Storytelling é um termo em inglês que se refere a arte de contar histórias. São utilizados elementos específicos, como personagem, conflito, ambiente com objetivo de transmitir uma mensagem marcante. A ideia é que através da história, a empresa consiga gerar conexão emocional com seu público-alvo.
O que você vai ver neste artigo:
Vamos lá?
Mudança de Comportamento
A revolução tecnológica das últimas décadas trouxe um impacto inimaginável a sociedade, não somente na esfera material, como também na forma com que as pessoas se conectam entre si e com o mundo. As barreiras entre o online e offline estão se rompendo cada vez mais: nunca se teve tanta informação disponível facilmente à humanidade como agora; nunca foi possível se relacionar com indivíduos diferentes e descobrir coisas novas; nunca foi possível saber o que está acontecendo do outro lado do mundo.
Isso tudo acarretou uma série de mudanças no comportamento das pessoas e, consequentemente, transformou a forma de trabalho das empresas, tanto com seu público externo como interno. Os consumidores estão mais exigentes, buscando um relacionamento de confiança com as marcas que consomem; enquanto os profissionais querem trabalhar em empresas que os inspirem e apostem na inovação e tecnologia em seu cotidiano.
Por isso, para sobreviver nesse novo cenário, as organizações estão investindo em estratégias diferenciadas para conquistar os diferentes públicos, serem referência no mercado e se destacarem da concorrência. Uma das metodologias que vem chamando a atenção é o storytelling - uma forma de ajudar as empresas a criar conexões com as pessoas.
O que é o Storytelling?
Resumidamente, storytelling é a arte de contar uma história. Parece algo simples, não? Mas essa estratégia traz uma complexidade e benefícios que vão além dessa mera descrição.
As histórias fazem parte da natureza humana: seja considerando a nossa sobrevivência como espécie, que dependia de um sistema de comunicação e da transmissão de conhecimento de uma geração a outra, até na nossa jornada pessoal, compreendendo valores morais por meio de fábulas, parábolas e contos de fada. Nenhuma dessas experiências e sua ligação com o storytelling são a toa - se comunicar por meio de narrativas é uma forma extremamente eficiente de ensinar determinadas informações, criando empatia e ajudando a fixar as ideias na mente do público.
A estratégia do storytelling já era naturalmente adotada em áreas da mídia, como livros, filmes, séries, novelas, videogames e até mesmo em contextos não ficcionais, como documentários e jornalismo. Porém, outros setores começaram a notar que essa ferramenta poderia ser aplicada em suas realidades, trazendo os mesmo benefícios e impactos. Afinal, uma história bem contada é capaz de emocionar, conscientizar e mudar comportamento das pessoas, revelando um novo universo a elas. Você já não ficou tão tocado com alguma experiência narrativa - seja real ou não - que passou a enxergar uma situação de forma diferente?
Esse é o poder das histórias. E recentemente as marcas começaram a perceber esse potencial. Atualmente publicidade, marketing e empresas também estão implementando o storytelling em seus processos e comunicações, buscando atingir o lado emocional do seu público para conquistá-lo e engajá-lo.
Storytelling e empresas
A sociedade costuma ter uma visão fria das empresas. Adotar o storytelling é uma forma de aproximar as pessoas da realidade da instituição, criando e consolidando uma boa imagem dela no imaginário social, e de despertar o interesse na sua marca. Isso é fundamental especialmente no cenário atual com tantos estímulos disputando pela atenção dos indivíduos, sempre atarefados, e pela característica das novas gerações (os millennials e a Z*) que buscam aliar trabalho/consumo com causas que acreditam.
As histórias são capazes de criar conexões emocionais com as pessoas e isso é uma ferramenta poderosa que pode ser adotadas pelas empresas com seus diferentes públicos.
Como estruturar o Storytelling nas empresas
Como você já leu por aqui, storytelling é o termo que se popularizou no Brasil para se referir a arte de contar história. Esse recurso tomou grande proporção devido à sua capacidade de se adaptar a diferentes necessidades. No ambiente empresarial, por exemplo, o storytelling é comumente conhecido como ferramenta do marketing, utilizada para compartilhar a história da marca, criar propagandas e gerar conexão.
Para todas essas vertentes, a estrutura é bastante semelhante, mas vamos focar em um contexto específico. Imagine que você deseja estruturar a história da marca da sua empresa. Para isso, o primeiro passo é tomar nota de todos os marcos que envolvem sua organização. É importante anotar também todos os objetivos futuros, ou seja, tudo o que a instituição deseja alcançar no futuro.
É hora de compartilhar com todos os stakeholders o porquê sua empresa existe, e como ela tem contribuído para um mundo melhor. Com todos os dados reunidos, você deverá criar um texto cativante e ao mesmo tempo breve. Ele precisa ser capaz de expressar às pessoas de onde a empresa surgiu, o que ela faz de melhor e o lugar que ela quer ocupar no mercado.
Se preocupe em manter a narrativa coerente, com início, meio e fim bem estabelecidos. Não esqueça do Call to Action e o utilize da forma mais natural possível. Resumidamente, você precisa:
- Colocar a empresa como personagem principal da sua narrativa e apresentá-la ao público;
- Saber qual mensagem deseja transmitir para as pessoas;
- Ter em mente exemplos reais e atrativos que exemplificam sua jornada, desafios e falhas; só assim conseguirá criar identidade com o público;
- Foque na coerência cronológica dos fatos e seja sucinto; e
- Para fechar com chave de ouro, implemente uma chamada para a ação que combine com todo o texto.
Como adotar o storytelling na empresa?
Essa estratégia pode ser aplicada de diferentes formas no ambiente corporativo - basta usar a criatividade! Aqui vai três ideias:
1 - História da empresa/fundador
Alguns exemplos de storytelling e empresas é usar a própria história da organização e do fundador como narrativa. Mostrar o esforço e dificuldades que foram superadas é uma forma de atrair a atenção do público para sua história, criar empatia e até engajar os colaboradores.
2 - Histórias do público interno
Outra forma é usar até mesmo as histórias dos clientes e funcionários: mostre como a empresa e/ou sua solução foram importantes para eles; como suas necessidades foram sanadas ou como teve a oportunidade profissional que não teria em outros lugares, por exemplo.
3 - Storytelling e outras estratégias
Uma opção diferente de adotar o storytelling nas empresas é quando essa ferramenta faz parte de uma estratégia maior. A gamificação, por exemplo, costuma usar esse recurso para potencializar o engajamento dos usuários na metodologia, criando um ambiente imersivo e interativo para motivar as pessoas a realizarem determinadas atividades.
Também considerando a natureza humana, a gamificação usa elementos comuns aos jogos para fins que não se resumem ao entretenimento. No caso das empresas, costuma-se implementar essa estratégia no treinamento corporativo, recrutamento*, onboarding de novos funcionários, comunicação interna, marketing e até mesmo nas tarefas cotidianas dos colaboradores.
Quer saber mais como o storytelling é usado na gamificação para engajar os colaboradores? Converse conosco e conheça outros benefícios dessa metodologia!
Vantagens do Storytelling
Storytelling é uma ferramenta ampla que pode ser adotada em diferentes contextos, corporativos ou não. Por isso, as vantagens são várias. Para que entenda melhor a potência desse recurso, separamos os principais benefícios. Veja a seguir.
- Histórias são o elo que conecta público à mensagem
A memória humana é marcada por histórias. Logo, as histórias são uma excelente maneira de alcançar o lado sentimental do público, gravar sua marca na memória das pessoas e compartilhar sua mensagem.
É importante lembrar que apesar de não parecer, é comprovado pela ciência que toda decisão humana é feita a partir do seu lado emocional e não racional, como muitos acreditam. Então, ao adotar essa estratégia para cativar e ajudar na decisão de compras de leads quentes, é uma ótima opção.
- Dados não são nada sem uma história por trás
O que vem à sua mente quando te falam do ano de 1929? Provavelmente a grande recessão econômica que acometeu o capitalismo internacional, influenciada pela superprodução e especulação financeira. Outro teste: qual a primeira coisa que te remete ao ano de 2019? Provavelmente o advento e a propagação do vírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido como Covid-19.
Datas não são exatamente dados, mas são uma forma simples de mostrar como o contexto por trás gera maior significado para as informações. Seja qual for a informação que precisa transmitir, apresentá-la por meio de uma história pode impactar mais benefícios que quando trabalhados dados isolados.
- As pessoas se interessam pelas origens
Provavelmente você tenha notado o crescimento de marcas compartilhando a origem dos ingredientes que compõem seus produtos, isso acontece principalmente na indústria alimentícia e dermatológica. De certo você já tenha visto uma propaganda do McDonald 's falando sobre seus alfaces, por exemplo
Esse movimento de mostrar as origens não é novo. Antes de explorar seus produtos, as empresas já compartilhavam suas histórias, de como surgiram e se expandiram. Essa prática traz conexão e alimenta a curiosidade das pessoas.
- Histórias motivam as pessoas
As histórias são adotadas pelo ambiente corporativo para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, porque tem se mostrado um excelente recurso para motivar pessoas. É comum que treinamentos corporativos modernos tenham como centro uma história que encoraje os profissionais a agir.
- As pessoas sempre têm tempo para uma boa história
Em um mundo de fácil acesso a informação e overdose de conteúdo, chamar atenção das pessoas se torna um desafio. E apesar de primitiva, a história ainda é uma das melhores ferramentas para isso. Prova disso é o sucesso de filmes, livros e perfis de fofocas no instagram.
- Histórias são virais
Histórias são verdadeiros ganchos que além de atrair a atenção de uma pessoa são capazes de fazê-las compartilharem. Separe um tempo para explorar as redes sociais, você vai ver esse fenômeno acontecendo.