A gestão de processos é uma estratégia importante para otimizar as operações internas e aumentar os resultados da empresa. É possível reduzir custos e melhorar o desempenho das atividades, impactando positivamente a produtividade e qualidade da organização.
O que você vai ver neste artigo:
Porém, muitas companhias ainda não sabem como adotar essa ferramenta em seu cotidiano. Descubra o que é e quais são os benefícios de se investir na gestão de processos!
O que é gestão de processo?
A gestão de processos é uma abordagem de gerenciamento que ajuda a empresa a organizar seus fluxos de trabalho, de forma a garantir a qualidade das operações. Por meio da administração, análise e acompanhamento, é possível aprimorar continuamente cada atividade e, assim, melhorar os resultados do negócio.
No entanto, é preciso definir quais são e como fazer os processos internos nas mais diversas áreas para evitar que cada funcionário realize uma tarefa completamente de acordo com sua visão subjetiva, gerando produtos ou serviços de qualidade e referências variáveis — o que vai impactar na solução oferecida ao cliente e nem sempre de forma favorável.
Por isso, com a gestão de processos busca-se a padronização das operações para garantir o seu alto desempenho, beneficiando a empresa, seus profissionais e compradores.
Qual a importância da gestão de processos?
A verdade é que o mercado está cada vez mais competitivo: as empresas estão brigando com unhas e dentes pelo primeiro lugar e por um espaço na preferência dos clientes. Nesse sentido, qualquer vantagem pode fazer a diferença para alavancar a posição da organização nessa disputa.
Intervir nos processos é algo que não parece ser tão prioritário em um primeiro momento, mas que, no fim, é capaz de impactar positivamente no desempenho da organização: afinal, é preciso cuidar do interno para se ter resultados externos.
Sendo assim, adotar a gestão de processos é uma maneira de fortalecer a empresa de dentro para fora. Essa estratégia ajuda a identificar pontos de aprimoramento nas operações, fluxos e atividades da organização, garantindo com que atendam padrões de produtividade e qualidade — tudo para que os produtos, serviços e o próprio negócio tenham uma boa performance no mercado.
Essa visão de todas as atividades que a abordagem oferece permite com que os gestores tomem decisões mais acertadas, além de gerar uma série de impactos positivos no negócio.
Quais os benefícios da gestão de processos?
Não é à toa que tantas companhias investem na gestão e aprimoramento de suas operações: uma série de impactos positivos ocorrem devido a essa estratégia.
Redução de custos e tempo
Otimizar os processos da empresa consequentemente acaba ajudando-a a aproveitar melhor seus recursos. Por meio da análise e do acompanhamento das operações, pode-se identificar pontos que geram desperdícios e que travam ou atrasam os fluxos de trabalho.
Isso significa que, ao fazer essa análise, é possível reduzir custos e o tempo de execução das atividades, fazendo mais em menos tempo.
Melhora na produtividade e qualidade
Nesse sentido, fortalecer os processos também resulta no aumento da produtividade e qualidade dos produtos, serviços e atividades da empresa. Afinal, haverá um padrão para avaliar esses itens, verificando se eles atingem os níveis desejados ou se é preciso alguma intervenção para ajustar essa questão.
Dessa forma, será possível elevar os resultados da organização ao garantir com que os critérios internos sejam alcançados.
Melhora na entrega ao cliente
Pensando no item acima, há uma consequência natural: se os produtos e serviços atendem os padrões de qualidade, logo será possível fazer uma melhor entrega para os clientes. Ter compradores satisfeitos é o desejo de qualquer empresa: por isso, investir nos processos é uma forma de fortalecer a ponta da operação de forma a impactar positivamente o seu fim — a conquista do público-alvo.
Aumento da competitividade
Com todas essas vantagens, logicamente a organização acaba melhorando o seu desempenho no mercado. Mais competitiva, ela terá mais força para conquistar e manter o seu espaço entre as concorrentes e irá disputar de igual para igual pela fidelização dos clientes.
Gamificação e gestão de processos
No fim, investir na gestão de processos significa investir no fortalecimento da organização. Porém, é importante considerar combinar essa abordagem com outras estratégias para extrair o melhor da ação e obter resultados ainda mais animadores.
Existem várias metodologias que podem ser adotadas nesse sentido, desde ferramentas de gestão para otimizar algumas operações a soluções inovadoras que podem ajudar a aumentar os resultados de várias estratégias.
Uma dessas soluções é a gamificação. Esse método usa elementos, design e lógica de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, com o objetivo de atingir resultados concretos e positivos. Motive os funcionários a realizarem determinadas tarefas e até mesmo mudarem certos comportamentos por meio de recursos como storytelling, ranking e pontuação
Como a gamificação impacta na gestão de processos?
É preciso ter profissionais competentes e motivados para desenhar, realizar, acompanhar e aprimorar cada operação da empresa. Sem isso, não há processos eficientes e de alto desempenho em qualquer organização.
A gamificação pode colaborar com o alcance de metas e na gestão de processos ao estimular que os funcionários cumpram suas tarefas com qualidade e produtividade, mesmo as mais complexas e monótonas do dia a dia. Além disso, essa metodologia pode ser adotada na educação corporativa para melhorar a capacitação dos profissionais, despertando talentos e fortalecendo suas competências para que atuem e otimizem as operações da companhia.
As plataformas gamificadas ainda são capazes de oferecer dados relacionados à gestão de pessoas. É possível avaliar como anda o aprendizado dos funcionários em ações como treinamento corporativo, desenvolvimento e onboarding de novos funcionários, além de verificar sua adesão e engajamento em estratégias como plano de carreira e comunicação interna, por exemplo. Assim, o RH e as lideranças têm informações estratégicas que podem ser usadas para tomar decisões mais assertivas em relação aos processos que envolvem os colaboradores.
Como implementar a gamificação na gestão de processos?
Assim como qualquer estratégia, é importante definir quais são os objetivos, metas, indicadores, orçamento e possibilidades ao se investir na gamificação. É fundamental conhecer a fundo essa metodologia para entender como usar seus recursos de forma estratégica, atingindo os objetivos e aumentando os resultados do negócio.
Confira os 5 passos para gamificar sua empresa e aproveite o melhor dessa tecnologia na sua organização!