O aprendizado em uma empresa depende bastante das ferramentas que você escolhe para oferecer cursos e capacitação. Por isso, as plataformas online são lugar comum para qualquer negócio que precise fazer vários treinamentos. Porém, assim como a mesma turma não é sempre a mais adequada, pode ser necessário fazer uma migração de plataforma em algum momento. As questões aqui são: quando e como?
Estas perguntas são bem mais difíceis do que aparentam, especialmente com todas as opções disponíveis. Mas, com um pouco de cuidado, podemos simplificar a ideia e definir qual é a melhor atitude para você tomar.
Por isso, falaremos um pouco sobre como encontrar o momento certo para fazer sua migração de plataforma e como proceder. Acompanhe!
Por que você deve mudar de plataforma?
Seu negócio evoluiu
Ferramentas que servem para pequenas empresas nem sempre têm o mesmo efeito quando esse negócio muda. Em alguns casos, elas podem se tornar um peso que impede o seu crescimento. Talvez sua
equipe seja maior hoje, o seu perfil de colaborador já não seja o mesmo ou o tipo de conteúdo que você precisa transmitir foi atualizado.
Se a sua plataforma atual não é mais compatível com seus objetivos, é hora de seguir em frente.
Sua plataforma atual não adotou novas ferramentas
Em alguns casos, a própria plataforma não evoluiu com o tempo e continua dependendo de métodos antiquados de ensino. Obviamente, isso não é bom para o negócio deles e muito menos para o seu. Se você sente que a plataforma que está usando é atrasada em relação às demais, então está mais do que na hora de buscar outra.
O plano atual não tem uma boa relação custo x benefício
Mais uma vez, isso pode acontecer porque sua empresa mudou e a plataforma atual não se adequa a você. Basicamente, você gasta muito e o aproveitamento do ensino é baixo demais para justificar o investimento. Nesses casos, também é uma boa ideia migrar para uma plataforma de menor custo ou que justifique esse valor.
Quais sinais indicam que é hora da migração de plataforma?
Equipe pouco engajada nos treinamentos
O cenário ideal para o uso de plataformas de curso online é que todos os colaboradores acompanhem os módulos e se envolvam no aprendizado voluntariamente. Se esse não for o caso, então as ferramentas de ensino simplesmente não funcionam bem o suficiente para justificar seu investimento.
Você não consegue acessá-la pelo celular
Isso pode parecer uma coisa pequena à primeira vista, mas você precisa entender que alguns colaboradores têm pouco tempo livre e acompanharão a plataforma pelo celular sempre que tiverem algum tempo livre. Se eles não conseguirem acessá-la de forma prática, então perderão a principal oportunidade que teriam para se capacitarem.
Não há muitas opções de personalização
Nenhuma fórmula serve para todas as empresas. Por isso, uma plataforma de ensino precisa ser flexível o suficiente para se adequar às demandas da sua equipe. Uma solução de LMS engessada dificilmente atenderá às suas demandas corretamente. Vale mais a pena fazer uma migração de plataforma e buscar algo com mais variedade.
Escolha uma plataforma gamificada
Gamificação é um método de ensino cada vez mais popular, especialmente entre as plataformas digitais. Aqui estão alguns bons motivos para você escolher esse modelo em sua próxima migração!
Aprendizado mais eficiente
Uma plataforma gamificada trabalha com diversos mecanismos para aumentar a retenção de conhecimento após uma aula. Feedback rápido, avaliação com mini games, recompensas, entre outras técnicas.
Com estes recursos, os usuários da sua plataforma de ensino poderão reter o conteúdo com mais qualidade. Tudo dependerá da aplicação das técnicas de jogos.
Maior incentivo para o engajamento
É muito mais fácil para o cérebro reter algum aprendizado quando a tarefa em si é engajadora. A forma como o conteúdo é apresentado e a presença ou não de exercícios de fixação tem muito mais impacto do que alguns imaginam.
Porém, com as técnicas de gamificação, é mais fácil manter um nível de
engajamento adequado dentro da sua equipe. Consequentemente, isso também facilita o processo de aprendizado.
Métricas bem estruturadas
Boa parte dos erros de gestão cometidos em qualquer empresa ocorrem por falta de informação. Se não há um parâmetro de avaliação da sua equipe, por exemplo, será bem mais complicado afirmar se alguém é qualificado para determinada tarefa ou se está com desempenho ruim.
Uma boa plataforma gamificada sempre fornece os dados necessários para esse tipo de tomada de decisão. Qualquer pontuação, seja em um teste ou no seu desempenho geral, deve ser registrado para análises futuras.
Lições direcionadas a um objetivo
Como já mencionamos, a flexibilidade da plataforma é vital para adequar o curso ao que seu negócio precisa. Dito isso, mesmo um LMS bem versátil pode ser difícil de adequar a um objetivo muito específico, como trabalhar habilidade X enquanto transmite conteúdo Y.
Plataformas de gamificação, por outro lado, podem facilmente ser estruturas com base em um objetivo bem delimitado.
Dicas para fazer a migração de plataforma corretamente
Estabeleça suas principais demandas e expectativas
Antes de sair assinando contratos, pare e pense no que você precisa. Você não irá muito longe, em nenhum negócio, dando tiros no escuro.
Liste quais são suas principais dores de cabeça na plataforma atual, qual é seu objetivo com esta ferramenta e o que poderia resolver a situação. Depois, verifique quais opções melhor atendem às suas demandas e faça uma escolha bem informada.
Tenha um plano de migração de dados
Um ponto crítico ao mudar qualquer sistema da sua empresa é preservar ao máximo as informações que você já possui. Ao fazer sua migração de plataforma, você não quer ter que repetir o processo de cadastro de cada colaborador do zero — para isso serve o plano de importação de dados para a nova plataforma.
Veja com seu novo provedor como esse processo pode ser realizado e o que você precisa fazer.
Pense no investimento e no retorno esperado
No fim das contas, tudo se resume ao retorno sobre o investimento, também chamado de ROI (Return Over Investment). Investir em uma plataforma, desde que ela esteja dentro do seu orçamento, é bem melhor do que deixar seus recursos parados, especialmente se as métricas indicam alto retorno.
Pense sempre que, com o aumento da qualidade da sua plataforma, você também terá maior rendimento no trabalho de seus colaboradores.
Agora que você já tem toda essa informação, é uma boa hora para digerir tudo e decidir se é o momento de fazer sua migração de plataforma. Se quiser aprender um pouco mais sobre suas opções, veja aqui nosso artigo sobre
plataformas de gamificação e entende mais sobre o tema.