A adoção da gamificação no setor financeiro trouxe uma série de vantagens para as empresas desse segmento: essa estratégia pode ajudar a engajar os clientes, treinar os funcionários, motivar as equipes e oferecer experiências encantadoras para diferentes públicos.
Descubra o poder da gamificação no setor financeiro — saiba como usar essa metodologia para favorecer a sua instituição!
O que você vai ver neste artigo:
Como funciona a gamificação no mercado financeiro?
A gamificação é uma estratégia que já provou sua eficiência em mercados tradicionais: atualmente existem várias soluções desta metodologia sendo aplicadas em áreas como saúde, educação, negócios, política e segurança, por exemplo.
Um dos segmentos que também está se beneficiando das plataformas gamificadas é o mercado financeiro, adotando-a em diferentes estratégias como:
- Educação e sensibilização de clientes;
- Fidelização de clientes;
- Atração de clientes e público em geral;
- Recrutamento e seleção de talentos;
- Onboarding de novos funcionários;
- Treinamento de colaboradores;
- Fortalecimento da cultura organizacional com o público interno;
- Aumento da motivação e engajamento dos colaboradores;
- Capacitação de fornecedores e parceiros;
- Plano de carreira;
- Comunicação interna;
- Melhora na produtividade nas atividades do dia a dia;
- Entre outras.
Por meio de uma dinâmica lúdica, pode-se estimular com que o público-alvo de uma ação realize determinadas atividades e até mude comportamentos para alcançar objetivos que gerarão impactos positivos em suas vidas — essa é a missão de metodologias como a gamificação e de outra com o conceito semelhante: os jogos corporativos.
Quais os benefícios dos jogos corporativos para as instituições financeiras?
As atividades lúdicas, seja a gamificação ou os jogos corporativos, tem muito a agregar às diferentes estratégias das empresas que compõem o setor financeiro. Mas, pode-se considerar duas grandes frentes em que o uso desses métodos pode beneficiar essas instituições:
Engajamento dos clientes
Os elementos lúdicos e que despertam a motivação das pessoas podem ser adotados para incentivar uma mudança na postura dos clientes em relação aos serviços bancários e financeiros: é possível desenvolver uma atividade que estimule com que eles invistam seu dinheiro em determinados fundos ou tenham maior adesão aos programas de pontos e cashback, por exemplo.
Pode-se usar a gamificação inclusive para educar os clientes sobre certos assuntos, como investimentos, previdência privada, diferentes financiamentos, novos produtos, entre outros assuntos. Em vez de uma série de textos com linguagem pouco acessível, os usuários participarão de uma dinâmica divertida e informativa.
Desta forma, promove-se uma atividade que ajuda os clientes a usufruir melhor os serviços oferecidos pela instituição financeira, aumentando assim seu engajamento e fidelização com a empresa.
Capacitação e motivação dos colaboradores
Também é possível usar as metodologias lúdicas para estimular o aprimoramento dos funcionários da organização. Muitas companhias adotam a gamificação em estratégias como treinamento corporativo, desenvolvimento de pessoas e onboarding para capacitar e atualizar seus profissionais, aumentando assim sua qualidade e produtividade no trabalho.
Além disso, as dinâmicas podem contribuir para melhorar a motivação e engajamento dos colaboradores na instituição, fortalecendo seu sentimento de pertencimento e a sua dedicação ao serviço e, no fim, contribuindo para a retenção dos talentos.
Como aplicar a gamificação em um banco?
Adotar a gamificação em um banco ou instituição financeira não é tão diferente do que fazê-lo em outras empresas. Existem algumas orientações para implementar essa estratégia com eficiência e eficácia:
Definir o público-alvo
A gamificação é uma metodologia democrática, que pode ser adotada com diversos públicos — colaboradores, parceiros e até clientes, de diferentes vivências e faixas etárias. Por isso, é importante definir e conhecer o perfil de quem será impactado pela atividade para tornar a ação mais direcionada às suas necessidades, dores, desejos, referências e expectativas.
Isso permite com que a dinâmica seja capaz de verdadeiramente atrair e reter a atenção dos participantes, gerando assim os resultados desejados.
Investir em planejamento
Nesse sentido, também é importante definir outros detalhes para montar um planejamento eficiente para essa estratégia. Deve-se estabelecer os objetivos, metas, conteúdos, orçamento e indicadores da ação, otimizando assim os recursos e tornando-a mais assertiva.
Investir em tecnologias e parcerias estratégicas
Também é importante considerar as ferramentas e tecnologias que serão empregadas nessa ação, aproveitando as melhores inovações e elementos para se usar nas dinâmicas e conquistar o público-alvo.
Nem sempre o banco terá condições ou expertise para desenvolver suas próprias soluções gamificadas, pois elas exigem um certo grau de domínio da metodologia para aplicar os elementos equilibrando a diversão e o objetivo central da estratégia. Nesses casos, é fundamental contar com uma parceira: uma empresa que saiba aproveitar o melhor da gamificação em favor da sua instituição.
Essa especialista detém as tecnologias, estratégias e recursos necessários para desenvolver uma atividade gamificada que seja engajadora para o público-alvo e capaz de gerar os resultados desejados.
Além disso, essa parceira deve compreender os desafios particulares do setor de sua contratada, ainda mais no caso do setor financeiro — felizmente, há empresas qualificadas para prestar esse serviço.
Conheça a atuação da Ludos no setor financeiro
Um banco ou instituição financeira precisa de uma solução gamificada que considere as especificidades do modelo, cultura e desafios deste segmento.
O Sicredi, por exemplo, precisou de uma ação para padronizar a ferramenta de gestão de contas em suas cooperativas. Por isso, contou com a Ludos Pro para desenvolver o CRM Play, uma solução que criou um processo de aprendizagem e ainda engajou os cooperados na dinâmica para torná-la verdadeiramente efetiva. A plataforma chegou a impactar mais de 7 mil gerentes, atingindo uma média de performance de 95% por módulo.
Já a Sompo Seguros desejava adotar uma metodologia inovadora para apresentar seu planejamento estratégico para seus colaboradores, garantindo com que todos se identificassem e tivessem uma visão única da companhia. A ação desenvolvida teve como impactos o aumento de 60% na taxa de adesão e mais de 95% de respostas de que a relevância do conteúdo foi considerada ótima ou boa.
Enquanto isso, a fintech Listo tinha o desafio de criar um ambiente de treinamento padrão para os funcionários, atendendo todas as áreas e suas necessidades de desenvolvimento de pessoas. Por isso, era preciso ter uma plataforma modular que considerasse os objetivos de cada área.
Em cada um desses casos a Ludos Pro promoveu uma solução gamificada para atingir os objetivos e sanar as lacunas de seus clientes do segmento financeiro. Quer saber o que podemos fazer por sua instituição? Converse conosco e aproveite o melhor da gamificação em sua empresa!
A gamificação é uma estratégia que já provou sua eficiência em mercados tradicionais: atualmente existem várias soluções desta metodologia sendo aplicadas em áreas como saúde, educação, negócios, política e segurança, por exemplo. Um dos segmentos que também está se beneficiando das plataformas gamificadas é o mercado financeiro.
Adotar a gamificação em um banco ou instituição financeira não é tão diferente do que fazê-lo em outras empresas. Existem algumas orientações para implementar essa estratégia com eficiência e eficácia: Definir o público-alvo, investir em planejamento e em técnologias como a gamificação.