Market Share é um indicador para empresas que possibilita identificar o tamanho e o potencial do negócio. Se você quer saber como calcular o Market Share de uma empresa, então é preciso compreender como ele funciona e os motivos que o fazem ser o principal mensurador para este objetivo.
O que você vai ver neste artigo:
O mundo do empreendedorismo dispõe de diversos indicadores que ajudam a mensurar o tamanho e, ainda, o potencial de uma empresa, só que o Market Share foca em estabelecer a relevância da empresa diante o mercado atual e de seus concorrentes.
Se quer saber detalhes sobre como calcular o Market Share da sua empresa, então é só continuar lendo os próximos tópicos, pois mostraremos como você pode aplicar esta ferramenta de extrema relevância em qualquer negócio. Confira agora!
O que é Market Share?
Market Share, em português, significa quota de mercado e pode ser definido como um indicador que mensura a participação percentual, em valores monetários ou unidades vendidas, de uma empresa no mercado em que atua.
São duas as principais razões que fazem do Market Share da sua empresa algo importante e fundamental de ser calculado, analisado e trabalhado:
- Mensurar seu valor: quanto mais um produto ou serviço é buscado, maior é considerado e almejado pelos clientes, e é através do Market Share que você pode identificar qual é a demanda de procura do seu produto ou serviço.
- Medir seu progresso: o crescimento do Market Share de uma instituição ao longo dos meses é um indício de que sua empresa está superando a concorrência e alcançando a liderança no mercado de atuação.
Qual a importância do market share para as empresas?
O market share é importante em diferentes contextos de uma empresa. Veja os principais deles.
Campanhas de Marketing
Não basta criar uma campanha de marketing, é importante e necessário acompanhá-la de forma constante. O Market Share é um indicativo que colabora nesse processo.
Através dele, é possível entender se a participação da empresa está crescendo ou diminuindo. Informação que ajuda a entender a eficácia das campanhas. Com isso, o negócio consegue fazer ajustes necessários no seu planejamento estratégico para trazer os resultados almejados.
Atenção ao mercado
O Market Share é uma ferramenta que permite analisar o desempenho da empresa e comparar a maneira das demais corporações do mesmo nicho conduzirem suas operações.
Em outras palavras, dá para relacionar seus resultados com os dos concorrentes, e através disso gerar insights de melhorias que tragam crescimento para o negócio.
Pontos fortes e de melhoria
Além das questões citadas, o Market Share é importante para entender os pontos fortes presentes no negócio e observar os pontos que precisam de atenção e melhoria.
A partir disso, a empresa consegue focar em metas e objetivos, e traçar novos caminhos a serem alcançados, para expandir o negócio.
Vantagens competitivas
Os descobrimentos e insights gerados através do Market Share também podem influenciar na vantagem competitiva.
Quando uma empresa consegue dominar uma fatia significativa do seu mercado de atuação, ela melhora o seu poder de negociação com seus fornecedores. Isso gera mais credibilidade para o negócio, e resulta em melhores parcerias.
Esses são só alguns dos motivos que fazem do Market Share importante para o contexto corporativo. Se você se aprofundar no assunto verá que existem outros que fazem desta ferramenta relevante para trazer resultados fora da curva para o negócio.
Market share é o mesmo que Customer Share?
É comum o Market Share ser confundido com o Customer Share, mas são conceitos com diferenças consideráveis.
O Market Share busca mensurar a fatia do mercado que uma organização detém. Para tanto, é realizada a relação entre as vendas totais do mercado e as vendas da empresa em questão.
O Customer Share, em contrapartida, trata da quantidade de vendas realizadas para cada cliente já existente. Ao contrário do Market Shake que foca no produto, este se concentra no consumidor, e o vê como principal fonte de renda.
Ou seja, o marketing Share busca propagar as soluções da empresa para mais pessoas e conquistar novos clientes. Para isso, ele utiliza os atributos da organização para fortalecer o relacionamento com os consumidores.
Encontrando a fatia de mercado da minha empresa
Antes de partir para a prática e de fato calcular o Market Share da sua empresa, é importante que você tenha bem definido em qual ramo ela está inserida, e há alguns critérios que podem ser analisados para chegar a tal conclusão. Veja alguns deles:
Região
O âmbito territorial que sua empresa está inserida e o raio que ela pode atingir é uma maneira de encontrar sua fatia de mercado. Uma padaria, por exemplo, pode considerar que sua possível clientela são aqueles indivíduos que moram na região de até 5 km do local em que está inserida.
Público-alvo
Empresas ou pessoas que se enquadram no perfil dos seus consumidores, ou seja, de quem normalmente busca pelo seu produto ou serviço.
Como calcular o Market Share da minha empresa?
Há diversas formas de calcular o Market Share de uma empresa, o que irá influenciar como você irá calcular o market share é o aspecto que você deseja usar como critério para mensurar a participação dela no mercado.
Em aspecto geral, a fórmula de Market Share é:
Market Share = resultado da sua corporação / resultado do mercado que ela atua x 100
As variáveis desta fórmula precisam estar baseadas em um tempo específico e no critério que deseja avaliar: volume de vendas, faturamento, número de clientes ou através do concorrente. Confira a respeito de cada uma delas.
Market Share de volume vendas
O Market Share de volume de vendas é calculado através de uma comparação dos números de vendas com os resultados de seus concorrentes.
Digamos que você seja uma loja de roupas que vende aproximadamente 5 mil peças por mês. Você dispõe de três grandes concorrentes em sua região, que, ao todo, negociam cerca de 100 mil peças mensais.
Através dessas informações, você irá realizar uma regra de três para encontrar o seu percentual de participação no mercado através do seu volume de vendas.
Neste caso:
100.00 = 100%
5.000 = X
5.000 x 100 = 5.000.00 / 100.00 = 5
Isso significa que seu Market Share de volume de vendas é de 5%.
Market Share de faturamento
O Market Share de volume de faturamento é calculado através do faturamento de uma determinada época, por exemplo: todas as lojas de roupas faturam juntas R$56 mil por mês, sua loja especificamente fatura R$10 mil mensalmente.
Neste caso (também utilizando a regra de três), o cálculo é:
56.000 = 100%
10.000 = X
10.000 x 100 = 1.000.000 / 56.000 = 17,86
Seu Market Share é de 17,86%.
Market Share de número de clientes
O Market Share de número de clientes, conforme o nome já diz, é calculado por meio da quantidade de clientes, portanto é necessário dispor do número total de clientes que possui e fazer uma relação com o número de clientes em potencial.
Em um cenário hipotético, você tem 30 clientes ativos, porém o mercado em que atua possui 150 empresas que também estão inseridas nele e trazem a mesma solução que você, aplicando a regra de três, como nos outros exemplos, você verá que neste caso o seu market é de 20%.
Market Share concorrente
O Market Share concorrente, também encontrado como “relativo”, usa dados do concorrente como análise. Se através da fórmula o seu Market Share for de 45% e o seu de 20%, por exemplo, seu Market Share concorrente será de 44,4%.
Este método geralmente não é muito utilizado, somente quando uma empresa deseja saber o quão próximo está para se tornar líder do mercado em que atua.
Agora que você conhece algumas maneiras de calcular o Market Share da sua empresa, mas não se esqueça que ele não deve ser analisado de maneira isolada, ao contrário, é fundamental colocá-lo em uma perspectiva para encontrar oportunidades e ameaças, mas sem perder o foco nos seus objetivos estratégicos de negócio.
Como aumentar o Market Share?
Veja agora dicas de como melhorar o Market Share na sua empresa.
Invista em tecnologia
Se você busca aumentar o Market Share, é crucial investir em tecnologia. Isso porque apesar de o desenvolvimento de um produto ser prioridade para líderes de mercado, mesmo que não haja mudanças nesse aspecto, é possível apostar em novos caminhos através da tecnologia.
Uma empresa que concentra suas vendas no offline, pode migrar para o comércio eletrônico, por exemplo. Não precisa ser necessariamente uma tecnologia revolucionária. Quase sempre pequenas ações podem transformar a sua empresa, bem como o Market Share dela.
Adote uma estratégia de marketing assertiva
O marketing pode ser conceituado como um conjunto de ações estratégicas que buscam auxiliar no crescimento da empresa. Adotar essa tática pode tornar sua empresa mais conhecida no mercado e levá-la a mais pessoas, o que significa aumentar o Market Share. Mas isso só é possível com uma estratégia coerente.
Para isso, entenda quem é seu público-alvo: faixa etária, renda, interesses, necessidades, etc. Essas informações são determinantes para personalizar a publicidade de acordo com o público mapeado e, assim, obter melhores resultados.
Tenha um bom relacionamento com o cliente
Além de conquistar novos clientes, é preciso garantir que os já existentes estejam satisfeitos com sua empresa. Pois, melhor do qualquer marketing é contar com consumidores tão satisfeitos a ponto de indicarem seu negócio.
Sem contar que, de acordo dos estudos do economista americano Philip Kotler, toda estratégia e esforços envolvidos na conquista de novos clientes custam entre cinco a sete vezes mais do que fidelizar os já existentes.
Assim, manter um bom relacionamento com o cliente é outra prática que pode influenciar na melhora do Market Share.
Faça análises de concorrentes
Os concorrentes também investem em ações diárias para aumentar o Market Share e conquistar novos clientes. Use isso a seu favor, faça uma análise das empresas do mesmo nicho e veja quais são suas estratégias.
Busque saber sobre política de preço, área de atuação, qualidade do suporte e atendimento, promoções e estratégias de publicidade e outras informações que considere relevantes e possa ajudar na identificação de pontos falhos dos concorrentes que você possa suprir.
Busque inovação
Inovação ajuda na criação de um diferencial competitivo relevante e, consequentemente, na melhora do seu market share.
É importante destacar que inovação não necessariamente está relacionada a tecnologia e também não querer de muito para. Nessa hora a criatividade é essencial.
Renove a carteira de clientes
Investir na aquisição de clientes também é outra alternativa para alavancar sua participação de mercado e avançar na conquista do seu segmento. Ações essas que são fundamentais para melhorar o Market Share.
Estratégias de inbound marketing, captação e qualificação de leads, criação de e-mail marketing e estar presente nas redes sociais são ótimas ações para isso.
Adote uma boa política de preços
Definir preço requer considerar uma série de fatores importantes, como:
- concorrentes;
- posicionamento;
- objetivos;
- custos.
Então pense nesses elementos antes de estabelecer o valor do seu produto ou serviço.
Se depois de fazer o cálculo de Market Share da sua empresa e outros comparativos, você analisou que precisa melhorar em alguns aspectos para se ampliar no mercado, então confira de que maneira os treinamentos podem te ajudar nisso. Leia o artigo: Tá, mas treinamento é um custo ou investimento?