário, estudar de acordo com seu tempo livre e suas necessidades.

Gera resultados maiores

A implementação de trilhas de aprendizagem também impacta nos resultados, que são mais práticos e assertivos. Há melhoria tanto para os usuários que têm contato com essa metodologia ativa, quanto para a instituição que adota esse modelo.

A empresa consegue sentir esses efeitos através da melhora na taxa de retenção de alunos, no engajamento e no Retorno Sobre Investimento (ROI).

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Como fazer a trilha de aprendizagem?

Você já definiu modelo, formatos e conteúdos a serem aplicados, agora vamos ao passo a passo de como fazer uma trilha de aprendizagem.

Conheça o perfil do seu público

Conheça o perfil do seu público

Os objetivos e as necessidades da empresa precisam estar de acordo com as habilidades, aptidões, necessidades e objetivos do colaborador. Portanto, antes de criar sua trilha de aprendizagem, é muito importante (e até um tanto intuitivo) que você faça um estudo a respeito do seu público.

Conheça os colaboradores da sua empresa. Procure explorar o que há de melhor tanto em funcionários antigos quanto novos. Saiba suas habilidades, competências e níveis de conhecimento a respeito de determinada concepção. Além disso, entenda suas objeções para o futuro de média e longa distância tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

Construa uma sequência contínua em diferentes níveis de dificuldade

Como esse é um método de aprendizagem sistemático e contínuo, é fundamental estruturar a trilha de aprendizagem em níveis e graus de dificuldade e/ou importância.

A melhor forma de repassar o conhecimento é fazer isso de forma fluida, sem que se perceba. Tendo isso em mente, além de estruturar os conteúdos por nível de dificuldade, aplique as atividades de forma estratégica a fim de tornar a aprendizagem eficiente, definitiva e dinâmica.

Aborda atividades que sejam de diferentes estilos

Além de criar conteúdos relevantes, busque alternativas criativas para estruturar o curso. Abuse da tecnologia, que oferece opções muito mais atrativas e dinâmicas do que as cansativas aulas expositivas.

Utilize vídeos, áudios, jogos, plataformas on-line, enfim, há vários recursos que auxiliam no aumento do engajamento e na retenção dos colaboradores. Defina uma estrutura que melhor se encaixa ao público e ao conteúdo, além de levar em conta o cenário e a cultura da empresa.  

Crie um storytelling

Uma forma de prender a atenção é contando não somente uma história, mas uma história relevante. Por isso, uma boa técnica para aumentar a efetividade das trilhas de aprendizagem, independentemente do formato, é o storytelling.

Ao contar uma história, você faz com que o colaborador se envolva naquele universo e torça para o sucesso do personagem, por meio de uma experiência de imersão no conteúdo das aulas.

Assim, é possível criar uma conexão entre o mundo fictício e a rotina profissional. Dessa forma, a mensagem é absorvida com muito mais facilidade e eficiência.

Observe as habilidades cognitivas

Uma maneira de verificar se a sua trilha de aprendizagem está gerando resultados é perceber como é o progresso do colaborador durante o treinamento. Entenda como é o processo de aprendizagem e memorização.

Observe a desenvoltura ao relacionar teoria e prática e esteja atento às capacidades cognitivas e habilidades responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas, como:

  • atenção/foco;
  • percepção;
  • memória e linguagem;
  • raciocínio;
  • lógica;
  • estratégias;
  • tomada de decisões;
  • resolução de problemas.    

Utilize a gamificação

Plataformas de gamificação utilizam técnicas e mecânicas de games para engajar, ensinar e aumentar a produtividade de seu público. Tudo de um jeito bem interativo e desafiador.

Vale a pena investir, pois são excelentes para facilitar o treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de colaboradores.

Há empresas específicas em treinamento de grandes empresas que oferecem esse recurso, sendo possível monitorar e mensurar resultados.

Quais são os resultados esperados?

Já que a intenção das trilhas de aprendizagem é unir as necessidades dos colaboradores com as da empresa, as vantagens de utilizar esse método são várias, como:

  • aumento da visão do colaborador a respeito das competências requeridas;
  • nivelamento de conhecimentos;
  • estímulo ao autodesenvolvimento;
  • aprendizagem contínua;
  • potencialização do processo de aprendizado;
  • percepção das possibilidades de carreira que o colaborador tem na sua área.

Como você pôde perceber, as trilhas de aprendizagem estão cada vez mais em voga, já que esse método beneficia os interesses da empresa e também do colaborador para um mesmo resultado. É incrível como a tecnologia pode contribuir com o desenvolvimento de empresas.
Agora que você sabe como fazer uma trilha de aprendizagem, entre em contato e descubra como podemos auxiliar ainda mais sua empresa.

teste por 14 dias grátis

Perguntas frequentes:

Qual o objetivo da trilha de aprendizagem?

A ideia das trilhas de aprendizagem é combinar as necessidades da empresa com os objetivos e ambições dos colaboradores. O protagonista do processo é o profissional. Dessa forma, ele ganha autonomia para criar sua própria trilha de aprendizagem a partir de suas expectativas e necessidades.

Quais são os benefícios das trilhas de aprendizagem?

Aumento da visão do colaborador a respeito das competências requeridas;
Nivelamento de conhecimentos;
Estímulo ao autodesenvolvimento;
Aprendizagem contínua;
Potencialização do processo de aprendizado;
Percepção das possibilidades de carreira que o colaborador tem na sua área.

Como criar uma trilha de aprendizagem?

1- Conheça o perfil do seu público
2- Construa uma sequência contínua em diferentes níveis de dificuldade
3- Aborde atividades que sejam de diferentes estilos
4- Crie um storytelling
5- Observe as habilidades cognitivas
6- Utilize a gamificação

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo