A gamificação é uma metodologia que pode beneficiar diversas estratégias e ações de empresas e instituições de ensino. Esse método inovador utiliza elementos comuns aos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento: recursos como storytelling, ranking e recompensas são adotados para estimular as pessoas a atingirem determinadas metas ou mudarem certos comportamentos.
O que você vai ver neste artigo:
Precisa melhorar os resultados ou engajar mais o seu público-alvo? Saiba como a gamificação pode beneficiar sua empresa ou instituição de ensino!
Quais são as vantagens da gamificação?
No mundo inteiro a gamificação vem contribuindo para trazer resultados positivos à áreas como saúde, política, educação e empresas — usando métodos lúdicos em causas sérias. Nesse sentido, essa estratégia tem muito a agregar aos negócios e instituições de ensino.
Porém, antes de investir nessa metodologia, é preciso conhecê-la bem para aproveitar o que ela oferece de melhor. Confira 7 vantagens de se adotar a gamificação na sua realidade:
1- Estratégia democrática
Todo mundo tem experiências positivas com os jogos: desde as brincadeiras de infância aos games mais sofisticados na fase adulta. Por isso, a gamificação pode ser usada em diversas faixas etárias, gêneros e outras segmentações de vida, além de em diferentes contextos.
Basta que se desenvolvam atividades específicas para o público-alvo almejado pela estratégia — levando em consideração seus gostos, referências, necessidades e expectativas —, para que a gamificação seja engajadora e estimule os usuários a atingirem a meta da ação.
2- Uso em diversos processos
A gamificação é uma metodologia que pode ser adotada nas mais variadas atividades. Nas instituições de ensino ela pode ajudar a melhorar os processos de aprendizagem, aumentar a motivação nos estudos e a otimizar o processo de avaliação — pois, ainda mais na versão eletrônica, as plataformas mostram dados detalhados do desempenho dos estudantes nas tarefas.
Nas empresas a gamificação pode ser usada em diversas áreas: do recrutamento; programa de integração de novos funcionários; treinamento corporativo; comunicação interna e até as tarefas do dia a dia.
3- Aumento da motivação e engajamento
Os jogos são atividades, por si só, que despertam a motivação das pessoas. A gamificação usa essa tendência natural para canalizar a ação dos indivíduos para atingir objetivos com resultados concretos e positivos em suas vidas.
Sendo assim, a gamificação ajuda a aumentar a motivação e engajamento do público-alvo em suas atividades tradicionais. Isso significa, por exemplo, ter maior presença e performance dos colaboradores nos treinamentos corporativos ou dos estudantes nas aulas.
4- Melhora o clima interno
Por serem atividades lúdicas, a gamificação contribui para reduzir o estresse e tornar o ambiente mais descontraído — seja em uma sala de aula ou no trabalho corrido do dia a dia. Este fato colabora para manter um clima mais saudável e harmônico nas turmas e equipes, que por sua vez vai gerar impactos positivos diretos e indiretos na dinâmica interna.
>Leia também: Gamificação para o desenvolvimento de colaboradores: estratégias eficazes
>Leia também: Desenvolvimento de Talentos com a Gamificação: Lições Valiosas
>Leia também: Como utilizar gamificação para treinamento corporativo
5- Uso em capacitação técnica e desenvolvimento pessoal
A gamificação pode ser adotada tanto para melhorar questões técnicas, como o conhecimento dos estudantes e qualificações dos profissionais, como também ajudar a aprimorar suas competências sociais. Os jogos têm a capacidade de despertar certas habilidades, como o trabalho em grupo, senso de liderança e respeito às regras, por exemplo.
6- Uso de dados
Ainda mais na versão eletrônica, as plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados do desempenho dos usuários em suas atividades. Isso significa ter dados confiáveis para saber se as estratégias do RH, equipe pedagógica e professores estão dando certo, quais pontos precisam ser aprimorados e como está a performance geral das turmas e equipes — tudo isso com praticidade e agilidade.
7- Combinação com outras estratégias
A gamificação é uma metodologia flexível que pode ajudar a melhorar o desempenho de outras ferramentas já adotadas na realidade da empresa ou instituição de ensino, como o EAD, inteligência artificial e realidade virtual, por exemplo. Assim, as metodologias trarão resultados ainda melhores.
A gamificação é uma estratégia que pode trazer diversos benefícios para uma empresa ou instituição de ensino. No entanto, não adianta adotar um jogo ou outro nas atividades tradicionais e esperar que tudo se resolva: assim como todas as estratégias, é preciso planejamento e uma boa execução para alcançar os objetivos esperados.
Para isso acontecer, é importante contar com a ajuda profissional. A Ludos Pro é uma solução completa em gamificação, seja para empresas ou instituições de ensino, ajudando a transformar o ambiente de aprendizagem em uma experiência completamente inovadora.
Use a gamificação ao seu favor! Converse conosco e saiba o que esta estratégia pode fazer por sua empresa ou instituição.