Gamificação – do inglês gamification – é uma ferramenta que utiliza mecânicas e elementos dos jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado de pessoas, transformando circunstâncias reais e conteúdos densos em materiais lúdicos e de fácil assimilação.
Esse recurso é utilizado em diferentes nichos, desde no âmbito empresarial como educacional. Como metodologia para promover o ensino da educação básica, ele visa superar o desinteresse dos estudantes pelo aprendizado e pela escola através de práticas lúdicas e envolventes.
O que você vai ver neste artigo:
Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a gamificação tem sido um recurso muito buscado pelas escolas por ser um elemento que ajuda a implementar as mudanças que têm ocorrido na educação brasileira. É possível ver a gamificação na educação infantil, na fundamental e inclusive no ensino superior. Isso porque nos dias atuais, escola e professores precisam trabalhar e desenvolver competências e habilidades nos alunos.
Neste artigo você vai conferir o que é gamificação voltada para a educação, mais especificamente para o ensino fundamental, sua relevância para esse contexto e dicas de como implementá-la na sala de aula. Se tem interesse sobre, então é só continuar com a leitura.
Gamificação na educação
A gamificação na educação é vista como uma metodologia ativa que busca promover o protagonismo do aluno. Em outras palavras, ela é uma prática que quando inserida no contexto educacional estimula a participação dos estudantes, que passam a ser agentes do seu próprio aprendizado.
Quando trabalhada em sala de aula, a gamificação muda todo o contexto de aprendizado conhecido pelo ensino tradicional. Ao invés de o professor ser a figura que compartilha o conhecimento com os alunos, com ajuda da gamificação, ele passa a ser um personagem que vai instigar interesse nos estudantes a procurar esses conhecimentos em outros meios.
Essa dinâmica instiga maior interesse pelo aprendizado e como consequência, ele é potencializado e maximizado. Mas essa não é a única função da gamificação no contexto educacional, ela ainda influencia no desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes. Competências como persistência, trabalho em equipe, liderança e autonomia são só algumas que podem ser construídas quando trabalhada a gamificação no ensino fundamental.
Benefícios da gamificação na educação
A gamificação na educação possibilita uma série de vantagens no ensino-aprendizagem voltado ao ensino fundamental e se destaca por promover mais interesse nos estudos, mas essa não é a única vantagem, há diversas outras como:
- Aulas mais engajadas;
- Maior interação e participação entre os alunos;
- Mais criatividade, colaboração e autonomia;
- Estudantes mais motivados;
- Gera interesse nos alunos alunos para serem protagonistas e resolveram problemas.
Técnicas para aplicar a gamificação no ensino fundamental
A gamificação oferece diferentes possibilidades para o contexto educacional. O professor precisa saber qual é o perfil da turma e como esse recurso pode impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem para então desenvolver um plano de aula com gamificação. Para isso, ele deve levar em consideração as seguintes questões:
- Regras;
- Feedback do jogador;
- Restrição de tempo;
- Narrativa;
- Progresso.
Confira sobre eles.
Storytelling
Storytelling é uma técnica de contação de histórias usada para ensinar os estudantes de forma lúdica. Ela trabalha a imaginação dos alunos e ao mesmo tempo o insere no conteúdo de aprendizagem. Assim como nos jogos dos videogames que sempre há introdução que contextualiza o jogo e desperta o interesse no jogador.
Regras
As regras dão direção aos alunos para desenvolver as atividades, por isso também são essenciais. Elas devem ser personalizadas conforme a proposta da atividade.
Desafios, conquistas e missões
Esses elementos são considerados os mais importantes na gamificação porque é através deles que os estudantes vão se interessar pelo conteúdo e se esforçar para cumprir com as atividades propostas.
Logo, completar missões e vencer os desafios são os elementos motivacionais que fazem os estudantes engajarem nos jogos de forma voluntária e ativa.
É importante mensurar o grau de dificuldade das missões porque elas não podem ser fáceis nem difíceis demais para desmotivar os envolvidos. Conforme a progressão do jogo, a dificuldade pode aumentar para que o aluno se sinta desafiado a crescer, mas ao mesmo tempo persistir.
Recompensa
No processo de idealização e construção da gamificação no contexto educacional, é essencial desenvolver recompensas para cada acerto do jogador. É interessante também inserir um sistema de bônus ou pontuação que dê vantagens para ele. Esses elementos vão tornar a dinâmica ainda mais interessante.
Há diferentes alternativas de recompensa: pular para a próxima fase, “moedas” que podem ser convertidas em bônus e benefícios, medalhas, entre outros.
Progresso
Os alunos também precisam saber que estão na direção certa e que estão aprendendo com a atividade, por isso é importante implementar um sistema que evidencie isso. Caso contrário é provável que eles se desmotivem e queiram desistir da atividade.
Feedback instantâneo
A cada ação ou etapa da atividade é fundamental que o estudante tenha feedback de suas ações, para que ele entenda se está ou não no caminho certo. Ele precisa saber onde está acertando, onde está errando e porquê.
Através de feedbacks instantâneos, os alunos passam a identificar pontos de melhorias para que consigam progredir não somente na atividade, mas para que aprendam com efetividade aquele conteúdo que está sendo proposto.
Competição
A competição saudável é outro recurso que pode gerar interesse nos discentes a desenvolver a atividade proposta, sendo, portanto, um recurso do jogo bastante utilizado na gamificação.
Como a competitividade é inerente à natureza de qualquer pessoa, uma disputa saudável é uma excelente alternativa para melhorar o desempenho dos participantes.
Um grande exemplo que se encaixa em todos esses elementos aqui comentados é o aplicativo de educação Duolingo. Uma plataforma que busca ensinar novos idiomas através da gamificação.
Nele há acúmulo de pontos, ranking com os melhores colocados da semana, é possível identificar os erros e acertos a cada interação com o aplicativo, medalhas e moedas, existe um avatar que você pode personalizar e outros recursos que tornam o ambiente propício para o aprendizado da nova língua.
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Perguntas Frequentes
A gamificação na educação é vista como uma metodologia ativa que busca promover o protagonismo do aluno. Em outras palavras, ela é uma prática que quando inserida no contexto educacional estimula a participação dos estudantes, que passam a ser agentes do seu próprio aprendizado.