O futuro já está aqui. Os avanços tecnológicos das últimas décadas proporcionaram diversas mudanças, facilidades e melhorias nas mais variadas áreas, incluindo o mundo dos negócios. As empresas começaram a investir na tecnologia para otimizar processos e aumentar os resultados, incorporando as inovações em suas operações e cotidiano. Neste cenário, a Inteligência Artificial começou a ganhar espaço no RH, trazendo diversos benefícios para a gestão de pessoas.
Nesse artigo vamos entender por que a Inteligência Artificial é uma boa aposta para o RH da sua organização e trazer dicas para implementar essa solução na sua realidade.
Inteligência Artificial e o Presente
Foi-se o tempo em que robôs eram apenas coisa da ficção. Enquanto em várias histórias eles geralmente são vistos como vilões e destruidores da humanidade, atualmente esse tipo de tecnologia vem ajudando as pessoas em diversos momentos. Aplicativos de assistentes pessoais, sistemas de recomendação de filmes, séries e músicas baseados em suas preferências e até nas pesquisas feitas nos buscadores de internet - em todos esses e em tantos outros processos a Inteligência Artificial se faz presente para facilitar e agilizar operações recorrentes no nosso cotidiano.
Basicamente, quando falamos sobre Inteligência Artificial (IA) nos referimos a toda tecnologia que permite às máquinas realizarem operações normais a nós seres humanos. Como entender a voz e linguagem de alguém e conseguir manter uma comunicação eficiente, assim como fazem os Chatbots - softwares geralmente usados para fazer o atendimento ao público, imitando diálogos naturais das pessoas, por exemplo.
O funcionamento desses mecanismos parte da coleta de informações e do conceito de aprendizado de máquina (machine learning), no qual os softwares entendem (e até prevêem) o comportamento humano com base nos conteúdos registrados no seu banco de dados. As mais sofisticadas soluções de IA são capazes de assimilar diversos formatos de interação (como som, texto, foto e vídeo) e identificar padrões para formar suas hipóteses e, desta forma, se relacionar com as pessoas.
O uso da Inteligência Artificial permite com que diversas atividades se tornem mais rápidas, além de reduzir custos e otimizar processos. Isso não significa que a IA pode substituir completamente o capital humano, e sim permitir direcionar seus talentos para tarefas mais estratégicas - enquanto a tecnologia toma conta da parte operacional.
Inteligência Artificial e Empresas
Por essas e tantas outras vantagens a IA está sendo aplicada vastamente nas nossas vidas, e esse campo aumenta a cada dia. No caso específico das empresas, a Inteligência Artificial vem sendo adotada em diferentes frentes: desde o atendimento direto com o cliente;
processos de aprendizagem; controle de estoque e até na tomada de decisões.
Além de ser uma solução ágil e econômica, o uso da IA também conta a seu favor o fato de ser facilmente escalável: ou seja, é prático usar o mesmo mecanismo em diversas aplicações. Outra vantagem é que sua implementação ajuda a minimizar erros, pois diversas operações (às vezes monótonas ou perigosas) são automatizadas.
É possível também aumentar a produtividade com a IA ao deixar com que a tecnologia agilize processos, enquanto seus colaboradores atuam de forma mais estratégica. O uso de dados - como é da natureza dessa área - também torna os processos mais eficientes, analisando os comportamentos do público-alvo da ação para realizar um trabalho mais alinhado às suas expectativas.
Entre alguma das soluções de IA que mais estão presentes no ambiente empresarial estão o
Big Data, Chatbots e assistentes pessoais. Porém, uma das áreas que também pode se beneficiar com a Inteligência Artificial é os Recursos Humanos.
Inteligência Artificial no RH
Trazer a eficiência e agilidade das máquinas para a gestão de pessoas é uma aposta que as grandes e inovadoras empresas estão fazendo. A IA pode otimizar diversos processos do RH, ajudando a melhorar o trabalho desse setor. Vamos conhecer alguns benefícios?
Recrutamento e Seleção
Esse processo pode ser mais rápido e eficaz com o uso da tecnologia. Os softwares podem mapear os candidatos à vaga ou profissionais cadastrados em sites como LinkedIn para identificar quais são mais adequados às oportunidades na empresa. Assim, economiza-se o tempo de verificar cada currículo e perfil de forma manual.
A etapa de entrevistas e dinâmicas também pode ser otimizada, com a IA trazendo resultados analíticos do desempenho dos candidatos no processo seletivo.
Comunicação Interna
Esta área também recebe a atenção das inovações tecnológicas. Um assistente pessoal pode ajudar a responder de forma mais ágil as perguntas dos funcionários, que talvez até tenham vergonha de questionar cara a cara com alguém do RH. Desta forma, o setor não precisa parar suas atividades para cuidar de cada dúvida dos colaboradores, e sim focar em outras atividades mais urgentes.
Operações Internas
Analisar a performance dos colaboradores - tanto no trabalho como nos
treinamentos -, além de sua percepção a respeito do clima e cultura organizacional fica bem mais fácil quando os processos são automatizados. As soluções de IA permitem realizar questionários e outras formas de
avaliação, estruturar os dados dessas pesquisas e apresentar os resultados para o RH. Isso ajuda na visualização do desempenho da equipe como todo, como também na identificação de falhas nas operações e no planejamento de ações para aprimorar o funcionamento interno.
Conclusão
Usar Inteligência Artificial no RH é uma excelente forma de otimizar processos, facilitando o controle e aprimoramento da gestão de pessoas da organização.
É importante relembrar que, enquanto a tecnologia causa impactos no trabalho, ela não substitui completamente a atuação humana - muito menos de um setor fundamental para as empresas como é o RH. A adoção da IA é um grande auxílio ao funcionamento dessa área, estimulando novos insights por meio de dados confiáveis, agilizando tarefas e colocando os profissionais no lugar de destaque ao serem responsáveis pela parte estratégica, tomando as melhores decisões para alavancar o desempenho dos colaboradores da organização.
Para ter ainda melhores resultados, é possível aliar a Inteligência Artificial com outras ferramentas inovadoras, como a
gamificação. Essa estratégia também ajuda o trabalho do RH ao transformar processos que poderiam ser maçantes aos funcionários em experiências engajadoras e eficientes - como treinamento corporativo,
processo seletivo,
onboarding de novos colaboradores, comunicação interna e até mesmo as tarefas diárias.
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