Elevator Pitch é uma forma de apresentação rápida, direta e engajadora para expor propostas e ideias de negócio. Ela é bastante utilizada em eventos e encontros com investidores, ainda mais por startups — e também é chamada de “discurso de elevador”.
O que você vai ver neste artigo:
Quer saber mais sobre essa técnica e o que ela pode fazer por sua corporação? Conheça o elevator pitch e transforme a maneira de apresentar seu negócio e ouvir propostas inovadoras!
O que é o Elevator Pitch? Quais são os seus benefícios?
O mundo dos negócios, especialmente de startups, vem acompanhado de centenas de nomes e conceitos. É fundamental entender pelo menos alguns para conhecer as possibilidades e oportunidades que o mercado oferece, seja para empresas grandes, médias ou de pequeno porte.
E um dos termos mais difundidos é o do Elevator Pitch, ainda mais quando se fala em startups, investidores e apresentação de ideias e propostas de negócio. Esse é um momento decisivo para muitos empreendedores e sonhadores: a oportunidade de receber recursos financeiros e a orientação de profissionais experientes para fazer seu projeto sair do papel e decolar no mercado.
Entretanto, a verdade é que grandes investidores e empresários não têm horas para escutar propostas de negócios, ainda mais vindas de desconhecidos. Se fossem escutar o projeto de terceiros de forma livre, eles não teriam tempo de fazer mais nada em seus próprios negócios. Por isso, surgiu uma forma mais rápida de se dar a oportunidade a outros empreendedores, especialmente iniciantes — sem ignorar a qualidade das ofertas.
Elevator Pitch é um estilo de apresentação curta, mas direta, impactante e engajadora. Esse modelo é bastante usado em eventos e em conversas com empresários e grandes players do mercado, permitindo com que se explique um projeto de negócio para investidores e orientadores com maior experiência e recursos.
Geralmente um elevator pitch permite ao proponente o tempo de 1 minuto ou até 30 segundos para se expor sua ideia de negócio — não é à toa que o nome veio da ideia de um “discurso de elevador”. Ou seja, a apresentação deve ser a mais persuasiva, certeira e engajadora o possível, convencendo empresários e investidores de que uma ideia ou negócio merece a sua atenção e que vale a pena saber mais sobre ela.
Assim, o empreendedor pode angariar mais recursos para avigorar o projeto e conhecer mentores que ajudarão a descobrir os melhores e mais rápidos caminhos para alavancar a empresa — transformando pequenas ideias em grandes negócios.
E tudo isso por meio de um modelo de apresentação de propostas que pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma empresa ou ideia. Não é à toa que esse termo vem sendo usado continuamente no mercado: existem várias vantagens de se adotar o conceito do elevator pitch — seja para investidores, empreendedores iniciantes, startups e empresas.
De um lado, investidores e empresários grandes podem apoiar um projeto que acreditam que será bem sucedido, recebendo mais do que depositaram quando isso se realizar — e isso de forma dinâmica e inteligente.
Em vez de passar horas escutando dados e contextualizações, seu tempo e atenção serão valorizados ao escutar o que realmente interessa, especialmente em um evento que reúna pessoas focadas no mercado. Uma ideia que cative seu olhar pode gerar conversas aprofundadas até que uma parceria seja estabelecida entre as partes e o negócio seja fortalecido com sua participação.
Assim, corporações grandes também ganham com o modelo do elevator pitch, abrindo as portas para inovações e parcerias de sucesso.
Já empreendedores iniciantes, startups e empresas em geral participam de um processo mais otimizado e ágil para ter investimentos e a orientação de empresários experientes para tirarem seu projeto e ideias do papel. Por ser algo tão direto, não há espaço para enrolar ou se perder na apresentação, direcionando o olhar dos empreendedores para a essência de seu negócio.
E, no encontro de uma boa ideia e de um bom investidor em um elevator pitch, pode sair uma solução que vai transformar o mercado.
Dicas para fazer um Elevator Pitch
Não é fácil condensar todo um projeto de empresa em 1 minuto ou 30 segundos. Portanto, é importante usar todas as ferramentas e dicas disponíveis para lapidar o discurso até conseguir arrematar o coração dos investidores e empresários.
Quem for apresentar a ideia deve ir direto no que interessa. Uma apresentação nos padrões do elevator pitch é concisa, objetiva e cativante — é importante deixar claro o que é a proposta, a empresa, produto, serviço, o que se pretende com eles e o que o público e os investidores vão ganhar com essa ideia.
Trazer os impactos práticos é uma ótima forma de mostrar que o negócio tem espaço no mercado. Algumas empresas apresentam cases de sucesso ou então mostram como sua solução vai impactar positivamente a vida dos clientes e sanar suas dores. Mas, não basta apresentar números e dados, pois, assim, qualquer apresentação se tornaria mais cansativa do que deveria.
O discurso também deve empolgar quem estiver escutando, com o proponente atuando tal qual um vendedor. Por isso, não se deve dar esse papel importante para alguém despreparado — a apresentação deve ser ensaiada até ser capaz de informar e encantar o público.
Outra lição importante nessa situação é: persistência é uma qualidade que faz toda a diferença no processo. Muitos empreendedores receberam milhares de nãos antes que um sim mudasse suas vidas.
Se um negócio realmente tem apelo no mercado, no coração do público-alvo e há dados e esforços para erguê-lo, em algum momento um empresário experiente irá valorizar o projeto — ou então o próprio empreendedor encontrará outras maneiras de tirar suas ideias do papel.
Nem sempre o projeto será executado da forma com que os fundadores imaginaram no primeiro momento; muitas adaptações, transformações e até mesmo o chamado “pivotar o negócio” acontecem com frequência, adequando a proposta à realidade do mercado para que finalmente alcance o sucesso que mereça.
Mas, nenhuma ideia de negócio sobrevive se não tiver a equipe certa para tocar o projeto. Os colaboradores e lideranças têm um papel fundamental para dar vida aos sonhos dos empreendedores, agregando suas expertises, competências e força de vontade para construir uma empresa de sucesso.
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Perguntas Frequentes:
Elevator Pitch é um estilo de apresentação curta, mas direta, impactante e engajadora. Esse modelo é bastante usado em eventos e em conversas com empresários e grandes players do mercado, permitindo com que se explique um projeto de negócio para investidores e orientadores com maior experiência e recursos.