O futuro já está aqui. Os avanços tecnológicos das últimas décadas proporcionaram diversas mudanças, facilidades e melhorias nas mais variadas áreas, incluindo o mundo dos negócios. As empresas começaram a investir na tecnologia para otimizar processos e aumentar os resultados, incorporando as inovações em suas operações e cotidiano. Neste cenário, a Inteligência Artificial começou a ganhar espaço no RH, trazendo diversos benefícios para a gestão de pessoas.Nesse artigo vamos entender por que a Inteligência Artificial é uma boa aposta para o RH da sua organização e trazer dicas para implementar essa solução na sua realidade.
Inteligência Artificial e o Presente
Foi-se o tempo em que robôs eram apenas coisa da ficção. Enquanto em várias histórias eles geralmente são vistos como vilões e destruidores da humanidade, atualmente esse tipo de tecnologia vem ajudando as pessoas em diversos momentos. Aplicativos de assistentes pessoais, sistemas de recomendação de filmes, séries e músicas baseados em suas preferências e até nas pesquisas feitas nos buscadores de internet - em todos esses e em tantos outros processos a Inteligência Artificial se faz presente para facilitar e agilizar operações recorrentes no nosso cotidiano.Basicamente, quando falamos sobre Inteligência Artificial (IA) nos referimos a toda tecnologia que permite às máquinas realizarem operações normais a nós seres humanos. Como entender a voz e linguagem de alguém e conseguir manter uma comunicação eficiente, assim como fazem os Chatbots - softwares geralmente usados para fazer o atendimento ao público, imitando diálogos naturais das pessoas, por exemplo.O funcionamento desses mecanismos parte da coleta de informações e do conceito de aprendizado de máquina (machine learning), no qual os softwares entendem (e até prevêem) o comportamento humano com base nos conteúdos registrados no seu banco de dados. As mais sofisticadas soluções de IA são capazes de assimilar diversos formatos de interação (como som, texto, foto e vídeo) e identificar padrões para formar suas hipóteses e, desta forma, se relacionar com as pessoas.O uso da Inteligência Artificial permite com que diversas atividades se tornem mais rápidas, além de reduzir custos e otimizar processos. Isso não significa que a IA pode substituir completamente o capital humano, e sim permitir direcionar seus talentos para tarefas mais estratégicas - enquanto a tecnologia toma conta da parte operacional.
Inteligência Artificial e Empresas
Por essas e tantas outras vantagens a IA está sendo aplicada vastamente nas nossas vidas, e esse campo aumenta a cada dia. No caso específico das empresas, a Inteligência Artificial vem sendo adotada em diferentes frentes: desde o atendimento direto com o cliente;
processos de aprendizagem; controle de estoque e até na tomada de decisões.Além de ser uma solução ágil e econômica, o uso da IA também conta a seu favor o fato de ser facilmente escalável: ou seja, é prático usar o mesmo mecanismo em diversas aplicações. Outra vantagem é que sua implementação ajuda a minimizar erros, pois diversas operações (às vezes monótonas ou perigosas) são automatizadas.É possível também aumentar a produtividade com a IA ao deixar com que a tecnologia agilize processos, enquanto seus colaboradores atuam de forma mais estratégica. O uso de dados - como é da natureza dessa área - também torna os processos mais eficientes, analisando os comportamentos do público-alvo da ação para realizar um trabalho mais alinhado às suas expectativas.Entre alguma das soluções de IA que mais estão presentes no ambiente empresarial estão o
Big Data, Chatbots e assistentes pessoais. Porém, uma das áreas que também pode se beneficiar com a Inteligência Artificial é os Recursos Humanos.
Inteligência Artificial no RH
Trazer a eficiência e agilidade das máquinas para a gestão de pessoas é uma aposta que as grandes e inovadoras empresas estão fazendo. A IA pode otimizar diversos processos do RH, ajudando a melhorar o trabalho desse setor. Vamos conhecer alguns benefícios?
Recrutamento e Seleção
Esse processo pode ser mais rápido e eficaz com o uso da tecnologia. Os softwares podem mapear os candidatos à vaga ou profissionais cadastrados em sites como LinkedIn para identificar quais são mais adequados às oportunidades na empresa. Assim, economiza-se o tempo de verificar cada currículo e perfil de forma manual.A etapa de entrevistas e dinâmicas também pode ser otimizada, com a IA trazendo resultados analíticos do desempenho dos candidatos no processo seletivo.
Comunicação Interna
Esta área também recebe a atenção das inovações tecnológicas. Um assistente pessoal pode ajudar a responder de forma mais ágil as perguntas dos funcionários, que talvez até tenham vergonha de questionar cara a cara com alguém do RH. Desta forma, o setor não precisa parar suas atividades para cuidar de cada dúvida dos colaboradores, e sim focar em outras atividades mais urgentes.
Operações Internas
Analisar a performance dos colaboradores - tanto no trabalho como nos
treinamentos -, além de sua percepção a respeito do clima e cultura organizacional fica bem mais fácil quando os processos são automatizados. As soluções de IA permitem realizar questionários e outras formas de
avaliação, estruturar os dados dessas pesquisas e apresentar os resultados para o RH. Isso ajuda na visualização do desempenho da equipe como todo, como também na identificação de falhas nas operações e no planejamento de ações para aprimorar o funcionamento interno.
Conclusão
Usar Inteligência Artificial no RH é uma excelente forma de otimizar processos, facilitando o controle e aprimoramento da gestão de pessoas da organização.É importante relembrar que, enquanto a tecnologia causa impactos no trabalho, ela não substitui completamente a atuação humana - muito menos de um setor fundamental para as empresas como é o RH. A adoção da IA é um grande auxílio ao funcionamento dessa área, estimulando novos insights por meio de dados confiáveis, agilizando tarefas e colocando os profissionais no lugar de destaque ao serem responsáveis pela parte estratégica, tomando as melhores decisões para alavancar o desempenho dos colaboradores da organização.Para ter ainda melhores resultados, é possível aliar a Inteligência Artificial com outras ferramentas inovadoras, como a
gamificação. Essa estratégia também ajuda o trabalho do RH ao transformar processos que poderiam ser maçantes aos funcionários em experiências engajadoras e eficientes - como treinamento corporativo,
processo seletivo,
onboarding de novos colaboradores, comunicação interna e até mesmo as tarefas diárias.Quer saber de mais novidades no setor de RH para implementar na empresa? Confira outros artigos do nosso blog e modernize sua gestão de pessoas.