Os benefícios de se adotar jogos pedagógicos nos processos de aprendizagem vem impulsionando o uso da gamificação na educação, principalmente com a ajuda das EDTechs. Essas duas estratégias têm características diferentes, porém ambas usam os elementos lúdicos para melhorar o aprendizado de estudantes de todas as idades.
O que você vai ver neste artigo:
Descubra como combinar gamificação e jogos pedagógicos é uma ótima ideia para aumentar o engajamento dos alunos de sua instituição de ensino!
O que são jogos pedagógicos?
Se antigamente os jogos eram vistos apenas como um descanso ou enrolação durante a aula, atualmente diversas instituições de ensino no mundo estão mudando esta ideia equivocada ao usar essa dinâmica em sua realidade, melhorando seus resultados educacionais.
De acordo com a teoria Octalysis, os jogos são atividades que naturalmente despertam a motivação das pessoas. Os indivíduos são impulsionados a realizar determinadas ações por conta dos elementos que compõem esta dinâmica e, no caso da educação, estimulam a busca por conhecimento.
Nesse sentido, os jogos pedagógicos são ferramentas educativas que auxiliam o desenvolvimento dos estudantes por meio de atividades lúdicas, promovendo situações para melhorar o aprendizado dos participantes ao incorporar entretenimento aos estudos.
Essa ferramenta vem sendo adotada em diferentes disciplinas e com estudantes de variadas faixas etárias, oferecendo uma experiência mais dinâmica e engajadora de aprendizagem. Essa metodologia ajuda a quebrar a monotonia das aulas expositivas e a dar uma cara mais prática às questões teóricas abordadas em sala.
Além disso, os jogos pedagógicos — ainda mais considerando o ensino infantil — ajudam no desenvolvimento cognitivo, na noção espacial, vocabulário, raciocínio lógico e criatividade dos alunos, contribuindo para uma formação mais completa.
No entanto, o uso desse tipo de atividade é apenas uma das opções para adotar o lúdico em sala de aula.
Gamificação unida aos jogos pedagógicos
Outra estratégia que usa o melhor dos jogos para aprimorar a aprendizagem é a gamificação. Esta ferramenta vem ganhando espaço em diversas áreas — da saúde, política, negócios à educação — nas últimas décadas, gerando resultados impressionantes.
A gamificação é uma metodologia que usa elementos, lógica e design dos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Recursos como storytelling, missões e pontuações são aplicados em uma atividade para motivar as pessoas a realizarem ações ou desenvolverem comportamentos que tragam impactos concretos positivos em suas vidas.
Na educação a gamificação pode contribuir para oferecer uma experiência imersiva e interativa de aprendizagem, aumentando a motivação dos estudantes e o seu engajamento com as aulas.
Essa metodologia tem a capacidade de tornar temas complexos em informações mais fáceis de serem assimiladas pelos alunos, ajudando assim a melhorar sua aprendizagem e domínio de assuntos mais desafiadores.
Apesar de usar elementos em comum, a gamificação não é a mesma coisa que um jogo, mesmo que pedagógico: a gamification parte do ponto da realidade, em vez de “se passar” em um universo puramente ficcional como ocorre mais na segunda metodologia.
Além disso, a gamificação é uma estratégia completa, que traz mais resultados ao ser adotada de forma contínua — não isoladamente como muitas instituições de ensino aplicam os jogos. Nesse sentido, incorporar essa metodologia nas ações pedagógicas pode ser uma ótima ideia para fortalecer a aprendizagem dos estudantes.
5 atividades gamificadas para implementar na rotina escolar
Existem várias maneiras de se adotar a gamificação no contexto escolar e educacional em geral. Confira 5 dinâmicas gamificadas que podem ser aplicadas em diferentes realidades:
1- Quiz com pontuação
Uma ideia simples e que pode ser adotada em diferentes disciplinas e contextos é desenvolver uma dinâmica de quiz com pontuação. Pode-se criar um jogo em que os estudantes respondam a perguntas sobre o que aprenderam, recebam pontos e/ou recompensas simbólicas (como medalhas ou emblemas) e avancem na dinâmica ao ganhar esses itens.
Inclusive, é possível montar um ranking como maneira de usar o espírito de competição natural dos indivíduos como força motivadora para os estudos e bom desempenho.
2- Missão em equipe
O espírito de colaboração também pode ser um estímulo em uma dinâmica gamificada no contexto escolar. Pode-se desenvolver desafios e missões que dependam do trabalho em grupo para serem concretizadas, envolvendo responder perguntas, pesquisar determinados temas ou realizar atividades que tenham relação com os assuntos abordados em sala.
Dessa forma, além de se estimular a aprendizagem de temas e disciplinas específicas, trabalha-se com os estudantes habilidades como colaboração, organização e liderança, que são importantes para a vida toda.
3- Storytelling
Uma ação um pouco mais sofisticada pode contar com storytelling: pode-se criar um universo e história imersivos relacionados ao conteúdo abordado nas aulas para engajar os alunos nas tarefas.
Em uma aula de história sobre idade média, por exemplo, é possível criar uma narrativa em que os alunos tenham que interagir com aquela realidade e ganhar pontos quando demonstram que aprenderam o conteúdo. Mas, também pode-se trabalhar essa mesma ideia em outras disciplinas — uma jornada futurística no espaço pode muito bem abordar matemática e física. Tudo depende da criatividade dos responsáveis pela ação.
4- Plataformas gamificadas
Adotar aparelhos eletrônicos e soluções digitais já é prática comum em qualquer instituição de ensino. Em vez de ignorar a tecnologia, aproveita-se o que ela tem de melhor e a familiaridade dos estudantes com essa realidade.
Existem várias plataformas gamificadas que podem ser incorporadas no plano de ensino, oferecendo uma experiência mais imersiva e interativa e que seja complementar às aulas. Assim, pode-se oferecer mais uma atividade inovadora com os estudantes.
5- Aprendizagem de lógica e abstração
É possível também usar a gamificação para despertar e trabalhar habilidades como lógica e abstração nos estudantes, aptidões que são base para o pensamento computacional. A partir desses treinamentos, pode-se aprofundar a temática e ensiná-los programação — uma área com grande demanda no mercado de trabalho e com cada vez mais relevância na sociedade.
Mesmo que o indivíduo não vá atuar diretamente nesse segmento, competências como lógica e abstração podem beneficiar sua vida pessoal e profissional de diversas formas, independentemente de sua idade ou contexto social.
Existe até um caso de sucesso de uma ação nessa linha: a MadCode fez uma parceria com a Ludos Pro, especialista em gamificação, para desenvolver uma plataforma para ensinar essas habilidades de forma engajadora e inovadora aos seus alunos para educá-los sobre programação.
No fim, a solução ajudou na aprendizagem de 15 mil estudantes, espalhados em 25 unidades da escola. Assim, a empresa pode oferecer um método de aprendizagem diferenciado e qualificado ao seu público, fortalecendo sua aprendizagem e motivação nos estudos.
Quer entender melhor como funciona essa metodologia na sua realidade? Confira como as soluções educacionais gamificadas da Ludos Pro podem beneficiar sua instituição de ensino e alunos!