A gamificação é uma metodologia que tem muito a agregar às ações de desenvolvimento de colaboradores de uma empresa. Se adotada com planejamento e eficiência, ela é capaz de aumentar a produtividade, qualidade, engajamento e resultados da equipe.
O que você vai ver neste artigo:
Aproveite o melhor desse método no seu negócio: confira estratégias eficazes para adotar a gamificação no desenvolvimento dos funcionários e fortaleça os talentos da sua organização!
Por que a gamificação é crucial no desenvolvimento de equipes?
Adotar plataformas gamificadas nas estratégias de educação corporativa pode gerar uma série de impactos positivos para o desempenho profissional e crescimento pessoal dos funcionários, elevando os resultados da equipe como um todo. Porém, é preciso saber como a metodologia funciona para aproveitar melhor todos os seus recursos.
Benefícios da gamificação no aprendizado corporativo
O estilo lúdico da gamificação ajuda a atrair e reter a atenção dos participantes nas atividades, aumentando assim o engajamento e aproveitamento de qualquer ação de treinamento corporativo ou desenvolvimento de pessoas. Além disso, esses mesmos elementos também contribuem para melhorar a fixação dos conteúdos aprendidos, facilitando com que os funcionários apliquem o que aprenderam na sua rotina.
Outro benefício que a gamificação oferece é a possibilidade de se trabalhar uma série de habilidades sociais que são importantes em uma empresa, como liderança, trabalho em equipe, proatividade, criatividade e mentalidade de resolução de problemas, por exemplo. Ou seja, pode-se despertar ou fortalecer competências que farão a diferença no desempenho dos colaboradores e na dinâmica interna por meio dessa metodologia.
As plataformas gamificadas ainda costumam contar com inteligência e gestão de dados, sendo capazes de coletar, organizar e analisar informações sobre a performance dos funcionários na ação. Desta forma, RH e lideranças conseguem identificar falhas, lacunas e oportunidades de aprimoramento na estratégia — tudo com agilidade, praticidade e assertividade.
Como implementar a gamificação de forma eficaz?
Investir em planejamento é uma das maiores formas de se aproveitar o melhor de qualquer estratégia, otimizando os recursos, tempo e esforços e evitando uma série de desperdícios e problemas.
No caso da gamificação no RH, é fundamental definir quais são os objetivos e metas da ação antes de mais nada, além de fazer um estudo do público-alvo. Entender o perfil, necessidades, expectativas, dores, referências, preferências e hábitos dos colaboradores é importante para desenvolver uma plataforma que seja capaz de atrair e reter a atenção ao longo de toda estratégia e verdadeiramente promover a evolução profissional e pessoal de cada participante.
Nesse planejamento, também deve-se definir questões como cronograma, orçamento, tecnologias e recursos adotados. Existem várias formas de se incorporar os elementos, lógica e design de jogos em uma atividade e estratégia: por isso, é fundamental ter um certo grau de domínio da gamificação para saber quais itens aplicar e como desenvolver toda a dinâmica competentemente.
Nesse sentido, muitas empresas contam com parceiras especializadas na metodologia para que usem sua expertise em favor do negócio. Essas aliadas sabem como desenhar a estratégia e criar soluções voltadas para as necessidades do público-alvo, além de apoiarem a implementação e aprimoramento de toda atividade — e essa parceria vem dando resultados em diversos segmentos de mercado.
2 exemplos de casos de sucesso na aplicação de gamificação
A gamificação vem sendo adotada por empresas de todos os portes e segmentos de mercados há um bom tempo. Existem vários casos de sucesso em negócios internacionais e nacionais, especialmente na área da educação corporativa.
Neste contexto, pode-se citar dois exemplos práticos de como a gamificação é capaz de fortalecer o treinamento e desenvolvimento de colaboradores em qualquer negócio:
Estudo de caso 1: como a Softplan e Projuris impulsionaram o desenvolvimento com a gamificação
O Projuris procurou a solução gamificada da Ludos Pro para resolver dois grandes desafios: implementar uma Universidade Corporativa e o e-learning. No fim, a parceria foi tão bem sucedida que continuou após a empresa Softplan comprá-la em 2021, tornando-a uma de suas unidades legaltech, e a gamificação passou a fazer parte de vários setores da companhia.
A Softplan já havia diagnosticado um problema de engajamento com os treinamentos internos, especialmente por abordarem temas complexos, e viu na Ludos Pro uma solução para seus problemas. Com a sua implementação, a plataforma proporcionou uma atividade mais intuitiva e leve, que motivou os colaboradores a acessarem e interagirem com os conteúdos ofertados.
Os resultados da ação? Uma taxa acima de 80% na conclusão dos conteúdos do curso, mais de 97% de engajamento e uma média de 8 horas de treinamento por colaborador. Mesmo após quase três anos de adoção da gamificação, a empresa ainda recebe feedbacks positivos dos colaboradores, gestores e diretores envolvidos na atividade.
Estudo de caso 2: estratégias gamificadas que transformaram o treinamento da Drogaria Globo
O desafio que levou a Drogaria Globo a buscar a solução gamificada da Ludos Pro foi a necessidade de estruturar um ambiente de treinamento e desenvolvimento para capacitar sua grande equipe. A rede de farmácias desejava uma metodologia mais lúdica e dinâmica para trabalhar os conhecimentos técnicos dos produtos e orientar sobre os processos operacionais do dia a dia com seus colaboradores.
A Ludos Pro e a Drogaria Globo desenvolveram então a universidade corporativa DGenvolve, com mais de 30 cursos para capacitar seus funcionários a respeito das principais marcas de medicamentos do mercado e também sobre os processos relacionados ao inventário das lojas e o recebimento de mercadorias. De acordo com o progresso na dinâmica, os funcionários recebiam certificados e premiações como forma de reconhecimento e apoio para o crescimento profissional.
Quais foram os resultados dessa parceria? Mais de 1.500 colaboradores foram capacitados, com uma taxa de 98% de performance nos cursos. A empresa também recebeu feedbacks positivos dos participantes, confirmando o sucesso da adoção da gamificação neste contexto.
Esses são apenas dois exemplos de como essa metodologia pode contribuir para aumentar os resultados do treinamento e desenvolvimento de colaboradores em uma empresa. Por meio dos recursos lúdicos, é possível fortalecer o engajamento e aprendizagem dos funcionários, despertando os seus talentos e impactando positivamente a produtividade, qualidade e desempenho da empresa.
Quer descobrir o que uma solução gamificada pode fazer para a sua equipe? Confira todos os recursos que a plataforma Ludos Pro oferece para a capacitação dos funcionários e dê um UP na gestão de pessoas do seu negócio!
A gamificação é essencial no desenvolvimento de equipes porque ajuda a aumentar o engajamento dos colaboradores, melhora a retenção de conhecimento e fortalece habilidades essenciais, como liderança e trabalho em equipe, impulsionando o desempenho geral da equipe.
A implementação eficaz da gamificação exige um planejamento cuidadoso, incluindo definição de objetivos claros, compreensão do público-alvo, escolha adequada de tecnologias e parcerias especializadas para desenvolver uma estratégia que seja cativante e direcionada às necessidades dos colaboradores.