Adotar jogos em equipe na empresa é uma estratégia que pode mudar a dinâmica interna, contribuindo para despertar habilidades sociais nos colaboradores e incentivando posturas positivas, como o espírito de cooperação, por exemplo. Com atividades certas, é possível obter mais benefícios para a organização com essa estratégia.
O que você vai ver neste artigo:
O sucesso de um negócio depende do esforço de todos: saiba como usar os jogos em equipe para estimular a colaboração entre os funcionários e fortaleça o desempenho da organização!
Por que utilizar jogos em equipe na sua empresa?
Existe uma série de estratégias envolvendo jogos e empresas e isso não é à toa: essa dinâmica pode ser adotada para melhorar os relacionamentos internos, despertar habilidades específicas nos funcionários e até mesmo para aumentar a sua motivação e engajamento na organização.
É possível usar os jogos em equipe como uma forma de quebrar o gelo entre os profissionais, ainda mais em times recém-formados. Assim, essa dinâmica ajuda os colaboradores a se conhecerem melhor, a começarem a criar laços e terem menos resistência ou hesitação ao lidar com os colegas, algo que facilitará o convívio cotidiano e a troca de experiências no setor.
Mesmo em grupos que atuam juntos a bastante tempo, adotar os jogos em equipe é algo benéfico. Pode-se fortalecer esses laços e até mesmo usar essa metodologia em ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, estimulando competências técnicas e sociais que contribuam para o trabalho dos funcionários e que ajudem a aprimorar os relacionamentos internos — inclusive despertando uma postura de cooperação entre os colaboradores.
Quais são os benefícios?
Uma empresa é movida por suas equipes: problemas internos podem prejudicar a produtividade, qualidade e resultados dos funcionários, além de tornar o clima organizacional negativo para todos os envolvidos.
Mas, um time que tem um relacionamento saudável — em que os colegas confiam uns nos outros, são capazes de ajudar o próximo quando é necessário e de atuar em conjunto para atingir objetivos — faz toda a diferença no desempenho do departamento e da empresa como um todo. Uma postura de cooperação permite com que o grupo some suas forças e, assim, aumente o resultado de todos.
E uma das estratégias que pode ajudar a cultivar essa dinâmica positiva são os jogos em equipe. Algumas atividades são capazes de trabalhar habilidades sociais como liderança, proatividade e espírito colaborativo, despertando e reforçando essas qualidades em cada funcionário e mudando o clima interno.
Mas, é preciso saber qual atividade propor para colher bons resultados nessa estratégia, e não acabar desperdiçando o tempo, esforços e recursos dos envolvidos.
3 jogos em equipe para promover a cooperação
Existem vários jogos que podem ser adotados para estimular a cooperação entre os colaboradores. Porém, é importante considerar o perfil da equipe e de cada funcionário antes de aplicar as atividades — profissionais mais introvertidos e tímidos podem ter dificuldades em participar de uma ação com grupos grandes, enquanto os mais ativos podem não se engajar em dinâmicas mais mentais e “lentas”, por exemplo.
Alguns exemplos de jogos em equipe acessíveis para promover o senso de colaboratividade na organização são:
1- Lona
Essa é uma atividade realizada com grupos de pessoas entre 6 a 10 integrantes. Basicamente, estende-se um pedaço de lona no chão e todos devem ficar em cima dela. Então, lança-se o seguinte desafio: os funcionários devem virar o material e deixá-lo do avesso, mas sem encostar no chão e somente usando os pés para mexer na lona.
Por meio dessa dinâmica, é possível desenvolver habilidades como senso de cooperação, comunicação e resolução de problemas. Afinal, todos devem cuidar para que o colega não viole as regras e para combinar estratégias para atingir o objetivo.
2- Amarrados juntos
A dinâmica propõe que um grupo grande, com 10 pessoas ou mais, tenha uma experiência de união. Literalmente. Os participantes terão as mãos amarradas uns aos outros (e, dependendo da atividade, os tornozelos também) e deverão cumprir objetivos diversos, como se deslocar até determinado lugar, construir um objeto ou realizar outras atividades manuais (como embrulhar presentes ou colocar um copo de água para cada funcionário).
Dessa forma, os colaboradores terão que aprender a se comunicar, escutar e seguir orientações para superar suas limitações físicas, além de ter capacidade de trabalhar em equipe e resolver problemas.
3- Escape room
Uma atividade inovadora que pode ajudar a estimular a colaboração, além de outras habilidades (como liderança, solução de problemas, raciocínio lógico e comunicação) nos profissionais, são os escape rooms.
Nessa dinâmica, os participantes são “trancados” em uma sala e devem descobrir pistas, resolver mistérios e atingir objetivos para escapar. Geralmente a atividade promove um storytelling para tornar a experiência mais imersiva, muitas vezes usando elementos de narrativas de suspense, investigação, ficção científica e até mesmo terror para engajar os participantes.
Assim, além de desenvolver competências sociais, os funcionários irão participar de uma dinâmica divertida e diferente da que estão acostumados.
Mas, esses são apenas alguns exemplos de jogos. É possível gerar mais resultados na dinâmica da equipe ao adotar uma estratégia semelhante, mas ainda mais completa: a gamificação!
Como a gamificação pode ajudar?
Essa metodologia é uma solução que pode potencializar uma série de estratégias da gestão de pessoas em uma empresa — do recrutamento e seleção, passando pelo programa de integração de novos funcionários e, principalmente, no treinamento corporativo e desenvolvimento de pessoas.
A gamificação adota elementos comuns aos jogos que estimulam a mudança de comportamento nos participantes de uma dinâmica, além de motivá-los a cumprir tarefas que irão gerar impactos positivos em sua realidade.
Nesse contexto, é possível desenvolver uma estratégia gamificada para promover o senso de cooperação entre os funcionários, realizando missões em equipe em que o esforço de todos permita com que os objetivos sejam alcançados e as recompensas recebidas.
Também pode-se trabalhar outras habilidades sociais que sejam necessárias nos colaboradores por meio dessa metodologia. Inclusive é possível estimular uma competição.
saudável em alguns momentos para aumentar os resultados individualmente e manter um espírito de aprimoramento na equipe.
Além disso, as soluções gamificadas trazem uma vantagem extra: as plataformas são capazes de coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos participantes nas atividades, oferecendo assim informações valiosas para o RH tomar decisões para melhorar suas estratégias.
Não é à toa que essa metodologia está presente em tantas ações de gestão de pessoas, especialmente na educação corporativa. Descubra porque a gamificação é tendência nos treinamentos corporativos atuais e saiba como usar essa metodologia para fortalecer o maior ativo da sua empresa!
Existe uma série de estratégias envolvendo jogos e empresas e isso não é à toa: essa dinâmica pode ser adotada para melhorar os relacionamentos internos, despertar habilidades específicas nos funcionários e até mesmo para aumentar a sua motivação e engajamento na organização.
A gamificação adota elementos comuns aos jogos que estimulam a mudança de comportamento nos participantes de uma dinâmica, além de motivá-los a cumprir tarefas que irão gerar impactos positivos em sua realidade. Nesse contexto, é possível desenvolver uma estratégia gamificada para promover o senso de cooperação entre os funcionários