O organograma empresarial é uma ferramenta simples, mas que pode beneficiar a gestão de pessoas quando usada de forma estratégica — ajudando na organização das equipes e até mesmo incentivando a produtividade dos funcionários.
O que você vai ver neste artigo:
Acompanhe!
O que é um organograma empresarial?
Organograma empresarial é uma representação gráfica criada para apresentar toda a estrutura organizacional de uma empresa. Por meio dele, é possível identificar informações importantes como a relação de todos os colaboradores, as funções que desenvolvem, as equipes nas quais fazem parte e as hierarquias dos cargos, por exemplo.
Assim, essa ferramenta oferece uma maneira fácil, rápida e acessível de se entender a dinâmica e funcionamento de um setor, empresa e de seus talentos internos.
Por sua simplicidade, o organograma empresarial pode até parecer banal em um primeiro momento — mas, na prática, ele tem muito a oferecer aos recursos humanos de uma companhia.
Para que serve um organograma?
Essa ferramenta é bastante conhecida pelo âmbito corporativo, que a utiliza para melhor compreender a disposição dos cargos e suas respectivas responsabilidades dentro da organização. Essa popularidade ocorre porque é um recurso simples, mas ao mesmo tempo inteligente e que, se utilizado com estratégia, pode agregar e muito para a empresa.
Porém, ele só pode cumprir com seu papel quando criado de forma correta, o que não é um desafio, visto que com a tecnologia atual é possível construir um organograma moderno, de melhor compreensão quanto a sua distribuição e que seja fácil de ser atualizado.
O que deve constar no organograma?
Um organograma empresarial basicamente traz o nome, cargos, funções, hierarquias e setores dentro da empresa. Porém, a disposição dessas informações é feita por meio de diversos elementos gráficos e cada um deles têm seus respectivos significados. Basicamente, essa representação deve contar com:
- Linhas de comunicação: são linhas que relacionam as funções ou as áreas da empresa. Elas são utilizadas para apontar uma hierarquia direta entre os setores ou entre os cargos;
- Hierarquia: simbolizada por linhas que começam de cima e se estendem até embaixo, saindo do cargo mais alto em direção ao cargo menor.
- Divisão horizontal: as linhas horizontais representam o mesmo nível hierárquico, tanto de cargo quanto de setores da empresa;
- Unidades de trabalho: criadas, na grande maioria, com caixas retangulares, elas representam os cargos ou as áreas ocupadas pelos colaboradores. Dentro delas é escrito o nome do funcionário, do setor ou da equipe em questão.
Todos esses elementos normalmente são comuns em todos os modelos de organograma, mas há diversas formas para representar uma estrutura organizacional.
Tipos de organograma empresarial
Muitos acreditam que existe somente um modelo dessa ferramenta: aquela tradicional que vem à cabeça assim que seu nome é citado. Mas, na verdade, existem vários tipos de organogramas — cada um com suas particularidades, possibilidades e estilos.
É importante conhecer cada opção para usar a que mais se encaixa nas necessidades e especificidades do departamento e companhia, considerando número de cargos, número de níveis hierárquicos e o seu tipo de gestão.
Como construir um organograma empresarial?
Essa aparente simplicidade faz com que muitos tentem fazer o organograma sem planejamento ou cuidado, o que pode gerar uma representação incorreta da estrutura da empresa.
Antes de mais nada, deve-se realizar uma pesquisa prévia para identificar os funcionários, cargos e funções disponíveis na companhia, além de considerar os diferentes modelos dessa ferramenta. Mas, essas são só duas tarefas para se fazer ao montar essa representação: há 6 passos para desenvolver um organograma eficiente para uma empresa
Quais os benefícios de implementar um organograma em uma empresa?
Existem várias vantagens em se desenvolver um organograma para um negócio. Primeiramente, esse controle ajuda a facilitar o entendimento geral da estrutura de cargos, funções e profissionais dentro da organização, algo especialmente benéfico para os funcionários recém-contratados e que estão em um período de adaptação ao seu novo local de trabalho — e, por isso, ainda desconhecem as hierarquias e funcionamento interno da companhia.
Mas, esse entendimento também auxilia quando é necessário saber de qual departamento ou profissional é a responsabilidade relacionada a determinada demanda, otimizando assim o fluxo de informações e a delegação de tarefas.
Desenvolver o organograma também ajuda no momento de se implementar um plano de carreira, pois é necessário fazer esse mapeamento dos cargos e funções antes de se adotar esse instrumento — facilitando assim esse processo e o entendimento dos colaboradores sobre como evoluir dentro da organização.
Além disso, essa representação ainda ajuda as lideranças a terem uma visão de todo na empresa, algo fundamental na hora de definir estratégias e tomar decisões que impactarão positivamente a organização e os seus departamentos.
No fim, em sua simplicidade, o organograma é um instrumento que facilita a vida de todos os profissionais e as lideranças de uma organização, deixando claro e acessível a estrutura dos cargos, funções, departamentos e responsáveis dentro da companhia — por isso, é altamente recomendado aderir a essa ferramenta na gestão de um negócio.
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