Marketing 5.0 é um novo conceito que combina a tecnologia e o fator humano para atrair, conquistar e adquirir a lealdade dos consumidores. Ele surge de uma necessidade atual e do futuro, em que marcas precisam se conectar de novas maneiras com seu público e estar ainda mais conectadas com suas necessidades.
Há pouco, a concepção de Marketing 4.0 aparecia e era implementada nas empresas, mas com as mudanças rápidas do mercado e a evolução da sociedade 5.0, essa percepção já não tem dado conta, com isso vem se falando sobre o Marketing 5.0.
O que você vai ver neste artigo:
Quer descobrir as diferenças que o Marketing 5.0 têm com relação ao 4.0 e como você deve preparar a sua empresa para essa nova concepção? Então acompanhe este artigo, pois vamos revelar tudo que precisa saber sobre o assunto. Confira já!
O que é Marketing 5.0?
O Marketing 5.0 é uma estratégia que busca converter consumidores em embaixadores da marca. Para isso, ele se utiliza da inteligência de dados para compreender o cliente e suas necessidades e, a partir disso, atingir o lado emocional dos consumidores.
Objetivo do Marketing 5.0
Até então, as organizações estavam implementando a ideia de Marketing 4.0, que tinha como objetivo criar conexões entre as marcas e o público por meio das ferramentas digitais.
Mas então surge o Marketing 5.0 com objetivo de mostrar como a tecnologia pode ajudar as marcas não somente de forma externa, ou seja, para fazer a manutenção do relacionamento entre empresa e marca, mas para garantir que informações em tempo real sejam utilizadas para tomada de decisões rápidas, precisas e pautadas em testes.
O destaque do Marketing 5.0 está no hibridismo que ocorre entre a inteligência humana e artificial. A empresa que esteja disposta a iniciar a implementação dessa nova perspectiva, precisa mesclar atividades de análise de dados, como o Big Data com a criatividade da área.
Portanto, a tecnologia aqui tem como papel ajudar os colaboradores a desenvolver, comunicar e entregar valor ao cliente, sendo ela uma maneira de potencializar a capacidade das marcas de fortalecer sua conexão com o público.
Apoiar causas
O produto e serviço deve ser acompanhado de uma mensagem forte, para que o público-alvo se identifique com aquela causa que a empresa defende e tenha interesse de adquirir o produto ou serviço da empresa.
Essa causa pode estar relacionada ao âmbito social, educacional ou ambiental. O importante é assumir uma causa e ser uma empresa que contribui para uma sociedade melhorar.
Converter clientes em embaixadores da marca
Nos dias atuais, os clientes valorizam muito a experiência de compra e querem que ela supere suas expectativas. Quando a empresa entende isso e vai muito além do produto ou serviço, ela passa a contar com verdadeiros fãs da marca, que vão defender, indicar e consumir sempre.
Identificação de valores
Cada empresa dispõe de valores inegociáveis, que são perspectiva do mundo que ela não abre mão. Assim como as causas, o consumidor atual identifica esses valores e analisa se eles são os mesmos que ele defende para então decidir se irá ou não virar cliente daquela empresa.
Responsabilidade ambiental
O Marketing 5.0 ainda é importante para conectar o cliente com as responsabilidades ambientais que a empresa defende. As práticas da organização devem objetivar diminuir o impacto ambiental ou apoiar causas de preservação ambiental.
Essa ação ajuda a empresa a se diferenciar dos concorrentes, conquistar maior credibilidade no mercado e agregar maior valor. Além disso, ela passa a atrair e gerar consumidores mais conscientes, criando relacionamento mais profundo e duradouro com os stakeholders.
Os cinco elementos do Marketing 5.0
Conforme os estudos sobre marketing 5.0 vão se desenvolvendo, é possível identificar cinco elementos mais presentes nesse novo contexto: Data-Driven Marketing (marketing baseado em dados), Predictive Marketing (marketing preditivo), Contextual Marketing (marketing contextual), Augmented Marketing (marketing aumentado), Agile Marketing (marketing ágil).
Marketing baseado em dados
O marketing baseado em dados tem como finalidade selecionar corretamente os dados das mídias de comunicação de marketing para fazer análises.
As fontes onde os dados são coletados são: redes sociais, mídia, web, ponto de venda, IoT (internet das coisas) e dados de engajamento.
Já as análises são voltadas para identificar lucro, segmentação de público, mapeamento da jornada do cliente, conteúdo e a efetividade do Inbound Marketing.
Marketing preditivo
O marketing preditivo, como o nome já diz, prevê questões da gestão de clientes, gestão de produto ou serviço e gestão da marca. Na do cliente, ele busca descobrir oportunidades de up-selling e cross-selling, a fidelidade do cliente e, inclusive, a possível presença do churn e melhores práticas para cada consumidor.
Na de produto, o marketing preditivo tem como objetivo calcular a possibilidade de sucesso do produto lançado. Ele também busca personalizar o valor do produto para cada consumidor, recomendando, assim, os melhores produtos do portfólio para aquele determinado cliente.
Na gestão de marca, o marketing preditivo busca antecipar campanhas de marketing que serão efetivas, qual conteúdo de marketing será melhor acolhido pelos clientes e ajudar os consumidores na jornada digital.
Marketing contextual
O marketing contextual usa sensores para identificar o consumidor e aprender com ele, por meio de inteligência artificial (IA) que usa os dados para dar uma resposta personalizada para ele.
Para que isso seja possível, a empresa vai depender de Internet das Coisas (IoT) e de respostas criadas pela inteligência artificial.
Marketing aumentado
O marketing aumentado é o funil de vendas que captura os leads. Esse funil acontece, por exemplo:
- por meio de conversas qualificadas realizadas a partir do chatbot – que são categorizadas como o topo do funil;
- através de um conteúdo educacional, como um e-book – que pode ser considerado o meio;
- ou por meio de uma conversa do cliente com especialistas, considerada o fundo do funil.
Marketing ágil
O marketing ágil é a ação de analisar dados em tempo real e utilizá-los na construção da venda. Além disso, ele se encontra nos times descentralizados e em uma empresa aberta à inovação.
Para a implementação do Marketing 5.0 é preciso observar o momento atual da sua empresa e observar se os recursos atuais permitem que ele seja implementado com efetividade. Para isso, é importante dispor de um bom planejamento estratégico de marketing.
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O Marketing 5.0 é uma estratégia que busca converter consumidores em embaixadores da marca. Para isso, ele se utiliza da inteligência de dados para compreender o cliente e suas necessidades e, a partir disso, atingir o lado emocional dos consumidores.
-Marketing baseado em dados
-Marketing preditivo
-Marketing contextual
-Marketing aumentado
-Marketing ágil