Como a gamificação pode ajudar na resolução de problemas?

03 jun 2024

A gamificação é uma estratégia que pode ajudar na resolução de problemas diversos dentro de uma empresa. Afinal, essa metodologia é completa e flexível, sendo capaz de agregar em diferentes processos e ações de um negócio. No entanto, muitas organizações ainda não sabem como adotá-la na prática.

7 problemas que a gamificação resolve na sua empresa

A gamificação costuma ser adotada nas mais diferentes ações de uma empresa: no recrutamento e seleção; onboarding de novos funcionários; treinamento corporativo e desenvolvimento de pessoas; comunicação interna; plano de carreira e até nas tarefas cotidianas. 

Mas, como — na prática — a gamificação pode contribuir para resolver problemas nesses processos? Confira 7 situações em que essa metodologia pode solucionar os desafios da companhia:

1- Abandono dos treinamentos / falta de engajamento na educação corporativa

Os treinamentos corporativos são estratégias fundamentais para aumentar a capacitação dos funcionários, além de impactarem positivamente na sua motivação e engajamento com a organização. No entanto, muitas empresas têm dificuldades em atrair e manter os colaboradores interessados em realizar as atividades — alguns inclusive chegam a abandonar a dinâmica de vez ao longo da jornada. Essa situação, ainda mais quando frequente, gera frustração e desperdício de recursos para a organização e RH.

Muitas vezes é possível mudar esse cenário ao adotar uma metodologia educacional mais engajadora, como a gamificação. Nesse caso, os elementos lúdicos ajudam a atrair e reter a atenção dos colaboradores nas atividades, melhorando os índices da sua participação nos treinamentos — reduzindo a taxa de abandono e a falta de engajamento e aumentando o desempenho nas tarefas e o tempo dos funcionários investido nessa dinâmica. 

2- Dificuldade em assimilar as informações

Outro desafio que se tem na educação empresarial é garantir que os profissionais estejam realmente aprendendo os conteúdos repassados, para que saibam aplicá-los em seu dia a dia e, consequentemente, aumentem sua produtividade e qualidade no serviço. Porém, quando há dificuldades nesse processo, os colaboradores não aprendem e a empresa não vê essa melhora.

E uma metodologia vantajosa para estimular a retenção de conhecimento é a gamificação. Além de prender a atenção — o que, por si só, já contribui para o processo de aprendizagem — a aplicação de elementos lúdicos permite associar as informações passadas com estímulos positivos. Assim, fortalecem a assimilação dos conteúdos e, somado ao uso de recursos variados, reforçam o aprendizado dos colaboradores.  

3- Pouco aproveitamento do onboarding

Um dos momentos mais sensíveis na relação dos funcionários com a empresa é o seu início no trabalho: os primeiros dias são sempre desafiadores para os recém-contratados, que devem se adaptar à nova rotina, expectativas, funções e ambiente.

Para tornar esse processo mais acolhedor e produtivo é que serve o programa de integração. Porém, muitas companhias acabam desenvolvendo ações pouco engajadoras e até maçantes ao treinar os profissionais e sensibilizá-los a respeito da história e cultura organizacionais.

Em vez disso, a empresa pode adotar a gamificação para tornar essa experiência mais imersiva e interativa, oferecendo atividades divertidas e educativas para os novatos. Assim, o onboarding vira um momento mais amigável e produtivo para todos os envolvidos. 

4- Dificuldade em avaliar o perfil dos candidatos

Mas, antes de se preocupar com a integração de novos funcionários, há um processo anterior que é delicado para qualquer empresa e RH: o recrutamento e seleção. É importante usar os métodos e ferramentas corretas para fazer a triagem dos candidatos, avaliando tanto suas competências e experiências técnicas como o seu perfil comportamental para trazer os melhores talentos para a equipe.

Muitas empresas têm dificuldades especialmente ao avaliar esse último critério, pois não é sempre possível obter respostas precisas sobre a postura e valores dos profissionais. É importante saber usar os métodos certos para estimular com que os candidatos revelem seu perfil verdadeiro, adotando ferramentas como perguntas específicas, testes de personalidade e gamificação. 

A dinâmica lúdica da última opção permite quebrar o gelo para que os candidatos não se deixem levar pela tensão, inibição ou outros sentimentos que influenciem negativamente nesse processo. Além disso, uma atividade diferenciada pode contribuir para revelar comportamentos que não seriam notados em outros contextos. 

5- Necessidade de promover um espírito de colaboração na equipe

Além de treinar e revelar comportamentos, a gamificação também pode ajudar a despertar algumas habilidades sociais nos funcionários de uma empresa. Competências como liderança, resolução de problemas, resiliência e boa comunicação são algumas das qualidades que podem ser trabalhadas com atividades gamificadas, estimulando-as em cada profissional e no departamento como um todo. 

Mas, há uma habilidade em específico que pode mudar a dinâmica na empresa: os jogos em equipe são capazes de promover um espírito de cooperação no time, educando os funcionários a apoiarem uns aos outros para terem mais resultados, fortalecendo assim o engajamento e desempenho de todos. 

6- Aumentar a motivação e engajamento da equipe

Outro problema bastante enfrentado por RHs de muitas empresas é a falta de motivação e engajamento dos colaboradores. Essa situação contribui para diminuir a produtividade, qualidade e eficiência dos trabalhadores e, nos piores casos, acaba se tornando a razão para a saída dos talentos.

A gamificação também é adotada como uma metodologia para aumentar a motivação e engajamento dos funcionários, oferecendo experiências mais divertidas e produtivas em diferentes atividades que os envolvam. Uma dinâmica gamificada usa elementos que despertam o ânimo dos participantes para realizarem determinadas tarefas, tornando-as mais amigáveis e, assim, associando-as a momentos positivos. 

No fim, o próprio trabalho e a imagem da organização vão se tornando mais favoráveis, fortalecendo assim a motivação e engajamento dos colaboradores. 

7- Necessidade de inovar em ações tradicionais

Muitas vezes uma estratégia tradicional da empresa começa a não ter os resultados esperados por diferentes motivos — e é preciso inovar para mudar essa situação. 

A gamificação é uma metodologia flexível, que pode ser adotada nos mais diversos processos. Com ela, é possível inovar e melhorar os resultados de estratégias como plano de carreira, comunicação interna, promoção da cultura organizacional e até mesmo as ações de marketing, oferecendo sempre uma experiência mais atraente e dinâmica para o público-alvo. 

Como aplicar a gamificação na sua empresa?

A gamificação é uma metodologia específica, que demanda expertise em como usar os elementos de jogos em contextos que superem a dimensão do entretenimento. Mas, assim como qualquer estratégia, ela demanda planejamento, pesquisa e mecanismos de controle.  

É importante definir os objetivos, metas, público-alvo, orçamento, planejamento, recursos, indicadores e outras questões antes de mais nada. Porém, também é fundamental ter capacidade para desenvolver as atividades, ainda mais ao adotar plataformas eletrônicas: e nem todas as organizações têm capacidade para realizar todo esse processo com a qualidade desejada — mas há uma solução fácil para essa situação. 

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Como a gamificação pode ajudar na resolução de problemas?

A gamificação costuma ser adotada nas mais diferentes ações de uma empresa: no recrutamento e seleção; onboarding de novos funcionários; treinamento corporativo e desenvolvimento de pessoas; comunicação interna; plano de carreira e até nas tarefas cotidianas. 

Como aplicar a gamificação na sua empresa?

A gamificação é uma metodologia específica, que demanda expertise em como usar os elementos de jogos em contextos que superem a dimensão do entretenimento. Mas, assim como qualquer estratégia, ela demanda planejamento, pesquisa e mecanismos de controle. 

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