A acessibilidade digital é um tema que vem se tornando cada vez mais relevante na atualidade. Diferentes tecnologias, recursos e estratégias devem abraçar esse conceito — até mesmo a gamificação — para serem mais inclusivas, populares e bem sucedidas em suas ações.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é Acessibilidade Digital?
- Qual a importância da Acessibilidade Digital?
- Quais os benefícios da Acessibilidade Digital?
- Quais são as boas práticas da Acessibilidade Digital?
- E na gamificação, como se aplica a Acessibilidade Digital?
- Falaremos mais sobre acessibilidade: A Ludos Pro está organizando um Webinar!
Confira neste artigo o que é e a importância da acessibilidade digital em diferentes contextos, além de conhecer sua aplicação nas estratégias de gamificação.
O que é Acessibilidade Digital?
A internet surgiu com a proposta de ser um ambiente democrático, que permitisse com que todas as pessoas do mundo tivessem acesso aos mais variados conteúdos e informações disponibilizadas na rede. No entanto, por uma série de motivos, essa promessa ainda não se cumpriu.
Por mais que o número de usuários cresça exponencialmente a cada ano, milhões de pessoas ainda enfrentam barreiras ao navegar, interagir e produzir seus materiais no ambiente online. Neste sentido, o conceito de acessibilidade digital é essencial para democratizar o acesso a este espaço, além de também abrir portas para diversas oportunidades de negócio.
A acessibilidade digital nada mais é do que eliminar as barreiras que impedem as pessoas de aproveitar os recursos disponíveis na internet. Dependendo da situação, os usuários podem ter um acesso limitado ou completamente restrito dos conteúdos, interfaces e meios de produção desse canal, dificultando e impedindo totalmente sua participação nessa esfera — o que pode acarretar em diversos problemas para suas vidas e negócios.
Qual a importância da Acessibilidade Digital?
Em um primeiro momento, a internet pode parecer um dos espaços mais democráticos que existem. Porém, uma série de públicos ainda enfrenta dificuldades de acesso às suas possibilidades: crianças; idosos; indivíduos que não tenham familiaridade com o ambiente virtual ou em diferentes níveis de alfabetização e pessoas com deficiência são alguns dos grupos que costumam se deparar com barreiras no mundo online.
Somente levando em consideração PCDs, há um grande número de pessoas que acabam deixando de aproveitar um universo de oportunidades no espaço digital por muitos conteúdos e recursos lhe serem inacessíveis. De acordo com dados disponíveis pelo IBGE e referentes à Pesquisa Nacional de Saúde 2019, existem 17,2 milhões de brasileiros acima de 2 anos de idade com alguma deficiência, o que representa 8,4% do país — número maior do que toda a população do estado do Rio de Janeiro, segundo o Censo 2010.
Assim, investir na acessibilidade digital significa abrir portas para que milhões de pessoas das mais variadas realidades tenham acesso a direitos, informações, ferramentas e outros mecanismos que vão facilitar suas vidas.
Mas, além disso, esse conceito também significa uma oportunidade de negócios e de conquistar e fidelizar públicos diferentes, oferecendo serviços e possibilidades que contemplem suas necessidades.
No fim, a acessibilidade digital é um movimento que pode ajudar empresas a melhorarem seu relacionamento com clientes, colaboradores, parceiros e com a sociedade em si, gerando consequências positivas para sua imagem e vendas.
Quais os benefícios da Acessibilidade Digital?
Investir nesse conceito é algo que traz diversos impactos positivos, seja para as pessoas, sociedade e até para os negócios. Os principais são:
Garantia de direitos e serviços
Cada vez mais o acesso à internet vem se tornando um direito humano, ainda mais com a tendência de vários órgãos públicos usarem as ferramentas em seus serviços, como no agendamento de consultas em postos de saúde por aplicativos e na matrícula de crianças na creche por meio de um portal, por exemplo.
Assim, permitir com que esses recursos estejam ao alcance das pessoas acaba sendo uma ação para garantir o acesso a diversos direitos dos cidadãos, inclusive à informação, cultura e expressão — e facilitar esse caminho, seja de serviços públicos ou privados, pode também ser uma oportunidade de negócios.
Atração e retenção de público nos canais online
Muitas pessoas podem abandonar um site, plataforma, e-commerce, redes sociais e outros espaços digitais por não conseguirem navegar nele ou acessar suas informações e materiais. Isso representa uma perda de público, clientes e vendas para as empresas que possuem esses canais, inclusive podendo gerar uma imagem negativa ao excluir diferentes públicos de seus serviços.
Investir na acessibilidade digital e na usabilidade também significa abraçar novas fatias de mercado e aumentar suas vendas, fortalecendo sua presença no mercado.
Ou seja, no fim das contas, abraçar esse conceito pode resultar em crescimento de vendas, da competitividade e da imagem positiva de um negócio. Todos esses benefícios também são válidos para o público interno: oferecer maior acessibilidade digital também é uma ação para valorizar os talentos, abraçando a diversidade na empresa.
Quais são as boas práticas da Acessibilidade Digital?
Existem alguns recursos básicos para investir em uma maior acessibilidade digital nos diferentes canais da empresa, seja para o público externo ou interno. Alguns deles são:
- Audiodescrição;
- Legendas;
- Descrição textual de imagens;
- Textos escaneáveis e em formato acessível para leitores de tela;
- Fontes simples;
- Contraste de cores no design;
- Personalização de tamanho de fontes, cores e outros elementos;
- Formatos diversos de conteúdo e de materiais;
- Textos e conteúdos de fácil compreensão;
- Acesso via teclado;
- Versão web e mobile;
- Conteúdos acessíveis em diferentes sistemas e versões;
- Mecanismos de ajuda e atalho;
- Entre outros.
Essas são algumas das ferramentas que ajudam a tornar o ambiente digital mais democrático. No entanto, antes de implementar qualquer ação, é importante investir em uma boa pesquisa com o público-alvo para entender melhor suas necessidades e especificidades, oferecendo serviços que realmente as abracem — e não criem novas barreiras.
Nesse sentido, é importante contar com parceiros que sejam especialistas nesse segmento. Eles dominam a área e têm experiência em desenvolver soluções e conteúdos acessíveis, atendendo as expectativas dos usuários. E esse tipo de serviço é fundamental em diferentes situações — inclusive na implementação de estratégias como a gamificação.
E na gamificação, como se aplica a Acessibilidade Digital?
A gamificação é uma estratégia que pode ser adotada nos mais diferentes contextos e para os mais diversos públicos: colaboradores; fornecedores; parceiros; clientes e até com pessoas em geral.
Por isso, é importante investir em plataformas que abracem a inclusão e acessibilidade em suas funcionalidades, aproveitando os melhores recursos disponíveis para que a plataforma gamificada seja atrativa e engajadora para todos.
Cuidados como seguir as normas de acessibilidade da ABNT, ter compatibilidade com leitores de tela, promover a autoaprendizagem e valorizar a experiência do usuário são essenciais para oferecer o que há de melhor para o público-alvo da ação.
Quer saber como essa metodologia pode ser acessível, seja qual for os objetivos da estratégia? Conheça os recursos de acessibilidade da Ludos Pro e aproveite o melhor da gamificação na sua empresa!