Acompanhar o ROI das campanhas de gamificação em marketing ajuda as empresas a verificar se a estratégia está gerando os resultados desejados ou se é preciso aprimorá-la e explorar oportunidades que estão passando batidas.
O que você vai ver neste artigo:
Porém, nem todas as organizações sabem como fazer esse controle — ou até mesmo ainda tem desconfianças sobre a efetividade das soluções gamificadas nesta e em outras áreas.
Conheça dois estudos de caso do uso da gamificação em campanhas de marketing que comprovam como esta estratégia pode transformar sua empresa e saiba como aumentar o seu ROI (retorno sobre investimento) com essas ações!
Análise de Casos de Sucesso em Gamificação
Muitas companhias adotam soluções gamificadas em suas campanhas de marketing para chamar a atenção de novos públicos, cativar os atuais clientes e se diferenciar da concorrência.
Ações como lançamento de produtos e serviços, eventos, promoções especiais, responsabilidade social e engajamento em causas podem se tornar mais atraentes e engajadoras ao abraçarem a gamificação — e essa afirmação não é conversa de vendedor: existem cases de sucesso que confirmam o retorno de investimento que essa estratégia é capaz de gerar para uma empresa.
Shopee: Descrição e Resultados
A gigante que conquistou o público brasileiro investe na gamificação em suas estratégias de marketing, especialmente para promover seu programa de recompensas em seu aplicativo.
Os clientes que possuem o app podem acessar vários games para conquistar prêmios como cupons de descontos ou de frete grátis em suas próximas compras — o que incentiva mais vendas. Além disso, por ser uma atividade tão diferente, divertida e com recompensas interessantes, ela tem o potencial para alcançar novos públicos que ainda não tinham o aplicativo ou que ainda não compravam na marca.
Uma matéria no blog Uol para Marcas, em 2021, mostra como a estratégia era vista com excelentes olhos pelo setor de marketing da empresa no Brasil. Na entrevista, é revelado que os jogos da Shopee haviam sido jogados mais de sete milhões de vezes na semana anterior à última Black Friday daquele período.
Já uma matéria do CanalTech, do mesmo ano, afirma que a marca tinha o app de marketplace com mais downloads e tempo de uso no país, de acordo com a plataforma App Annie — e a estratégia de gamificação foi apontada como um dos diferenciais da Shopee em relação à concorrência no país.
E os resultados positivos não mudaram anos depois: uma matéria de 2025 da Revista Exame aponta as ações gamificadas como uma das estratégias que fizeram a Shopee crescer 30% no mercado brasileiro em 2024, afirmando que o tempo de uso dos jogos aumentou mais de 40% nesse ano.
Todos esses dados comprovam a eficácia da gamificação em atrair e engajar o público-alvo, além do seu potencial como um diferencial competitivo relevante para as empresas.
C&A: Descrição e Resultados
Uma das marcas de vestuário mais conhecidas e que atua há décadas no país também abraçou a gamificação em suas campanhas de marketing para aumentar suas vendas.
Desde 2019 a C&A usa soluções gamificadas em suas plataformas digitais, especialmente em seu programa de fidelidade — pelo aplicativo, os usuários podem cumprir missões para juntar “&mojis” e subir de nível. Assim, eles conseguem conquistar benefícios como descontos e o acesso a filas rápidas nas lojas.
De acordo com uma matéria do jornal Meio & Mensagem, de 2023, são 26 milhões de pessoas cadastradas na dinâmica. Naquele ano a empresa registrou um crescimento de 164% na frequência de compras, em relação ao período anterior, e de 135% no gasto médio comparado ao dos usuários que não participaram do game.
Ou seja, esse mostra na prática como o grande engajamento dos clientes nas atividades gamificadas acaba se convertendo efetivamente em mais vendas e lucro para os negócios — basta saber usar a gamificação estrategicamente nas campanhas de marketing.
Lições Aprendidas com os Estudos de Caso
Os dois exemplos mostrados comprovam como adotar a gamificação no marketing pode ser uma excelente estratégia de diferenciação da marca perante sua concorrência, fortalecendo o engajamento do público e até mesmo estimulando novas compras.
Porém, para se alcançar esses números de encher os olhos e um ROI significativo, é importante abordar as soluções gamificadas com a mesma seriedade que as maiores estratégias na companhia demandam.
Melhores Práticas para Maximizar o ROI em Gamificação
É importante seguir algumas recomendações para conseguir explorar o melhor das soluções gamificadas e obter ótimos resultados com a metodologia:
- Planejamento: investir tempo, recursos e esforços na etapa inicial ajuda a reduzir custos, retrabalhos e até mesmo erros no restante da estratégia. Por isso, deve-se realizar uma pesquisa detalhada para evitar desperdícios e tornar a campanha de marketing mais assertiva;
- Perfil dos usuários: é fundamental conhecer a fundo o público-alvo da ação para promover uma atividade verdadeiramente engajadora. No caso da Shopee, por exemplo, foram usadas as dinâmicas de jogos de celular populares para desenvolver os games do aplicativo — justamente por seu foco ser um público amplo e para aproveitar a familiaridade dos jogadores com a proposta. Mas, é importante analisar cada caso antes de adotar uma estratégia específica;
- Análise de dados: as plataformas gamificadas costumam oferecer uma série de dados sobre o desempenho e atividades dos usuários nos jogos. Somados aos indicadores e métricas que a empresa deve implementar para avaliar o ROI, vendas e performance da campanha, é possível acompanhar o projeto de perto e identificar mais rapidamente as falhas, oportunidades e pontos fortes de toda a ação;
- Parcerias estratégicas: a Shopee e a C&A não desenvolveram suas estratégias sozinhas. É importante contar com uma empresa especializada em gamificação para desenvolver a solução na prática e contribuir com a análise dos dados — essas parceiras têm a expertise técnica para criar e fazer a manutenção das plataformas e o domínio da metodologia para engajar e reter a atenção do público em cada atividade.
Tendências Futuras em Gamificação e Marketing
Para diferenciar sua empresa da concorrência é preciso ir além — é possível abraçar mais inovações nas estratégias de marketing e gamificação para gerar resultados ainda melhores.
Uma das tendências nessa área, e em tantas, é a inteligência artificial. Algumas soluções gamificadas já começaram a explorar essas ferramentas em suas plataformas, entendendo como a AI pode contribuir para otimizar seus processos e oferecer experiências melhores aos seus clientes.
Porém, há uma questão imprescindível nessa dinâmica: não adianta investir apenas na tecnologia e se esquecer de um dos maiores ativos de uma empresa — as pessoas. É fundamental continuar fortalecendo a capacitação e desenvolvimento dos vendedores para que eles sejam persuasivos e hábeis com os clientes, fechando cada vez mais vendas e, assim, aumentando o lucro da companhia.
Investir no treinamento dos vendedores é investir no sucesso da empresa: conheça a estratégia do Sales Enablement e fortaleça sua equipe de vendas!