Blitzcaling é uma metodologia utilizada por corporações do mundo inteiro para alcançar um crescimento rápido e conquistar a liderança no mercado. Desenvolvido pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, o Blitzcaling já foi aderido por grandes empresas, como Netflix, Facebook e Airbnb.
O objetivo de qualquer empresa é desenvolver práticas e estratégias que levem ao crescimento do negócio, e há diferentes modelos no mercado disponíveis para isso. O Blitzscaling é um deles, e bastante conhecido por ser utilizado em corporações internacionais. Agora ele tem sido bastante explorado no Brasil, se tornando uma grande tendência para o mercado nacional.
Com este artigo, você irá conferir de maneira aprofundada sobre o modelo de gestão Blitzscaling e maneiras de como começar a aplicá-lo na sua organização.
Se aprofundando no conceito de Blitzscaling
Blitscaling é um termo que surgiu no exército alemão, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), dando referência a uma tática militar para surpreender os adversários.
Na época, ele possibilitou que a Alemanha conquistasse quase toda a Europa, isso porque os soldados passaram a analisar quais as ferramentas de fato eram essenciais levar na mochila, descartando as menos necessárias, ganhando, assim, maior mobilidade e habilidade para tomar rápidas decisões.
Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, assemelhou as necessidades do exército com as carências de startups e empresas que precisam se mover rápido e com o menor risco possível, e adaptou a técnica de anos atrás para os dias atuais e para o universo corporativo.
Apesar da forma que adveio, atualmente, o Blitzscaling é entendido como uma excelente prática para construir uma empresa em alta velocidade e com impacto no mercado global. Sendo um modelo que foca em um crescimento acelerado e que traz alternativas para mudar a realidade de um negócio em um período de tempo curto, impactando amplos mercados e aumentando o faturamento, bem como a lucratividade de uma corporação.
O principal intuito do Blitzscaling é ajudar as empresas a focar nos lugares e nos problemas certos, pois uma corporação possui diversos problemas, mas é fundamental compreender quais são as reais prioridades de um negócio disruptivo, visto que o crescimento impossibilita a correção de todos erros que são deixados pelo caminho.
Para isso, o Reid Hoffman criou 5 estágios, compreendidos como:
- família;
- tribo;
- vila;
- cidade; e
- nação.
Cada estágio está relacionado a um tipo de tamanho e impacto de negócio e, portanto, o modo com que se analisa a empresa muda significadamente.
As prioridades de cada etapa no Blitzcaling
Para saber como aplicar o Blitzcaling, é preciso analisar como cada estágio funciona.
Família
Na fase família o foco deve ser o produto ou o serviço que você oferece aos seus clientes. Você deve analisar como ele pode atingir uma necessidade única do mercado, qual a proposta de valor que ele irá fornecer e os melhores canais de distribuição.
O objetivo central aqui é estruturar a empresa, encontrar excelentes fornecedores, dispor de soluções simples e automatizar os processos burocráticos, de modo a contribuir com o cotidiano da pequena empresa.
É também neste estágio que se define a função de cada fundador e de funcionários - se houver a necessidade de contratá-los. É importante dispor de uma gestão enxuta para não aumentar significamente os custos da empresa, sendo fundamental dispor de ferramentas e profissionais que possam atuar em várias vertentes.
Tribo
Na segunda fase, conhecida como a tribo, as prioridades mudam. Agora você já dispõe de um produto ou serviço bem definido e estruturado, só precisa analisar os feedbacks e ajustar pequenas características que os consumidores atuais possam ter evidenciado.
Fora isso, o foco deve ser em conquistar recursos para investir no seu crescimento, pois sua ideia foi promovida no mercado, os concorrentes estarão atentos para replicarem seu produto ou serviço, por isso é fundamental para esta etapa dispor de segurança financeira para sustentar sua evolução no mercado.
Vila
Na fase de Vila, o objetivo central precisa ser escalar seu negócio. Mas para isso é fundamental observar o mercado e os recursos que dispõe para realizar projeções de médio e longo prazo.
Seja rápido e estratégico ao contratar funcionários, eles precisam ser excelentes profissionais e estar alinhados com a cultura de marca que sua empresa dispõe. Contrate apenas as pessoas que terão a capacidade de lidar e acompanhar o crescimento de sua empresa.
Cidade
Por conta dos demais estágios, no estágio Cidade sua empresa já terá um produto ou serviço bem definido e adaptado ao seu público, uma cultura empresarial estabelecida e uma quantidade significativa de colaboradores.
Isso significa que nesta etapa será um momento para desenvolver ferramentas e mecanismos que façam o controle e análise disso tudo para que a operação funcione da melhor forma possível. Nisto inclui processos, mas evite burocratizar demais, pois isso pode influenciar no crescimento de sua empresa.
Indicadores de desempenho são fundamentais nesta etapa, pois eles ajudam a validar ou não estratégias que você possui, melhorando ainda mais a gestão de sua empresa.
Esta também é uma etapa em que sua organização deve dispor de mais que um produto ou serviço
Se seu objetivo é internacionalizar sua empresa, aqui também é o momento para começar a analisar o mercado externo observando possíveis oportunidades.
Nação
O último estágio que o modelo Blitzcaling apresenta é o “Nação”. Neste, o desafio está relacionado à comunicação, pois, com colaboradores no mundo inteiro, a empresa precisa manter a comunicação da marca alinhada.
O trabalho de gestão empresarial é fundamental neste processo, afinal é preciso preparar pessoas que solucionem problemáticas sem depender de apenas um indivíduo, como o CEO, diretores ou gerentes, isso porque nesta etapa o foco desses profissionais deve estar em âmbitos mais estratégicos.
Agora você já sabe sobre o modelo Blitzcaling! Se você gostou de conhecer esta tendência para o âmbito corporativo e deseja acompanhar mais conteúdos relevantes como este, faça parte da nossa comunidade no Facebook. Lá você fica por dentro de todas as novidades do blog.