Gamificação é uma solução que pode impactar positivamente em diversos contextos de uma empresa
A gamificação é uma ferramenta capaz de ajudar no aumento do engajamento e do interesse dos colaboradores de uma empresa, prática esta que impacta na saúde deles, porque torna diversas atividades maçantes e burocráticas em verdadeiros momentos lúdicos e motivantes.
Na contemporaneidade empresas têm visto a necessidade de investir cada vez mais na saúde de seus colaboradores. Pois, o bem-estar e a autoestima elevada são aspectos que influenciam diretamente na produtividade e na conquista dos objetivos da empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Uma prática que tem repercutido no Brasil e que têm garantido grandes resultados para organizações de qualquer porte e nicho, é a gamificação, uma estratégia que tem como finalidade adotar elementos dos jogos em ocasiões fora do contexto do entretenimento, como é o caso do ambiente colaborativo.
Neste artigo, você vai entender porque a gamificação tem se destacado quando o assunto é melhorar a saúde dos funcionários e, ainda, receber dicas de como aplicá-la ainda hoje na sua organização. Então, se você se interessou pelo assunto, é só continuar com a leitura para saber mais!
O que é gamificação?
A gamificação, ou ludificação, é composta como um conjunto de práticas que utilizam elementos e processos dos jogos para ocasiões rotineiras, que fogem do contexto de entretenimento que estamos acostumados a encontrar.
É comum que a gamificação seja adotada em ambientes cujo foco é melhorar a interação com as pessoas. Porque ela busca incentivar os indivíduos a concluir projetos, ter determinado comportamento ou adquirir novos conhecimentos, por exemplo.
Isso é possível porque os recursos usados na gamificação gera o sentimento de conquista, evolução e conclusão. O participante é estimulado a continuar suas ações para completar missões, ir para outro nível, melhorar sua pontuação e, consequentemente, ganhar recompensas.
Será que a gamificação na saúde muda o comportamento dos funcionários?
A gamificação tem se apresentado como uma alternativa para melhorar o alarmante cenário que a saúde atravessará nos próximos anos. Um estudo realizado pela Brazil – US Business Council e U.S Chamber of Commerce, alertou para o impacto do aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e câncer, por exemplo.
Os dados indicam que a perda para o Brasil totalizará em 8,7% do PIB em 2030. A ideia revolucionária da gamificação ganhou adesão na área da saúde, buscando transformar os cuidados diários em um jogo, de maneira interativa e divertida.
A gamificação proporciona aos profissionais o sentimento de conquista por conta própria, na medida em que os ajuda a ganhar confiança. Os colaboradores de uma empresa, ao utilizarem deste recurso, a empresa previne futuros danos à própria saúde.
Porque a gamificação é importante para a saúde?
Cada vez mais estudiosos têm comprovado que a motivação e a autoestima são aspectos de grande importância para que o colaborador tenha disposição para levantar de sua cama todos os dias para trabalhar e encarar novos desafios.
Esses aspectos estão diretamente relacionados à saúde do trabalhador, então investir no âmbito psicológico e físico se tornou uma estratégia empresarial, visto que aqueles que estão saudáveis trazem mais resultados.
Mas não basta querer do dia para a noite adotar práticas para melhorar a saúde dos seus profissionais. É importante estudar as necessidades de cada um e criar um plano de ação que vá de fato possibilitar que a empresa alcance seu objetivo.
Há diferentes maneiras de se fazer isso, convênio com academias, farmácias, plano de saúde, auxílio psicológico, rede social corporativa e, inclusive, a gamificação.
Outra questão que a empresa precisa se preocupar nesse processo de cuidar da saúde de seus colaboradores, é o de incentivar essas mudanças. Mudar um hábito é desafiador, então não basta só fornecer meios para isso acontecer, é preciso motivar os profissionais para que eles também engajem nessa visão.
Neste contexto, a gamificação é uma excelente ferramenta, já que é um recurso que busca exatamente isso, despertar o interesse das pessoas em melhorar hábitos e comportamentos. Logo, através dela, práticas rotineiras deixam de ser desinteressantes e passam a ser lúdicas e atrativas.
Gamificação na prática
Provavelmente, você conhece The Sims, uma série de jogos eletrônicos criada pelo designer Will Wright e produzida pela Maxis. Ele surgiu nos anos 2000 e desde então já foram lançadas várias versões e extensões.
O jogo simula a vida real. O jogador consegue criar um avatar bastante semelhante a sua aparência e, inclusive, personalidade, mas também deixa o usuário completamente livre para ser alguém totalmente diferente do que ele é na realidade. É possível, por exemplo, ser estrela do rock, médico e barista. Também dá pra ser vampiro, fazer faculdade, casar e ter filhos.
Assim como na vida real, o sims (nome dado ao avatar) tem suas necessidades e responsabilidades. É preciso trabalhar para ter dinheiro, se alimentar para não morrer de fome, tomar banho, ir ao banheiro, lavar louça, consertar eletrodomésticos quebrados e mais.
Apesar de ser um jogo, a dinâmica é baseada em contexto reais. E o modo em que é apresentado para o usuário, torna atrativa várias das tarefas do dia a dia. Se você já jogou The Sims certamente gostou mais de lavar louça lá do que de verdade, vai dizer.
De certo modo, a gamificação busca trazer esse contexto lúdico em esferas comuns, com objetivo de deixar tudo mais interessante, assim como o jogo deixou a louça mais atrativa.
Com algumas práticas já é possível implementar essa dinâmica no contexto empresarial. Veja, a seguir, algumas dicas e entenda ainda mais como a gamificação pode ser uma ferramenta com grande potencial para melhorar a saúde dos seus funcionários!
Trabalhe a gamificação na sua organização
Práticas simples são suficientes para que a gamificação seja implementada de forma efetiva. Antes de tudo, é necessário dispor de um planejamento que descreva com clareza qual objetivo da empresa.
Logo em seguida, é importante entender qual recompensa será dada aos colaboradores. Contar com ajuda profissional é essencial para garantir sucesso nessa jornada. A seguir, entenda mais sobre o passo a passo.
Tenha um objetivo em mente
A maneira como a sua organização desenvolverá esta prática depende muito do objetivo que se quer alcançar. A maioria dos tratamentos de saúde, além de não serem prazerosos, são caros, o que desestimula o usuário a seguir em frente. Se você busca engajar os colaboradores e reduzir custos, investir na gamificação é uma ótima ideia.
Pesquise sobre o assunto para desenvolver uma estratégia que permita promover comportamentos mais saudáveis e mostrar os benefícios para os profissionais. Faça uma proposta de modo a engajá-los e permitir que estejam livres para utilizar-se ou não do recurso.
A novidade irá despertar a curiosidade, desenvolvendo um espírito de competitividade saudável entre os funcionários. Observe se o objetivo foi alcançado, trabalhe com feedbacks e faça testes, mudando a estratégia caso seja necessário.
Desenvolva recompensas para os colaboradores
A competitividade é algo presente na natureza do ser humano. A vontade de superação do outro e de si próprio sempre esteve presente e a gamificação na saúde trabalha com este desejo intrínseco. Desenvolver recompensas para os funcionários pode ser a chave para motivá-los a dar o próximo passo.
Sabemos que funcionários desmotivados apresentam pouco engajamento e contribuem para diminuir a produtividade de uma empresa. Ao desenvolver recompensas, você proporcionará aos seus colaboradores uma experiência divertida em que ele tem benefícios caso se sobressaiam. O comportamento refletirá em sua atuação dentro da organização.
Conte com ajuda especializada para a gamificação na saúde
Este é um ponto crucial para o sucesso da sua estratégia. Ainda que a gamificação tenha tido boa adesão na área da saúde, uma estratégia mal implementada implica em gastos sem retorno algum.
Busque por plataformas que tenham melhor custo-benefício, e que também otimizem o tempo dos profissionais de RH. De nada adianta implantar o novo método de gamificação na saúde e não acompanhar os resultados de perto.
Opte por uma plataforma que permita mensurar diversos fatores e que permita o controle do desempenho e desenvolvimento dos funcionários. Métricas detalhadas trazem informações preciosas sobre os colaboradores e suas particularidades.
Isto proporciona também maior facilidade em implementar futuros treinamentos e estratégias de aprendizagem, na medida em que torna possível saber o que funciona melhor para cada um. Gostou das dicas? Entre em contato conosco e saiba mais!
Perguntas Frequentes:
A gamificação, ou ludificação, é composta como um conjunto de práticas que utilizam elementos e processos dos jogos para ocasiões rotineiras, que fogem do contexto de entretenimento que estamos acostumados a encontrar.
Motivação e autoestima são aspectos que estão diretamente relacionados à saúde do trabalhador, então investir no âmbito psicológico e físico se tornou uma estratégia empresarial, visto que aqueles que estão saudáveis trazem mais resultados.