Se você se pergunta o que é aprendizagem personalizada, primeiro você precisa entender que cada estudante dispõe de uma forma diferente de aprender, e que essa alternativa de personalizar o ensino foca exatamente em entregar o conteúdo de uma maneira personalizada, ajudando o aluno em suas competências e habilidades da melhor forma possível.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é aprendizagem personalizada?
- Respeita o tempo de aprendizado de cada estudante
- Discente protagonista do próprio aprendizado
- As vantagens dessa proposta pedagógica
- Discentes engajados
- Potencializa as habilidades e competências
- Otimização dos estudos
- Agiliza o percurso pedagógico
- Melhora no relacionamento entre professor e aluno
- Como implementar a aprendizagem personalizada na escola?
As tecnologias educacionais estão diretamente ligadas a essa nova metodologia porque oferecem recursos que facilitam ainda mais o desenvolvimento de uma aprendizagem personalizada, que compartilha o conteúdo de maneira criativa e autônoma e, consequentemente, mais efetiva. Logo, a escola que implementa a tendência educacional da aprendizagem personalizada tem como objetivo transformar o processo de ensino aprendizagem.
Se tem interesse em saber a respeito, continue lendo este artigo!
O que é aprendizagem personalizada?
A aprendizagem personalizada é uma metodologia pedagógica que desenvolve o conteúdo de acordo com a necessidade e interesse do estudante. Essa aprendizagem sugere estratégias que ajudam no desenvolvimento da aprendizagem individual.
Respeita o tempo de aprendizado de cada estudante
A aprendizagem personalizada é conhecida por respeitar o ritmo de cada estudante, contribuindo nas dificuldades específicas e potencializando nas competências e habilidades que ele já dispõe.
Aqui, não somente o conteúdo e a metodologia são personalizados de acordo com o perfil estudantil, mas o ritmo, considerando níveis de dificuldade que o estudante possui, adaptando tudo o que é contemplado no processo de aprendizado conforme as necessidades que apresenta.
Esse modelo de ensino que respeita o tempo do discente traz mais segurança para que o aluno se desenvolva, facilitando ainda mais o processo de ensino e de aprendizado.
Discente protagonista do próprio aprendizado
A aprendizagem personalizada também é voltada para a autonomia do estudante no processo de aprendizado. Isso significa que, o professor e todos os outros recursos utilizados por ele têm como papel mediar o caminho a ser percorrido pelo estudante, para que ele alcance determinada competência ou habilidade, sendo uma abordagem que requer bastante compreensão do aluno.
As vantagens dessa proposta pedagógica
Agora que entende o que é aprendizagem personalizada e as características que ela dispõe, é preciso compreender quais as vantagens que possui com relação a outras metodologias, principalmente se equiparando-a ao método tradicional de ensino.
- Discentes engajados
O principal desafio da metodologia de ensino tradicional é instigar o interesse do aluno em aprender o conteúdo e a proposta de ensino personalizada vem para solucionar justamente essa dificuldade recorrente nos dias atuais.
Como tudo dentro desse contexto é personalizado - conteúdo, metodologia, tempo e mais -, a aprendizagem personalizada vai de encontro ao que o estudante tem de interesse.
- Potencializa as habilidades e competências
Nesse tipo de metodologia, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais dinâmico e flexível, abrindo portas para trabalhar com atividades inovadoras e que contemplem as habilidades e competências que o estudante de fato precisa dispor ou tenha interesse.
- Otimização dos estudos
O docente consegue identificar onde está a dificuldade de aprendizado do aluno, bem como a facilidade. Com essas informações, é possível personalizar o processo focando nos tópicos de mais dificuldade e generalizando aqueles que o discente já demonstrou ter certo conhecimento. Nisso, os conteúdos ficam mais otimizados, focando no que realmente precisa ser desenvolvido em sala de aula.
Além disso, o professor pode contar com tecnologias que permitam potencializar os estudos com relação ao conteúdo de maior dificuldade, otimizando ainda mais o processo de ensino.
- Agiliza o percurso pedagógico
Com conteúdo otimizado, o processo de ensino e aprendizado do estudante se torna mais produtivo e, consequentemente, se dá de maneira muito mais rápida e eficaz, agilizando o percurso pedagógico.
- Melhora no relacionamento entre professor e aluno
Nessa metodologia, o professor deixa de ser a figura central, dando esse lugar ao aluno. Logo, o estudante passa a ver o docente como uma peça que o ajudará a chegar aonde ele deseja, melhorando o relacionamento entre ambos.
Além dessa nova perspectiva com relação a função do professor, a tecnologia - muito utilizada nesse apoio pedagógico - facilita que o diálogo seja de forma mais direta e horizontal, o que não acontece no modelo tradicional de ensino.
Como implementar a aprendizagem personalizada na escola?
Para que a aprendizagem personalizada seja inserida no contexto educacional de maneira efetiva, é preciso se atentar à qualificação dos professores. Provavelmente o quadro de profissionais não esteja preparado para a mudança, sendo imprescindível explorar o assunto e as especificações da metodologia com treinamentos e desenvolvimento.
Como você viu por aqui, a aprendizagem personalizada está diretamente ligada a tecnologia, portanto, além de aprenderem sobre a metodologia, os docentes precisam estar a par das tecnologias que permeiam esse método de ensino, desde as mais básicas, como o pacote Office até plataformas de gamificação e educação, por exemplo.
Depois que os docentes estiverem preparados para a mudança, a implementação do método pode começar pela avaliação, ao invés de ser a prova tradicional, é possível implementar outras formas de mensurar a evolução do estudante, sendo elas aplicadas com mais frequência e com mais dinamismo.
Mas essa não é a única mudança, devem ser ainda observados e adaptados elementos como:
- a proposta pedagógica;
- ferramentas que mostrem dados de desempenho, como plataformas de gamificação;
- capacitação dos professores;
- adaptação física do ambiente para receber a tecnologia necessária;
Portanto, apesar de a aprendizagem personalizada ser uma proposta muito eficaz quando se trata em trazer elementos do contexto atual para o ensino, transformando toda a dinâmica que ele ocorre dentro do âmbito escolar, ela precisa de diversos suportes para ser implementada de forma correta e, assim, conseguir alcançar seu objetivo.
A trilha de aprendizagem é outro recurso que, quando vinculado à aprendizagem personalizada, pode potencializar ainda mais os resultados. Isso porque ela contempla um conjunto de ações que visam o desenvolvimento do envolvido - no caso do estudante - tanto na área profissional quanto no pessoal.
Ficou interessado em se aprofundar mais no assunto? Leia outro artigo que preparamos para você: Aprenda como fazer uma trilha de aprendizagem de maneira efetiva.