É considerado inovação social um projeto que busca solucionar de maneira mais efetiva e sustentável algo que impacta a sociedade como um todo e não somente alguns indivíduos.
Basta acessar as notícias que você encontrará diversas problemáticas sociais: degradação do solo, poluição do ar e mudanças climáticas e desenvolvimento urbano são algumas das questões debatidas no mundo todo.
O que você vai ver neste artigo:
E a cada ano que passa pessoas físicas e jurídicas estão se mobilizando para solucionar diversas demandas sociais que há no mundo, por isso, o termo inovação social tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações. Você já ouviu falar sobre?
Se interessou no assunto? Confira neste artigo o que é inovação social, quando ele surgiu e sua importância para o âmbito corporativo.
O que significa inovação social?
O termo inovação social é bastante confundido com filantropia ou ações voltadas ao terceiro setor. Essa predefinição acontece principalmente por conta da palavra “social”, que leva essa conotação “beneficente”.
Mas ao consultar o dicionário é possível observar que o significado dessa palavra vai além, é possível ver conceitos como “o que pertence a todos; público, coletivo”. Já a palavra “inovação” está relacionada às novas tecnologias. Ao consultar o dicionário encontra-se descrito “aquilo que é novo, tornar novo; restaurar”.
O termo inovação social portanto pode ser compreendido como o ato de desenvolver novas soluções para problemas e necessidades que afetam toda a sociedade.
A inovação social não precisa obrigatoriamente estar relacionada a um produto ou tecnologia, ela pode estar em uma lei, em um processo, em um movimento ou na junção desses elementos, ou seja tanto em inovações incrementais como radicais.
Quando surgiu o termo?
O termo inovação social foi compartilhado com o mundo no ano de 2003, na revista Stanford Social Innovation Review, que o conceituou como o "processo de inventar, garantir apoio e implementar novas soluções para necessidades e problemas sociais, dissolvendo fronteiras e intermediando o diálogo entre os setores público, privado e o terceiro setor”.
Porém, conforme os anos se passaram, o termo começou a ganhar relevância e com isso viu-se a necessidade de reformular seu significado. Foi no ano de 2008 através da publicação Rediscovering Social Innovation que ele foi alterado.
Nela, o termo foi melhor explorado e explicado, trazendo, assim, melhor precisão a ele. A partir dessa publicação, a inovação social passou a ser entendida como "nova solução para um problema social, que é mais eficaz, eficiente, sustentável ou justa do que as soluções já presentes, contemplando a sociedade como um todo, e não apenas alguns indivíduos” (tradução livre).
O conceito "inovação social" se difundiu no Brasil e no mundo após a publicação Stanford Social Innovation Review, mas ele já estava presente há décadas, com diferentes nomes, mas com o mesmo significado.
Segundo estudiosos da área de administração, Peter Drucker – teórico e consultor da área de administração – e Michael Young – empreendedor social – são considerados os responsáveis pelo termo que foi lançado nos anos de 1960. Na América Latina, o co-fundador do Impact Hub São Paulo e Floripa Henrique Bussacos foi o responsável pela expansão do conceito.
A importância da inovação social
A cada ano, a inovação social assume mais importância no mundo e principalmente nas organizações. Com a mudança do mercado e os problemas que assolam a humanidade, empresas precisam se posicionar a favor e atuar de alguma forma para gerar impacto positivo na sociedade, seja pelo seu produto, serviço ou qualquer outro meio.
A sociedade no geral e os diversos contextos, de trabalho, acadêmico e etc, estão tendo a percepção de que é preciso inovar para inserir as demandas sociais que influenciam na desigualdade do mundo.
Esse despertar coletivo para as problemáticas sociais tem feito com que clientes consumam marcas que se atentem a essas questões. Suas escolhas de compra são baseadas no impacto na natureza que aquela empresa é responsável, nas causas que apoia, no que ela acredita e defende e outras questões de cunho social.
Mesmo pequenas ações já são válidas e consideradas significativas para que a mudança ocorra. Práticas para a diminuição das mazelas sociais, empoderamento de pessoas vulneráveis, oportunidade para pessoas necessidades são soluções que podem ser implementadas pelas empresas e que podem impactar na resolução de grandes problemáticas sociais.
Exemplos em inovação social
Apesar de já compartilhar sobre o que é e, ainda, vários exemplos de problemáticas sociais que podem ser trabalhadas em projetos de inovação social, entenda, de maneira mais prática, sobre esse conceito. Veja exemplos de inovações sociais que estão espalhadas pelo mundo e tem ajudado a humanidade como um todo.
Waterwheel
Iniciativa da empresa Wello, a Waterwheel se sensibiliza e busca ajudar pessoas de países subdesenvolvidos que precisam andar quilômetros para ter acesso a água potável.
A empresa americana criou um instrumento de valor acessível que comporta até 50 litros de água e é facilmente transportado, pois pode ser rolado pelo caminho, sendo uma alternativa aos potes de barro normalmente utilizados.
Pollenity
Criada na Bulgária pelo empreendedor Sergey PEtrov, a Poellenity é uma startup que oferece soluções para as abelhas. Animal ameaçado de extinção e que tem papel essencial na existência do mundo que conhecemos, porque são responsáveis pelo processo de polinização.
A alternativa criada pela empresa busca aumentar a saúde das abelhas, diminuindo a mortalidade e os custos operacionais dos apicultores, gerando consequências positivas para todo o mundo.
Conceptos Plásticos
Conceptos Plásticos é uma organização criada na Colômbia que visa reciclar plásticos e usá-los como material para construir casas e abrigos para famílias carentes do país. A iniciativa surgiu do empreendedor Oscar Andres Mendez e tem grande impacto positivo, tanto ambiental como social.
Motion Eco
Desenvolvido pelo empreendedor Shutong Liu, o Motion Eco tem como objetivo usar o óleo de cozinha em biodiesel para a área de transporte. Criada na China, a iniciativa de inovação social se utiliza do óleo de cozinha usado, um elemento usado no mundo todo e que, geralmente, é desperdiçado.
Conforme estudos, essa iniciativa contribui com a redução de emissão de gases poluentes em até 85%, quando comparado com demais combustíveis existentes nos dias atuais.
A inovação social só acontece se a empresa estiver com o pensamento alinhado no objetivo de criar uma solução para transformar uma problemática humana. Logo, estratégias de pedagogia empresarial são fundamentais. Venha ler sobre!