Adotar a gamificação para treinamentos pode ser uma excelente maneira de tornar essa estratégia mais engajadora e eficiente. Desta forma, os colaboradores estarão mais preparados e motivados a alcançarem resultados cada vez melhores para a empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Porém, ainda mais para quem desconhece essa metodologia, pode ser um desafio implementar a gamificação nos treinamentos corporativos.
É só continuar com a leitura e descobrir como investir na estratégia de gamificação e, assim, dar um up na sua gestão de pessoas!
Gamificação para treinamentos: o que é?
Existem várias metodologias que podem ser adotadas no treinamento empresarial, como o EAD, project based learning e o método tradicional expositivo. No entanto, a gamificação pode proporcionar benefícios que estas outras técnicas não oferecem.
Ela é uma estratégia inovadora que usa elementos comuns aos jogos em contextos que não se resumem a entretenimento. Recursos como storytelling, pontuação e rankings são empregados para motivar as pessoas a realizarem determinadas ações ou a mudarem certos comportamentos.
Os jogos são atividades naturalmente motivadoras, por isso a gamificação se apropria desses elementos para os aplicar em áreas sérias, como saúde, política e educação, criando experiências imersivas e interativas para trazer melhores resultados às suas operações.
Nas empresas a gamificação vem sendo adotada em diversos processos: recrutamento; comunicação interna; tarefas cotidianas; onboarding de novos funcionários e, em especial, no treinamento corporativo.
A gamificação é uma estratégia democrática, podendo ser adotadas em públicos de diversas idades e nos mais variados contextos — seja para ensinar marketing digital para os colaboradores, para despertar o espírito de liderança nas equipes ou para integrar os novos funcionários na cultura empresarial.
Os elementos lúdicos ajudam a diminuir o peso que as atividades obrigatórias tem: afinal, nem todos os colaboradores se animam em parar suas tarefas para participar dos treinamentos. A gamificação vem tornar essa ação mais dinâmica, quebrando a resistência dos participantes.
Como funciona a gamificação nas empresas?
Resumidamente, a gamificação pode ser aderida no ambiente corporativo para sanar diferentes necessidades que ela possui, dentre elas estão os treinamentos voltados para o desenvolvimento de pessoas.
A área de treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma das que mais se beneficiaram do uso da gamificação. Isso porque os profissionais se tornaram agentes ativos no processo de aprendizado, atingindo os objetivos buscados pela empresa e buscando as recompensas oferecidas.
Assim, os gestores conseguem acessar dados sobre o desempenho dos profissionais e, a partir das informações, definir novas estratégias para melhorar ainda mais os resultados da empresa.
E quais são as vantagens do treinamento gamificado?
O treinamento gamificado em suas duas modalidades, padrão ou digital, pode ser implementado em pequenas, médias e grandes organizações.
Ele também é flexível, se adapta a qualquer tipo de conteúdo que deseja trabalhar, contemplando, assim, diferentes formas de aprendizagem.
Por dispor dessas características, ele possui diversas vantagens. Separamos 7 delas para você conferir!
Colaboradores mais engajados
O treinamento gamificado contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores nos treinamentos. Por tornar essa atividade mais divertida, os funcionários terão mais motivação para aprender e, desta forma, cumprir as tarefas propostas pelo RH. É mais animador estudar com um jogo do que ter que ficar sentado escutando um instrutor falar, não é?
Esses mesmos elementos lúdicos e experiência amigável também ajudam na memorização dos conhecimentos. Tudo que aprendemos com estímulos positivos é mais fácil de ser gravado na memória: quem não sabe algumas palavras em inglês por conta de jogos ou séries de TV? A lógica também se aplica na gamificação para treinamentos, em que os colaboradores irão reter as informações transmitidas e poderão usá-las em seu dia a dia.
Metodologias diversas
O uso de estímulos variados também é um ponto a favor da gamificação: existem pessoas que aprendem melhor com conteúdos textuais, outras com visuais, enquanto algumas com conteúdos auditivos e assim por diante. Esta estratégia costuma aliar recursos diversos para engajar os participantes e, desta forma, acaba beneficiando quem tem diferentes estilos de aprendizagem.
Desenvolvimento de relatórios automáticos e detalhados
No caso da gamificação em sua versão eletrônica, há uma vantagem adicional: as plataformas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos colaboradores nas atividades.
Assim o RH poderá acompanhar sua evolução com dados confiáveis, além de conseguir avaliar o que pode ser aprimorado na estratégia e identificar o que está dando certo. Tudo isso ajudará ao setor tomar as decisões necessárias para melhorar a gestão de pessoas.
Considerando todos estes benefícios, é fácil entender como a gamificação pode contribuir para tornar o treinamento mais engajador e efetivo. Desta forma, os colaboradores podem ser capacitados tecnicamente, adquirirem novas habilidades e terem mais motivação no trabalho.
No entanto, para quem até agora não conhecia esta metodologia ou ainda não a usa no dia a dia, pode parecer desafiador adotar a gamificação para treinamentos. Mas não é bem assim: com a ajuda certa, é possível implementar essa estratégia de forma eficaz, ainda de forma personalizada às necessidades da empresa.
Retenção do conhecimento
Além de engajar o time, outro desafio presente na rotina do gestor de talentos é o de promover práticas que retenham o conhecimento adquirido. Afinal, não basta fazer um bom trabalho para identificar possíveis gaps de competências e criar um excelente conteúdo, é preciso garantir que os colaboradores assimilem o máximo possível e consigam colocar em prática no dia a dia do trabalho.
A metodologia de ensino adotada nos treinamentos e desenvolvimento influencia muito nesse aspecto. Ao adotar a gamificação nos treinamentos, a didática de ensino é complemente diferente da tradicional, por exemplo. Pois nesta, o colaborador é imerso em um universo semelhante ao de jogo: com disputa, storytelling, rankings e fases.
Todos esses elementos são trabalhados estrategicamente a fim de chamar atenção do profissional, garantindo que ele preste mais atenção e, consequentemente, grave melhor o conteúdo trabalhado. Apesar de conter elementos mais lúdicos, o conteúdo é focado nas necessidades de treinamento.
Outro aspecto que também ajuda nesse processo de retenção do conteúdo e que está muito presente na gamificação, é o elemento de pontuação. É possível garantir que o profissional não passe para as outras aulas sem que atinja determinado nível ou pontuação. Isso fará com que o colaborador se aprofunde mais nos conteúdos e, assim, retenha melhor o conhecimento adquirido.
Pode ser somada às outras estratégias
Os recursos que transformam um treinamento comum em um treinamento gamificado são vários, desde avatar até storytelling. O interessante é que eles podem ser implementados de acordo com a necessidade de cada empresa.
Ou seja, nem todos os elementos precisam ser sempre trabalhados. Se faz mais sentido para um determinado treinamento utilizar somente a pontuação, a recompensa e a regressão, então é possível adotar somente esses três.
Além dessa flexibilidade, a empresa também pode inserir esses recursos de forma separada ou conjunta em ferramentas já adotadas, como é o caso do EAD. Assim, a gamificação ajuda a potencializar o desempenho dessas outras práticas que já são trabalhadas.
Promove competição saudável
A competitividade é um sentimento inerente ao ser humano, ou seja, já nasce com ele. Por meio da gamificação é possível aproveitar esse instinto para impulsionar determinado comportamento, no caso o de aprendizagem, através do desempenho no treinamento e desenvolvimento.
Como a gamificação utiliza mecanismos dos jogos e uma das características presentes é dispor de um vencedor e de um perdedor, ou um placar para identificar os três, cinco ou dez melhores jogadores, é possível explorar isso.
Ao dividir o progresso de cada participante, você vai gerar o sentimento de competição saudável, afinal, ninguém vai desejar ficar nas últimas colocações e todos vão querer se destacar; ter seu nome nos primeiros lugares. Esse sentimento torna-se ainda maior quando implementado com outro recurso da gamificação: a recompensa, podendo ser ela no jogo ou na vida.
Porém, é preciso desenvolver esses aspectos de forma estratégica. O objetivo deve ser a competição divertida e não uma situação que cause constrangimento aos participantes, senão o efeito será contrário do objetivado.
Não é necessariamente preciso estimular essa competitividade de forma explícita, em cada etapa destacar um vencedor, por exemplo. Utilizar o recurso de feedback positivo para aqueles que tiveram o melhor desempenho já torna o processo interessante e a competição mais sadia.
Gera insights para os gestores
Além de todos os benefícios já listados e compartilhados por aqui, não pode ser deixado de mencionar que ao adotar a gamificação, a empresa também tem acesso ao histórico dos participantes. Assim ela consegue fazer o acompanhamento do desempenho individual e coletivo dos usuários da plataforma gamificada.
O gestor também pode contar com relatórios que são gerados automaticamente pela plataforma e que trazem informações valiosas para tomada de decisão relacionada a novos treinamentos e desenvolvimento; contratação de novos colaboradores; possíveis novos líderes; pessoas que não estão se destacando e mais.
Como usar a gamificação para treinamentos
Essa metodologia pode ser adotada em diversos tipos de ações da educação empresarial. Primeiro nos treinamentos técnicos: a gamificação contribui para a assimilação de conhecimentos importantes para as tarefas diárias dos colaboradores, ajudando-os a atualizar seus saberes e a serem mais eficientes em seu trabalho.
A gamificação também é usada no processo de desenvolvimento de pessoas. Os jogos podem ensinar comportamentos positivos e que são necessários para o cotidiano da empresa — como trabalho em equipe, proatividade e espírito de liderança, por exemplo —, despertando habilidades importantes para se ter uma dinâmica saudável nas equipes.
Outra área essencial da educação empresarial e que pode ser aprimorada com a gamificação é o treinamento de integração. Os recém-contratados podem aprender o histórico da empresa de forma mais engajadora com o storytelling, cumprir missões que os ajudem a conhecer melhor os colegas de departamento e mergulhar na cultura interna com diversos outros elementos. Assim, esse primeiro contato se torna mais amigável, engajador e eficiente, abrindo as portas para o novo colaborador.
Entretanto, para adotar a gamificação para treinamentos e ter estes benefícios é preciso seguir alguns passos para garantir sua eficiência:
Planejamento
Antes de tudo é preciso analisar quais são os objetivos do treinamento: capacitar tecnicamente as equipes? Aumentar a motivação e o engajamento? Integrar os novos colaboradores? Nesse processo é importante definir as metas da estratégia, para depois verificar se foram alcançadas.
Além disso, nesse processo é importante compreender o perfil do público-alvo da atividade, descobrindo seus gostos, preferências, expectativas e desejos, para montar uma estratégia que seja verdadeiramente engajadora aos colaboradores.
Execução
Também é importante definir quem irá desenvolver a atividade: uma equipe interna ou uma empresa especializada em gamificação? Para isso é preciso saber se há profissionais competentes para criar as plataformas dentro da organização ou elaborar um orçamento para fazer um trabalho externo.
As empresas que desenvolvem as soluções gamificadas costumam criar dinâmicas personalizadas às necessidades de seus clientes, considerando os objetivos do treinamento e o perfil do público-alvo da ação.
Avaliação
Toda estratégia precisa ser avaliada constantemente para verificar sua eficiência. Por isso é importante acompanhar o desempenho dos colaboradores e ter métricas específicas para ver se a gamificação está trazendo os resultados desejados e o que pode ser feito para aprimorar a metodologia.
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Perguntas Frequentes:
Ela é uma estratégia inovadora que usa elementos comuns aos jogos em contextos que não se resumem a entretenimento. Recursos como storytelling, pontuação e rankings são empregados para motivar as pessoas a realizarem determinadas ações ou a mudarem certos comportamentos.
- Colaboradores mais engajados;
- Metodologias diversas;
- Desenvolvimento de relatórios automáticos e detalhados;
- Retenção do conhecimento;
- Pode ser somada às outras estratégias;
- Promove competição saudável;
- Gera insights para os gestores.
Essa metodologia pode ser adotada em diversos tipos de ações da educação empresarial. Primeiro nos treinamentos técnicos: a gamificação contribui para a assimilação de conhecimentos importantes para as tarefas diárias dos colaboradores, ajudando-os a atualizar seus saberes e a serem mais eficientes em seu trabalho.