Adotar uma estratégia de educação continuada pode ser um bom investimento tanto para as instituições de ensino quanto para as empresas. Com o mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, é natural que os profissionais busquem fortalecer sua formação e que as organizações precisem dessa mão de obra mais qualificada.
Nesse artigo vamos explicar como a educação continuada é uma excelente aposta de longo prazo, tanto para a sua empresa como instituição de ensino, e dar uma dica especial de metodologia para aplicar esse conceito na sua realidade.
O que é a Educação Continuada e como ela funciona?
Não há mistérios: a educação continuada é toda modalidade de ensino que complementa uma formação original e que seja voltada para o trabalho. Cursos, workshops, pós-graduação... - formações com estas ajudam a pessoa a se manter em constante aprimoramento profissional e, desta forma, trazer benefícios a si e para a organização em que atua.
Na época em que vivemos o mercado exige um perfil de profissional completo, que se mantenha atualizado em sua área e esteja disposto a buscar esse constante aprimoramento. Isso acontece especialmente nos setores profundamente impactados pelas inovações tecnológicas, em que cada dia surge uma novidade diferente.
Mesmo o melhor profissional precisa se manter atualizado, caso contrário será deixado para trás ou então não irá trazer esse frescor ao seu setor e empresa, deixando que eles também fiquem desatualizados. Isso pode prejudicar a organização e fazê-la perder espaço no mercado, o que a nível máximo pode causar seu fracasso.
Investir na educação continuada pode trazer diversos benefícios, porém esse trabalho não é algo que acontece da noite para o dia, e nem é feito apenas com ações pontuais. Como o próprio nome diz, esse conceito é algo continuado: uma estratégia de longo prazo, semeando novos conhecimento que serão colhidos com o tempo - mas que trarão vantagens a empresa ou instituição de ensino que apostam nessa ideia.
Portanto, a educação continuada não é algo para ser deixado para depois. E sim uma estratégia que deve ser implantada desde já para não deixar as práticas da sua instituição obsoletas e acabar perdendo espaço no mercado.
E, como dissemos, tanto as empresas dos mais segmentos de atuação quanto as instituições de ensino podem colher as vantagens desse modelo de formação.
Educação Continuada nas Empresas
As organizações podem investir na educação continuada para aumentar a qualidade da sua equipe. Funcionários capacitados tecnicamente irão trazer mais resultados, sendo mais produtivos e utilizando as melhores práticas de sua função. Mesmo as atividades de desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em grupo, liderança e resiliência, também impactam na produção. Promover esse tipo de ação ajuda a aumentar a qualidade técnica e comportamental dos seus colaboradores, consequentemente gerando benefícios à equipe.
Investir no profissional é uma forma de demonstrar que a empresa se importa com os colaboradores, melhorando assim seu relacionamento com a organização. Isso ajuda a elevar a motivação da equipe, fortalecer seu engajamento e reduzir a temida rotatividade - que causas prejuízos financeiros, produtivos e até de capital intelectual.
Esse é um ponto importante de se atentar: é preciso também promover a motivação e bem estar dos colaboradores na empresa para evitar sua saída. Imagine investir fortemente no desenvolvimento e capacitação de um profissional, somente para ele deixar a empresa e levar todo o conhecimento consigo? Implantar estratégias que visem os cuidados com essa área são fundamentais para reter os talentos na sua organização (e evitar que vão para a concorrência).
De todas essas formas, investir na educação continuada significa aumentar a qualidade e a vantagem competitiva da sua empresa, abrindo seu espaço no mercado e não se deixando ficar para trás. Pelo contrário, o treinamento ajuda a sua organização a se colocar na frente, inovando e se fortalecendo em seu segmento, o que certamente irá destacá-la da concorrência.
Educação Continuada nas Instituições de Ensino
Além de aprimorar a qualidade da sua própria equipe com esse modelo e receber todos os benefícios que vimos acima - como as empresas de outros segmentos fazem -, as instituições de ensino também podem ofertar esse tipo de formação para ganhar uma nova fatia de mercado.
Afinal, os profissionais e empresas estão buscando a educação continuada como forma de ter vantagem competitiva e se manterem relevantes. Portanto, a tendência é que essa demanda cada vez mais cresça, especialmente também por conta da instabilidade econômica - com falta de empregos e dificuldade nos negócios - gerando assim uma boa oportunidade de expansão de negócio.
As instituições de ensino podem buscar parcerias com empresas especialistas para montar treinamentos de formação continuada, como aulas EAD e plataformas gamificadas, trazendo ainda mais qualidade e inovação em seus serviços. Esse diferencial pode ajudar a obter uma vantagem em relação aos concorrentes que também oferecem esse modelo de ensino.
Metodologias Inovadoras e a Educação Continuada
Para aumentar ainda mais os resultados de se adotar essa estratégia, é importante escolher bem a metodologia de ensino. Enquanto os métodos tradicionais tem suas vantagens, modelos inovadores podem ser ainda mais eficientes ao aliar ações de alto engajamento.
A gamificação, por exemplo, usa elementos dos jogos para motivar os participantes a realizarem determinadas tarefas ou a mudarem comportamentos. E, na educação, essa tarefa pode ser estudar - seja no caso das empresas, com o treinamento corporativo, ou de instituições de ensino, com aulas, lições de casa e até avaliações.
Essa estratégia propicia uma experiência imersiva e interativa de aprendizagem, aumentando a motivação e engajamento do estudante com o conteúdo educacional: o que é positivo em vários sentidos. Diversos públicos podem usar a gamificação para aprender e, ao usar estímulos lúdicos, fixar seu conhecimento com maior facilidade.
Além disso, as plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados da performance dos estudantes, permitindo com que o RH e equipe pedagógica tenham dados práticos e rápidos do desempenho dos colaboradores/alunos nas atividades, identificando quem precisa de reforço, quais temas estão sendo bem assimilados e quais necessitam ser retrabalhados.
Sendo assim, a gamificação é uma excelente opção para desenvolver as ações de educação continuada. Converse conosco e saiba como adotar essa estratégia na sua empresa ou instituição de ensino!