Organograma funcional, matricial e linear são algumas das opções que têm disponíveis para você adotar na sua empresa
Organograma é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma empresa. Ela funciona como um documento descritivo da empresa e pode ser criado para gerar clareza quanto à organização interna dela, pois com ela é possível analisar nível de cargos e departamentos.
O que você vai ver neste artigo:
No ambiente empresarial é comum que muitos processos se conectem em algum momento. E para um bom funcionamento de tudo, é preciso haver harmonia e lógica em todas as rotinas. Para isso são adotados alguns métodos que ajudam a equipe a se organizar e trazer clareza, um deles é o organograma.
O organograma é uma estrutura visual fundamental para qualquer negócio, pois detalha cargos e trabalha com linhas de hierarquia para ser melhor compreendido pelos colaboradores.
O que é um organograma?
O organograma empresarial pode ser definido como uma representação gráfica da estrutura administrativa de uma empresa. Nele, os colaboradores conseguem visualizar todos os níveis hierárquicos e como se dá a distribuição dos cargos.
Basicamente, a estrutura do organograma é caracterizada com os cargos de liderança no topo, na sequência os cargos e departamentos a eles subordinados. Essa organização segue de forma subsequente até sua base, onde estão localizados os níveis operacionais de uma empresa.
Por ser uma ferramenta visual, ela pode ser facilmente consultada, o que facilita no dia a dia empresarial, quando se é necessário entender como cada área deve se relacionar com as demais.
Para que serve um organograma?
Um organograma organizacional serve, principalmente, para trazer clareza sobre a estrutura de uma empresa, independente de ela ser empresarial ou educacional.
O objetivo de um organograma é permitir uma melhor visualização hierárquica da organização e dos fluxos de trabalho que ela possui.
Desse modo, a organização evita problemas de comunicação e tem uma ferramenta para apoiar os novos funcionários a entender melhor a estrutura no geral.
Quais são os tipos e modelos de organogramas mais comuns?
Os organogramas são representações gráficas da estrutura organizacional de uma empresa, mostrando as relações hierárquicas entre os diferentes departamentos, unidades e cargos.
Existem vários tipos e modelos de organogramas comumente utilizados, cada um adequado para diferentes necessidades e contextos. Os mais comuns são:
- Organograma Vertical ou Hierárquico;
- Organograma Horizontal;
- Organograma Matricial;
- Organograma Funcional;
- Organograma Divisional;
- Organograma Circular;
- Organograma Radial; e
- Organograma de Árvore.
Opções de organograma para adotar na sua empresa
Uns bastante conhecidos e utilizados, outros nem tanto. Há modelos de organograma empresarial para todas as necessidades. Confira alguns deles.
Organograma clássico/vertical
O organograma clássico, também conhecido como vertical, é considerado o mais tradicional dos modelos. Os retângulos que representam os cargos são distribuídos por grau de importância, se iniciando no topo e finalizando na base.
Através do organograma vertical, a empresa consegue facilmente visualizar a hierarquia presente entre os cargos, os fluxos de comunicação, bem como a estrutura de cada área.
Organograma horizontal
A ideia do organograma horizontal é apresentar a estrutura da empresa através do conceito de colaboração. A disposição gráfica leva em consideração as funções estratégicas e de liderança que a empresa possui. Os cargos de gestão ficam localizados à esquerda e os operacionais à direita.
Organograma circular/radial
O organograma circular, ou radial, é adotado por empresas que buscam evidenciar a organização através das equipes que possui. Portanto, diz respeito a unicidade dos times presentes na instituição.
A estrutura do organograma radial é bastante diferente das demais. Neste caso, os responsáveis ficam localizados no centro do gráfico e os demais profissionais ao redor.
Nesse modelo, ainda, cada cargo ou função é representada por cores diferentes, o que facilita a visualização como um todo.
Organograma linear de responsabilidade (OLR)
O modelo de organograma linear de responsabilidade é uma representação gráfica de cada setor existente na corporação, além do profissional incumbido por cada um.
O OLR tem objetivos diferentes dos demais já compartilhados por aqui. Ele busca mostrar as conexões entre as atividades e estruturar as tarefas de cada profissional que trabalha na empresa.
Organograma matricial
O organograma matricial é um modelo bastante adotado quando a empresa deseja ilustrar estruturas temporárias.
Quando uma equipe é formada para desempenhar um projeto específico, misturando diversas sedes e departamentos, este organograma é utilizado para trazer clareza quanto a essa estrutura temporária.
Organograma funcional
Em termos de estrutura, o organograma funcional é semelhante ao vertical, porém ao invés de focar na hierarquia dos cargos, ele especifica as funções de cada componente, é daí que vem seu nome.
As atividades de cada setor são as informações que ficam em destaque neste organograma, o que facilita na visualização e no entendimento das relações funcionais e melhora a comunicação interna da empresa.
Organograma em barras
O organograma em barras é outro modelo que tem como foco a hierarquização dos vários cargos que uma empresa possui. Mas neste, a representação é feita com barras dispostas verticalmente.
Cada uma dessas barras tem tamanho de acordo com o nível de autoridade de cada representante da organização. Ou seja, o maior cargo fica em uma posição acima e o tamanho da barra é maior que as demais.
Organograma criativo
O organograma criativo é aquele que não tem uma estrutura padrão, a disposição dele se dá de acordo com a estrutura da empresa e seu objetivo do momento: canais de comunicação; um modelo que ajude na tomada de decisão, ou qualquer outra finalidade.
Qual é o organograma mais utilizado?
Não há um único organograma que seja universalmente o mais utilizado, pois isso depende das necessidades e da estrutura de cada organização.
No entanto, o organograma hierárquico ou vertical é amplamente utilizado em muitas empresas, especialmente aquelas com uma estrutura organizacional tradicional e uma cadeia de comando clara.
Este tipo de organograma é simples de entender e oferece uma representação clara das relações de autoridade e responsabilidade dentro da empresa.
O organograma funcional também é bastante comum, especialmente em organizações que valorizam a especialização e a colaboração entre diferentes áreas funcionais. Isso porque ele destaca as diferentes funções dentro da empresa e como elas se relacionam umas com as outras.
Agora que você já tem uma base sobre o conceito de organograma e quais os modelos disponíveis no mercado para você adotar na sua empresa, é hora de partir para a ação: escolher o modelo que mais se adéqua a sua empresa e comece a criar um.
A escolha do organograma deve levar em consideração a estrutura da empresa, qual é a necessidade que levou a empresa a considerar o organograma como uma solução, o tipo de gestão que a organização dispõe e outros aspectos que achar necessário.
Confira o artigo: 6 passos para desenvolver um organograma para sua empresa.
Perguntas Frequentes:
O organograma empresarial pode ser definido como uma representação gráfica da estrutura administrativa de uma empresa. Nele, os colaboradores conseguem visualizar todos os níveis hierárquicos e como se dá a distribuição dos cargos.
Um organograma organizacional serve, principalmente, para trazer clareza sobre a estrutura de uma empresa, independente de ela ser empresarial ou educacional.