Funcionalidades Essenciais em Softwares de Gamificação: O Que Não Pode Faltar

29 jan 2025

Existem algumas funcionalidades que são fundamentais para um software de gamificação eficiente. Elas tornam as atividades mais engajadoras e acessíveis para o público-alvo, além de aumentarem a produtividade e resultados das ações que motivaram as empresas a investir na estratégia. 

Entretanto, por não dominar essa metodologia, algumas organizações e profissionais ficam em dúvidas sobre qual plataforma gamificada escolher — com receio de acabar desperdiçando recursos, tempo e esforços com soluções que não atendam às suas expectativas e necessidades.

Não hesite mais! Confira quais são as funcionalidades que não podem faltar no seu software de gamificação e faça a escolha mais acertada para seu negócio.

Funcionalidades Básicas para um Software de Gamificação Eficaz

A gamificação é uma estratégia que pode fazer a diferença em diversas áreas de uma empresa — aumento da produtividade dos colaboradores, fortalecimento do seu engajamento na empresa e na sua motivação, maior encantamento dos clientes, otimização de operações internas, melhora no desempenho em treinamentos são apenas alguns exemplos dos impactos positivos que essa metodologia pode oferecer à organização. 

Entretanto, é preciso escolher bem em qual fornecedora e solução confiar para obter esse e outros benefícios tão desejados. 

Uma plataforma gamificada de qualidade, feita por uma empresa especializada, traz uma série de funcionalidades que tornam essa estratégia bem sucedida. Algumas delas são básicas, mas, sem elas, a solução perde em sua capacidade de motivar o público-alvo da ação e em otimizar os processos internos. 

Nesse sentido, uma gamificação deve oferecer:

Sistema de Pontos, Badges e Ranking

Esses são os elementos mais básicos que uma atividade gamificada tem que proporcionar aos participantes. Um sistema de pontuação e de recebimento de outros itens funciona como recompensa pelo esforço e conquistas dos usuários: a cada vez que realizam as tarefas propostas na dinâmica, eles ganham pequenos mimos simbólicos que agem como verdadeiros gatilhos motivacionais. 

Nas empresas esses sistemas podem ser usados para estimular que os colaboradores participem ativamente dos treinamentos corporativos e não desistam no meio do caminho, por exemplo, ou que aumentem sua produtividade no dia a dia ao receberem pontos por cada atividade completada. É possível motivar os funcionários ou outros públicos a realizarem uma série de ações ou se envolverem plenamente com alguma estratégia ao se adotar esse modelo. 

Além disso, os badges e ranking despertam o senso de competição saudável entre os participantes, estimulando cada vez mais sua interação com o jogo — consequentemente com a atividade proposta pela empresa.

Desafios e Conquistas

Neste mesmo sentido, uma estratégia gamificada eficiente também pode trabalhar com o desejo das pessoas de se sentirem desafiadas — e vitoriosas ao conquistarem seus objetivos e recompensas após os obstáculos.

Promover desafios estimula a motivação dos funcionários nas atividades, sejam quais forem: treinamento corporativo; onboarding; processos seletivos; plano de carreira; comunicação interna; tarefas cotidianas; ações de marketing e outras estratégias que adotarem a gamificação. 

As atividades devem ser desafiadoras o suficiente para engajarem os participantes, mas ainda oferecerem uma perspectiva de vitória para não acabarem tendo o efeito contrário e resultarem em sua desmotivação. Afinal, ninguém gosta de participar de uma competição que sente que não há a mínima chance de ganhar. 

Painel de Controle e Relatórios

Uma plataforma gamificada pode trazer uma série de elementos divertidos e motivadores, embalada em um design atraente, para engajar o público-alvo. No entanto, para ser uma solução verdadeiramente eficiente, ela precisa também contemplar as necessidades gerenciais e oferecer dados estratégicos para a empresa. 

É importante que se tenha um painel de controle para que os responsáveis pela estratégia possam fazer a gestão da ferramenta, criando, personalizando e administrando os elementos e informações dentro da plataforma. 

Além disso, as melhores soluções gamificadas oferecem relatórios detalhados sobre o desempenho do público-alvo nas atividades, ajudando os profissionais responsáveis a terem dados confiáveis que indiquem os pontos fortes, fragilidades e oportunidades que podem ser exploradas na estratégia — tudo com agilidade e praticidade.

Funcionalidades Avançadas em Softwares de Gamificação

Uma boa plataforma gamificada deve oferecer os itens básicos que foram abordados anteriormente, mas ela pode oferecer mais do que isso: existem algumas funcionalidades que exploram ainda mais as potencialidades das ferramentas e que podem gerar mais resultados e facilidades para a empresa. 

Integrações com Outros Sistemas

Usar softwares que se conectam com os outros já adotados pela organização ajuda a otimizar o tempo, esforços e recursos dos profissionais. Em vez de ter que manualmente transferir os dados de uma plataforma para outra, com alguns cliques várias tarefas são realizadas.

Por isso, é importante escolher uma plataforma que tenha integração com vários sistemas relevantes, explorando ainda mais os benefícios e potencial da gamificação e de outros softwares.

Personalização e Customização

Ter a possibilidade de personalizar e customizar a plataforma permite com que a empresa ajuste a ferramenta de acordo com as necessidades da estratégia e do público-alvo das ações. 

Pode-se incluir determinados itens, mecânicas, conteúdos e até mesmo temas diferentes dependendo do nível ou perfil do participante envolvido na atividade, criando assim experiências mais engajadoras e atraentes a cada usuário. 

Tudo isso dá mais flexibilidade às estratégias e autonomia aos responsáveis pela atividade, além de possibilitar que uma mesma solução seja adotada em larga escala — basta ajustar alguns detalhes para encaixá-la com a realidade de cada contexto. 

Conclusão: As Funcionalidades Essenciais para o Sucesso da Gamificação

Uma boa estratégia de gamificação é capaz de engajar e oferecer experiências positivas a cada participante, considerando suas necessidades e perfil. Ao mesmo tempo, ela deve prover dados que ajudem os gerentes e profissionais responsáveis a tomarem decisões acertadas, permitindo identificar pontos de melhorias e oportunidades. Com essas informações, é mais fácil e assertivo aprimorar a ação para que ela dê mais resultados. 

Mas, é possível ir além do básico — permitir a customização, personalização, integração com outros softwares e até mesmo incluir funcionalidades como inteligência artificial e recursos de acessibilidade, por exemplo. Todas elas tornam as estratégias mais inovadoras, engajadoras, produtivas, otimizadas e encantadoras ao público-alvo, o que impacta diretamente no sucesso das ações. 

Esses são só alguns exemplos de funcionalidades que fazem a diferença em qualquer ação envolvendo a gamificação. Além da plataforma em si, antes de decidir por uma solução gamificada é importante também considerar os clientes que a empresa já atendeu e sua reputação a respeito do suporte oferecido — caso haja algum problema ou dúvida, sua parceira irá te atender com agilidade e eficiência?

Todas essas vantagens e funcionalidades são abraçadas por uma plataforma: a Ludos Pro! Confira o que o nosso software gamificado pode fazer por seu negócio e dê um UP em suas estratégias e resultados!

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