Como a gamificação pode reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência

dois homens em frente ao computador confirmando que os dados de Como a Gamificação Pode Reduzir Custos Operacionais e Melhorar a Eficiência
17 jan 2025

Adotar a gamificação pode contribuir para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência em vários processos de uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento de mercado. Áreas como educação corporativa e treinamentos, além de diversas operações, podem ser aprimoradas e terem seus recursos otimizados com esta tecnologia — basta saber implementá-la da forma correta. 

Quer aumentar a eficiência do seu negócio ao fortalecer seus processos internos? Saiba como a gamificação pode ser sua grande parceira para alcançar este objetivo!

Áreas de Economia com Gamificação

A gamificação é uma ferramenta que pode otimizar vários processos em uma organização, inclusive contribuindo na redução de custos e do retrabalho dos colaboradores. Podemos nos aprofundar em dois eixos em que a solução pode transformar a realidade da empresa:

Gamificação em Treinamentos

Uma das áreas mais beneficiadas pelo uso da gamificação é a educação corporativa: implementar essa solução nos treinamentos empresariais e em outras ações educativas contribui para aumentar o engajamento dos funcionários ao longo de todo o processo, reduzindo índices como o de desistências/abandono e melhorando o desempenho dos participantes nas atividades e a retenção dos conhecimentos adquiridos. 

Apostar apenas em metodologias tradicionais pode trazer poucos resultados e demandar investimentos significativos. Cada vez mais as pessoas estão com dificuldade de manter a atenção em atividades passivas, como ficar sentado anotando tudo que um instrutor/professor fala e passa em sua apresentação — exemplo clássico de um treinamento convencional que muitas vezes é adotado largamente e de forma exclusiva nas organizações. 

Neste cenário, em vez de aprender e aplicar os conhecimentos no dia a dia, os funcionários provavelmente não irão absorver nada ou então apenas uma pequena margem do que foi transmitido. E, ao não obter os impactos desejados no seu dia a dia, considerar toda a ação uma perda de tempo.

Adotar metodologias ativas e inovadoras como a gamificação permite aproveitar melhor o tempo, a atenção e os esforços dos colaboradores e do RH, estimulando uma participação mais proativa e proveitosa dos participantes nas ações educativas. Assim, eles terão melhores condições de aplicar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas ao longo das dinâmicas nos seus desafios e tarefas cotidianas.

Além dos treinamentos, também é possível adotar a gamificação em processos como o onboarding de novos funcionários, conseguindo engajar e capacitar os recém-contratados desde o seu primeiro dia na empresa — fazendo um melhor aproveitamento dos talentos internos. 

Gamificação em Processos Operacionais

Muitas empresas buscam a eficiência operacional como um norte em suas ações, implementando estratégias para aumentar resultados e aproveitar ao máximo os recursos e oportunidades disponíveis. 

Neste caso, a gamificação se torna uma boa aliada ao oferecer uma solução inovadora que pode ser adotada em vários processos e atividades em um negócio, desde para melhorar a motivação e engajamento dos colaboradores nessas tarefas ou para otimizar e fortalecer os resultados de determinadas operações internas.

Pode-se usar essa ferramenta para estimular a produtividade dos funcionários, por exemplo, usando os elementos que transformam os jogos em atividades motivadoras e recompensadoras para transferir essas qualidades às demandas que os colaboradores devem cumprir diariamente. 

Assim, é possível aumentar o número de tarefas e a qualidade de sua realização pela equipe, permitindo uma entrega aos clientes que supere suas expectativas. Se a melhora na produtividade de um único profissional já faz a diferença no setor, imagine então esse impacto no departamento ou na organização como um todo.

Outro exemplo de processo que a gamificação pode beneficiar é a comunicação empresarial: pode-se usá-la para atrair e reter a atenção dos profissionais nos comunicados promovidos pela empresa. Desta forma, é possível fortalecer os fluxos de informação e aumentar a efetividade dessa estratégia em vez de investir consideravelmente na área e os conteúdos não serem assimilados pelos colaboradores e outros públicos de interesse.  

Além disso, pode-se adotar a gamificação em várias outras estratégias internas na empresa, como o plano de carreira, por exemplo, sempre com o objetivo de estimular um comportamento positivo nos funcionários e aumentar os resultados das ações. 

Esses são apenas dois exemplos de impactos positivos que a gamificação tem ao ser implementada nos processos operacionais de uma organização. Porém, assim como toda estratégia aplicada na empresa, é preciso acompanhar sua implementação para aprimorá-la constantemente. 

Medindo a Eficiência da Gamificação

Existem várias formas de se avaliar os impactos e eficiência das plataformas e atividades gamificadas adotadas em uma organização. Esse cuidado permite com que sejam identificados pontos de melhorias e oportunidades inexploradas ao longo do processo, ajudando os responsáveis a implementar ações que aprimorem a estratégia como um todo.

Uma das formas mais seguras e diretas de se fazer esse controle é por meio de indicadores. 

Indicadores de Desempenho na Gamificação

Definir algumas métricas estratégicas para medir a eficiência da gamificação é essencial para garantir a qualidade e resultados dessa ação. Esse acompanhamento acaba sendo um procedimento mais prático e ágil ao se adotar plataformas gamificadas, que automatizam esse controle e oferecem relatórios detalhados sobre o desempenho do público nas atividades e da performance da estratégia de forma geral.

Entre os vários indicadores que podem ser medidos, os principais são:

  • Adesão à plataforma;
  • Engajamento dos participantes nas atividades;
  • Horas investidas na plataforma e em seus módulos;
  • Desempenho nas atividades avaliativas;
  • Feedback dos colaboradores e/ou público-alvo da estratégia.

Desta forma, é possível verificar se os funcionários ou o público-alvo específico da ação estão aderindo à metodologia, sendo engajados pelas atividades e obtendo uma performance e opiniões positivas com a estratégia. 

Análise de Resultados da Gamificação

Além desses indicadores, pode-se também investigar quais são os impactos da adoção da gamificação no dia a dia dos profissionais. 

Por exemplo: se essa metodologia for implantada em um treinamento corporativo, é notada a aplicação dos conhecimentos transmitidos nas aulas gamificadas no cotidiano dos colaboradores? Isso pode ser analisado ao perceber situações como o uso de técnicas de vendas específicas que foram trabalhadas nas atividades, maior agilidade ao navegar as plataformas e sistemas da empresa ou então um melhor domínio sobre um determinado tema que também foi abordado na educação empresarial. 

Também pode-se verificar outros impactos ao adotar a gamificação em vários processos, como a redução de gastos, aumento da produtividade e maior engajamento dos colaboradores em atividades específicas. Assim, a empresa pode acompanhar os desdobramentos da estratégia e implementar melhorias para que cada vez mais resultados positivos sejam observados ao longo da jornada. 

Como visto neste artigo, as plataformas gamificadas tem muito a contribuir para a eficiência e aprimoramento de diversas operações em um negócio. No entanto, existe um setor em que os benefícios da sua adoção são ainda mais destacados: descubra como implementar a gamificação no RH e transforme a gestão de pessoas da sua empresa!

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